Como chegar aos 70 anos com saúde?

Conheça as principais doenças que atingem as mulheres e saiba como evitá-las

Por Juliana Cazarine

como chegar aos 70 anos com saude Como chegar aos 70 anos com saúde?

73 anos, 5 meses e 24 dias. Essa é a expectativa de vida dos brasileiros, segundo pesquisa do IBGE. Ao analisar o dado, é inevitável perguntar: como chegar à terceira idade com saúde? Com uma rotina agitada, a mulher contemporânea adquiriu maus hábitos alimentares e comportamentais que podem prejudicar a caminhada até a velhice.

E a preocupante consequência desse comportamento são as doenças cardiovasculares. O Brasil está entre os 10 países com mais mortes registradas por esse tipo de doença. Em números, é possível afirmar que seis em cada dez mulheres morrem de infarto, principalmente após a menopausa.

“Fumantes, obesas, sedentárias, mulheres que conciliam cigarros e anticoncepcionais, que estão nessa condição, em geral, por conta do estilo próprio de vida, em um índice de 0 a 10, o número 9 determina os risco que elas correm”, explica o cardiologista José Borges.

Falar em doenças cardiovasculares é o mesmo que falar em doenças cardíacas e vasculares específicas, como ataque cardíaco, angina, aneurisma da aorta e insuficiência cardíaca, por exemplo. Esses problemas são desencadeados por fatores genéticos, como a pressão arterial alta; por condições médicas, como diabetes; e também, por conta de um estilo de vida pouco saudável, principalmente de pessoas que bebem e fumam.

Portanto, para chegar à terceira idade com saúde e evitar as temidas doenças cardiovasculares, os cuidados devem começar desde cedo. Confira abaixo dicas para levar uma vida mais saudável:

  • Não fume. Este vício pode causar, além de doenças cardiovasculares, câncer de pulmão, entre outros;
  • Caso você tome remédios controlados regularmente, procure aconselhamento do seu médico para saber se as bebidinhas de final de semana estão liberadas;
  • Pratique exercícios. Mexa-se! Se você não tem costume de malhar ou correr, procure o acompanhamento de um profissional;
  • Faça um check-up geral todos os anos. É importante saber como andam os níveis de colesterol, etc;
  • Tenha uma dieta saudável a fim de controlar o seu peso. Pessoas obesas ou acima do peso tendem a desenvolver doenças cardiovasculares mais facilmente. Para saber se está acima do peso, basta calcular o Índice de Massa Corporal – IMC. A conta é simples: peso divido por altura2 (ao quadrado). Um adulto com IMC de 30 para cima é considerado obeso.

A prevenção começa na juventude porque, quando estão na terceira idade, as mulheres passam a ganhar peso com facilidade e esse também é um fator determinante para saber qual é o risco que cada uma corre de desenvolver doenças do coração. Dados da Federação Nacional de Diabetes, apontam que a mulher com cintura de circunferência maior que 80cm devem ficar alerta. “Quem cuida da saúde, consegue até passar dos 80 com boa qualidade de vida”, completa o cardiologista