Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas para Mães

Como engravidar de uma menina?

A data em que ocorre a relação sexual é importante para determinar o sexo do bebê

em 26/11/2013

Foto: Thinkstock

Independentemente do sexo, esperar um bebê é sempre motivo de felicidade para os pais. Mas é verdade que muitos casais, assim que decidem engravidar, têm em mente o sonho de ter um menino ou uma menina.

Muitas vezes ainda o desejo da futura mamãe é um; e o do futuro pai, é outro. Mas, especialmente no caso das mulheres, não são poucos os relatos das que desejam ter uma menina, seja pensando na possibilidade de montar um grande enxoval, com peças mais delicadas – com as quais a mulher, naturalmente, tem mais afinidade -, seja porque seu grande sonho é ter, futuramente, uma amiga para compartilhar os mais variados assuntos femininos.

E quando o desejo dos futuros pais é o mesmo – seja por que eles já têm um menino ou simplesmente por este ser um sonho comum – eles não abrem mão de buscar ideias e/ou orientações que possam auxiliar no sentido de determinar o sexo do bebê.

Crenças populares

E quem procura, de fato, se depara com muitas superstições da cultura popular para conceber um bebê do sexo escolhido!

Você já ouviu falar, por exemplo, que, para engravidar de uma menina, é necessário que a mulher tome a iniciativa para a relação sexual? Ou ainda que, para isso, as relações sexuais devem ser feitas durante à tarde, em dias do mês de número par?!

Vale destacar que essas são crenças que foram passadas de geração para geração, mas que não têm nenhuma explicação e muito menos comprovação científica. Mas, ainda assim, alguns casais confessam tentar!

Um exemplo disso foi dado pela apresentadora Angélica,que já tinha dois meninos com o marido Luciano Huck, e não escondia o desejo de ter uma filha. Ela declarou a vários veículos de comunicação que tentou uma série de truques para que o bebê fosse do sexo feminino: tomou banho de sais, aumentou o consumo de frutas silvestres, mas relatou que o que acredita mesmo ter dado certo foi o fato de transar dois dias antes da ovulação (leia mais abaixo).

Quais medidas podem me ajudar a engravidar de uma menina?

Foto: Thinkstock

Mas, deixando de lado as superstições, será que realmente existem orientações médicas que possam ajudar o casal a ter um bebê de determinado sexo?

Sang Cha, ginecologista e obstetra, explica, primeiramente, como é definido o sexo de um bebê. “Ele é determinado pelo espermatozoide que fecunda o óvulo. A mulher só produz óvulo com cromossomo x, enquanto o homem produz os espermatozoides x e y. Dessa forma, quando o óvulo é fecundado por espermatozoide x, resulta em menina, e quando é fecundado por espermatozoide y, resulta em menino”, diz.

De acordo com o ginecologista e obstetra, existem medidas que podem ajudar o casal a conceber um bebê de determinado sexo. “Vale destacar que elas nem sempre dão certo, mas ajudam muito a ter o sexo do bebê desejado”, diz.

O médico explica que, para engravidar de menina, os seguintes fatores são importantes:

  • Dietas ricas em cálcio e magnésio: leite, queijo, feijão branco e cereais;
  • Relação sexual dois ou três dias antes da ovulação;
  • Ph vaginal ácido.

Já para os casais que desejam ter um menino:

  • Dieta ricas em potássio e sódio: alimentação rica em carne e peixe;
  • Relação sexual perto da ovulação ou até depois;
  • Ph vaginal alcalino.

A importância da data em que ocorre a relação sexual

Sang Cha reforça que a data em que ocorre a relação sexual realmente é importante para determinar o sexo do bebê. “Se acontecer perto da ovulação, favorece o nascimento de menino. Antes da ovulação favorece o nascimento de menina. Isso porque o espermatozoide y, que gera o sexo masculino, é mais frágil. Sendo assim, quando a relação ocorre dois a quatro dias antes da ovulação, no momento da ovulação temos mais espermatozoides x, que são mais resistentes”, explica.

Então, se vocês estão decididos que querem mesmo engravidar de uma menina, fica a dica. Afinal, não custa nada tentar! Opte por ter a relação sexual sem preservativo antes da ovulação e invista em alimentos ricos em cálcio e magnésio. Em caso de dúvidas, não deixe de conversar com seu médico e siga sempre as orientações passadas por ele.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas