Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Como conseguir o primeiro emprego

Dicas úteis para conseguir o primeiro registro na carteira de trabalho

em 12/01/2012

Conseguir o primeiro emprego não é uma tarefa das mais fáceis. As empresas estão cada vez mais exigentes e na hora da contratação, a falta de experiência é o principal obstáculo enfrentado por quem está tentando uma primeira chance no mercado de trabalho. Mas desanimar não adianta. Se você está começando agora na vida profissional, é preciso ter muita persistência e investir em algumas dicas que podem dar um empurrão inicial na sua carreira.

Para conseguir uma oportunidade de emprego, é essencial estar bem preparada para vencer a concorrência. Sendo assim, alguns fatores são levados em conta, como por exemplo, estar cursando uma faculdade, ter feito cursos no exterior, ter conhecimentos de um segundo idioma e domínio de informática.

No entanto, outras características têm sido bastante valorizadas. As empresas buscam jovens que tenham um perfil dinâmico, que tenham jogo de cintura para se adaptar às mais diversas situações, que gostem de pesquisar, buscar novas soluções e tenham espírito de equipe.

Por onde começar?

O primeiro passo é a boa elaboração do seu currículo. Confira aqui tudo o que você precisa saber para elaborar um currículo perfeito.

Como você ainda não tem experiência, é importante que coloque todas as atividades que já exerceu, mesmo as mais simples e sem ter sido registrada. Isso valoriza o seu currículo.

Se conhecer alguém que possa indicá-la em alguma empresa, é sempre uma boa ajuda. Mas como isso nem sempre é possível, a dica é ir à luta e divulgar o currículo. Fique atenta aos classificados de empregos nos jornais e envie seu currículo para as vagas que tiver interesse. Também vale cadastrar seu currículo nos sites de empresas em que você gostaria de trabalhar, algumas possuem um espaço reservado para isso. Cadastre-se também nos sites específicos de empregos que estão disponíveis na internet e procure as agências de empregos na sua cidade.

Agora é só aguardar. Logo surgirão convites para que você participe de algumas entrevistas. E lembre-se que o início de toda carreira é difícil, mas depois do primeiro emprego, conseguir outros fica muito mais fácil.

Comentários
Dicas relacionadas