Como conservar a madeira e mantê-la bonita

Dicas de limpeza prática para pisos, portas e móveis em madeira

Por Deborah Busko
Atualizado em 09/10/2013 11:02

como conservar madeira Como conservar a madeira e mantê la bonita

A madeira é um material bastante usado na decoração por ter alta durabilidade e ser fácil de combinar. Em geral, é utilizada como piso em forma de tacos, tábuas naturais, material laminado ou em portas e batentes.

Apesar da sensação agradável de aconchego que a madeira confere aos ambientes, necessita de cuidados para se manter como nova e bonita por bastante tempo. Por isso, a limpeza correta e com os produtos adequados é essencial. Confira agora algumas dicas sobre o assunto e aprenda também dicas de conservação para pisos, portas e móveis de madeira.

Pisos

Produtos químicos como álcool, querosene ou outros solventes jamais devem ser usados na limpeza de pisos de madeira porque danificam o material e o verniz do acabamento. A melhor maneira de deixar pisos e carpetes de madeira sempre limpos é usando aspirador de pó, vassoura de pelos ou um pano seco.

Nada de molhar o piso de madeira. A água é uma das maiores inimigas do material, pois com o tempo pode deixar a madeira com aparência desgastada. Portanto, outra alternativa de como limpar pisos de madeira é passar um pano úmido bem torcido embebido em água com duas gotas de detergente neutro ou produtos à base de amoníaco, sempre na medida de três colheres para cada litro de água.

Portas e batentes

Utilize apenas uma flanela seca ou uma escova de pelos para fazer a limpeza de portas e batentes de madeira com pintura simples. Nas portas com pintura laqueada, o ideal é utilizar um pano levemente umedecido, nunca encharcado. Depois, passe a flanela seca para retirar o excesso de umidade. Jamais utilizar produtos ácidos ou a base de amoníaco para não danificar a madeira.

Móveis

A limpeza dos móveis de madeira depende se a superfície deles é encerada, pintada ou envernizada. A madeira pintada é a mais fácil de ser detectada, mas veja se você conhece a superfície antes de limpá-la.

As superfícies de madeira enceradas têm um brilho suave e pedem apenas uma aplicação ocasional de lustra-móveis para ficarem sempre bonitos. Jamais aplique cera em um móvel encerado, pois o produto entope os poros da madeira, causa seu ressecamento e a torna quebradiça.

Para remover manchas brancas dos móveis encerados, como aquelas deixadas por copos molhados, esfregue um abrasivo (cinzas, sal, bicarbonato de sódio ou pedra-pomes) com óleo (azeite de oliva, vaselina ou óleo de cozinha).

A melhor maneira de cuidar dos móveis de madeira pintada é passar o aspirador de pó para remover a sujeira e uma esponja para remover as manchas e marcas de dedos. Se achar que é preciso usar cera, faça isso apenas uma vez ao ano, já que o produto pode danificar a cor e a decoração.

Os móveis envernizados têm acabamento em verniz, laca ou cera. Qualquer lustra-móveis limpa rapidamente esse tipo de madeira, é só procurar por um produto deste tipo de boa qualidade disponível no mercado.