Como eliminar o chulé

Conheça as principais causas do mau cheiro nos pés e aprenda a evitar este incômodo

Por Andressa Dias
Atualizado em 26/06/2012 14:39

como eliminar o mau cheiro dos pes Como eliminar o chulé

A bromidose plantar, popularmente conhecida como chulé, não é novidade para ninguém. Todo mundo em algum momento já teve pelo menos um pouco de mau cheiro nos pés. No verão, é aquele calor imenso que deixa os pés com um cheiro péssimo e no inverno, colocamos a culpa nos sapatos fechados que calçamos o dia todo. Mas a questão é, quais são exatamente as reais causas do chulé e o que deve ser feito para evitar e eliminar esse problema nos pés?

O que causa mau cheiro nos pés?

O chulé é causado principalmente pelo suor excessivo na planta dos pés. Se o pé fica suado e a pessoa não mantém higiene adequada, pode haver uma proliferação de fungos e bactérias no local. Por isso, é importante identificar a origem desse suor.

A sudorese excessiva na planta dos pés pode estar ligada a doenças como hipertireoidismo, diabetes e obesidade ou ainda a fatores como abafamento dos pés e calor demasiado.

Como evitar o chulé

Existem alguns produtos que auxiliam no controle dos maus odores nos pés, eles podem ser encontrados em forma de talco ou spray. Alguns agem apenas como desodorante enquanto outros também têm ação antibacteriana. O talco ainda ajuda a diminuir a umidade nos pés. Com a utilização desses produtos é possível amenizar o suor e eliminar as bactérias dos pés. Porém, esses produtos podem não resolver o problema se outros cuidados não forem tomados. É importante seguir algumas dicas para evitar o chulé antes mesmo de tê-lo:

  • Use sempre meias de algodão e troque-as diariamente;
  • Exponha os sapatos ao sol após usá-los;
  • Use sapatos abertos que permitam que o pé “respire”;
  • Evite ficar com sapatos fechados durante o dia todo;
  • Seque bem os pés após o banho, especialmente entre os dedos;
  • Não ande descalço em pisos úmidos;
  • Não use o mesmo sapato todos os dias;
  • Fuja de sapatos em material sintético ou borracha;
  • Limpe ou lave os pés antes de usar outro calçado.

Lembre-se que o chulé é resultado da umidade excessiva nos pés, por isso é importante mantê-los limpos e secos sempre para evitar não só os maus odores, mas também possíveis incômodos gerados pelas bactérias e fungos que se acumulam em pés úmidos.