Dicas de Mulher Dicas para Mães

Como ensinar seu filho a arrumar o quarto

Explicar aos pequenos o que deve ser feito e criar rotinas são atitudes que podem facilitar a organização

em 25/09/2014

Foto: Thinkstock

Sabe-se que as brincadeiras são fundamentais no desenvolvimento das crianças. Segundo estudiosos como Vygotsky, pensador russo cujos estudos afirmam que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais, é por meio das brincadeiras que a criança reorganiza suas experiências.

No entanto, enquanto reorganiza suas experiências, os brinquedos e o ambiente das brincadeiras, permanecem desorganizados. Nesses casos, a missão de fazer com que as crianças consigam manter seu entorno limpo e organizado torna-se um desafio para os pais, que devem ter paciência e criatividade para incentivar os pequenos a guardar e organizar seus objetos pessoais depois que a diversão termina. Confira abaixo sugestões de como ensinar seu filho a arrumar o quarto.

1 – Ensine a criança a arrumar

Ensinar seu filho a arrumar o ambiente de brincadeiras é fundamental. Para as crianças pode ser difícil compreender o que você quer dizer quando utiliza termos gerais como “arrume seu quarto” ou “ organize esta bagunça”.

Logo, é preciso dar ordens mais específicas como “retire os brinquedos do chão, guarde-os dentro da caixa e coloque a caixa dentro do armário”.

Mesmo que as tarefas de organização não sejam totalmente bem-sucedidas no começo, tenha paciência e repita o procedimento várias vezes para que a criança acostume-se com e aprenda a prática da arrumação.

2 – Organizar brincando

Outra sugestão é estimular a organização por meio de brincadeiras. Desse modo, a tarefa de arrumar a bagunça do quarto não se torna um fardo, mas uma continuação da diversão. Brincadeiras como ‘quem guarda mais rápido’ ou ‘quem guarda mais’ podem funcionar bem.

3 – Crie rotinas

Para as crianças, as rotinas são necessárias. Por isso, deixe claro para os pequenos que depois de brincar eles devem guardar os brinquedos, ou ainda, após retirar algo do armário, roupa ou sapato, eles devem colocá-los de volta. Certifique-se de que as regras da organização sejam cumpridas e esclareça o motivo de cada regra.

Destaque as vantagens de se manter o quarto organizado, como a facilidade em encontrar, com facilidade, aquilo que se deseja e não se esqueça de chamar a atenção de seu filho cada vez que uma regra é quebrada. As crianças podem ser muito resistentes à organização, por isso, além da repetição, a recompensa por uma boa arrumação pode ser uma maneira de motivar os pequenos.

4 – Incentive-os dando seu exemplo

Assim como em outras tarefas as quais devem ser ensinadas às crianças, como os hábitos de higiene, por exemplo, a melhor maneira de incentivar os pequenos a manter o quarto arrumado é por meio do exemplo dos pais. Por isso, faça questão de manter o quarto do casal sempre em ordem.

Evite deixar objetos espalhados pela casa, ajude as crianças na arrumação do quarto delas ou ainda convide-as para que ajudem a arrumar o seu próprio quarto. A cada passo da organização, explique o que está fazendo e divirta-se com isso, para que a tarefa não pareça um fardo, mas algo prazeroso.

Comentários
Dicas relacionadas