Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Como criar uma playlist de treino perfeita em 6 etapas

Unindo música ao treino, a pessoa associa algo prazeroso à atividade física

em 24/01/2014

Foto: Thinkstock

Música e atividade física andam de mãos dadas. É possível compará-las a pães e manteiga: embora eles possam existir separadamente, quando colocados juntos, são a combinação perfeita.

Boas músicas, escolhidas com carinho, têm a capacidade de transformar completamente um treino monótono em algo inspirador, divertido ou, no mínimo, tolerável.

“É muito interessante associar músicas ao treino, porque a pessoa vai associar algo prazeroso à atividade física, o que, de certa maneira, ajudará a motivá-la”, destaca Samia Hallage, psicóloga clínica e esportiva.

Mas, montar uma lista de música ideal para acompanhar o treino não é tão simples assim. Porém, algumas dicas podem ajudar. Confira abaixo:

1. Reúna suas músicas favoritas

Faça uma seleção com cerca de 30 músicas que você adora de paixão! O gênero, a época e o tempo de cada faixa podem variar bastante.

“O ritmo da música pode seguir o ritmo do treino, mas é fundamental que sejam músicas que a pessoa gosta, que sejam escolhidas a dedo por ela”, destaca Samia Hallage.

É claro que você deve dar preferência a músicas mais eletrizantes, mas o fato é que elas não devem ser todas “parecidas”, ou seja, do mesmo estilo musical. Até porque, alguns minutos do seu treino pedirão uma “pausa” e é interessante que o som que você está ouvindo acompanhe estes momentos.

O mais importante é você optar por músicas que “mexam” com você: elas podem fazer você querer levantar e dançar, gritar de uma montanha ou até mesmo querer chorar. É fundamental que elas façam você “sentir”!

2. Altere a velocidade das músicas

Uma dica legal, que você pode fazer no momento da seleção, é alterar a velocidade de algumas músicas, para que você tenha uma experiência diferente da que já está acostumada ao ouvi-la. A novidade tem o poder de renovar seu ânimo! E existem programas gratuitos disponíveis para download que te permitem mudar o BPM do que você pretende ouvir.

3. Selecione músicas além do tempo de treino

O tempo total de sua playlist não deve ser inferior à duração do seu treino. Por isso, faça uma conta aproximada: as 30 músicas que escolhi somam quantos minutos?

Se achar necessário, inclua novas faixas na lista de reprodução! Afinal, tudo depende do tempo que você pretende treinar e/ou correr. Mas, o fundamental, é que a duração da playlist seja maior do que a duração da sua atividade.

Isso porque, você sempre poderá pular direto para a sua faixa de resfriamento, quando estiver pronto para encerrar. Mas você não vai querer cortar a duração do seu treino só porque você ficou sem música, né? E motivação (no caso, música) nunca é demais!

4. Leve em conta as letras das músicas

Não é só o ritmo ou gênero musical que importa. A letra da música pode influenciar a sua disposição. Músicas que falam sobre coisas com as quais você se identifica têm o poder de servir como um incentivo durante o exercício.

5. Escolha uma música para o aquecimento

Selecione uma música especialmente para iniciar suas atividades, ou seja, para aquecer. Ela deve ter um ritmo moderado: rápido o suficiente para te incentivar, porém, mais tranquilo do que as próximas faixas que virão.

Isso serve, especialmente, para que você não se esqueça da necessidade de aquecer seu corpo.

6. Selecione uma música para finalizar

Reserve uma ou duas músicas mais tranquilas – mas não totalmente paradas! – para os minutos finais do seu treino. É fundamental que a letra e o ritmo dela sejam do seu agrado. Ela ajudará você recuperar o seu fôlego, ao mesmo tempo em que a incentivará a retomar as atividades no dia seguinte.

Aposte nos acessórios para treinar ouvindo sua música predileta. Foto: Thinkstock

Para cada atividade um tipo de música mais apropriada

É fundamental que a pessoa monte sua playlist de treino de acordo com seus gostos. Mas algumas orientações podem ajudar! Abaixo você confere que tipo de música mais combina com determinada atividade:

Ciclismo, corrida leve e caminhada: uma pesquisa feita pelo psicólogo esportivo Costas Karageorghis, da Universidade de Brunel, em Londres, apontou que para este tipo de atividade o indicado são músicas que tenham um tempo entre 125-140 bpm.

Corrida rápida: a mesma pesquisa apontou que, quanto mais intenso o treino, mais agitada deve ser a música. Nesse caso, a recomendação é uma dance music com 130-140 bpm.

Levantamento de peso: a pesquisa indica que são mais indicadas músicas mais rítmicas e aceleradas, com percussão ou com um baixo forte e bem cadenciado.

Agora você já tem boas dicas e pode caprichar na escolha de músicas para sua playlist de treino! Afinal, se bem selecionadas, elas vão te motivar sempre mais e deixar sua atividade física ainda mais prazerosa.

Comentários
Dicas relacionadas