Como armazenar objetos pequenos

Com um pouco de criatividade dá para organizar acessórios, bijuterias, botões e evitar que se percam pela casa

Por Alessandra Busko
Atualizado em 29/04/2013 15:08

como armazenar objetos pequenos Como armazenar objetos pequenos

É sempre assim: quando você mais necessita de algo, mais precisamente naquele momento, o objeto resolve sumir. Você deixa a casa de pernas para o ar, tenta lembrar quando foi a última vez que usou ou viu, procura nos lugares mais impossíveis e nada adianta. Os objetos pequenos são muito fáceis de se perder por aí, principalmente quando são deixados em qualquer lugar. E para facilitar e poupar o nervoso de ficar procurando, confira algumas ideias de como armazenar objetos pequenos.

Brincos e anéis

Os brincos e anéis são aqueles tipos de objetos que se não guardados sempre no mesmo lugar, somem e são difíceis de encontrar, principalmente os de tamanhos menores. E para que eles fiquem sempre em ordem e você saiba onde encontrá-los, é preciso separar um lugar só para eles.

As caixas organizadoras de plástico, acrílico ou até mesmo de madeira ou papelão, são ótimas para guardar suas bijuterias ou joias. Para facilitar a arrumação, elas devem ter divisórias. Assim você consegue separar os itens por tamanhos, modelos ou até mesmo tipo de metal (prata e ouro, por exemplo).

Se você não tiver as caixinhas, dá para improvisar um porta-bijuterias em forminhas de gelo, que possui tamanhos pequenos e já vem com divisórias. A dica para não aparentar muito ser um item de cozinha é customizar as forminhas com pinturas ou da maneira que preferir.

Os porta-anéis e mini manequins, aqueles muito vistos em lojas para expor os produtos, também podem ser usados para guardar e conservar os seus anéis e colares, além de deixar a decoração do seu quarto mais divertida.

Colares e pulseiras

Os colares e pulseiras são acessórios mais delicados e se deixados de qualquer jeito, podem formar nós, se enroscar um no outro formando aquela bagunça difícil de desfazer. Para mantê-los em ordem, é recomendado deixá-los sempre esticados.

E para isso, basta colocar preguinhos na parede ou até mesmo ganchos com ventosas na porta do guardarroupa, assim eles estarão sempre organizados e muito bem cuidados. Se preferir maneiras diferentes que não danifiquem as paredes e portas, customize murais com diversos ganchinhos com espaços na medida certa para que os acessórios não enrosquem.

Grampos de cabelo e objetos de metal

Sabe quando você precisa de um grampo de cabelo ou aqueles pequenos objetos de metal como fechos (tarrachinhas) de brincos e eles simplesmente somem da sua penteadeira ou das caixas organizadoras?

Como são muito pequenos, fica um pouco difícil de encontrá-los principalmente quando estamos um pouco apressadas.

O interessante é que eles podem ser guardados de uma maneira diferente, porém bastante útil. Basta colocar faixas de imã na parte de dentro da porta do seu guardarroupa ou até mesmo em gavetas da prateleira e grudar os grampos, fechos e demais objetos de feitos de metal sobre as faixas, assim eles serão encontrados sempre com facilidade.

Cintos

Os cintos finos prometem ficar por mais tempo entre as principais tendências de acessórios da moda. Entre um cinto ali outro aqui, você acaba adquirindo várias versões do acessório, para combinar com diversas produções, mas nem sempre tem espaço para guardar todos eles. Esses cintos não são tão pequenos assim, mas devido a sua espessura fina, é possível perdê-los com maior facilidade ou até mesmo ficarem jogados pelo quarto.

E para conservar os cintos, a melhor maneira é pendurá-los sempre esticados em ganchos que podem ser colocados atrás da porta ou na parede mesmo. Caso não queira danificar portas e paredes, a dica para deixar os cintos em ordem é customizar cabides de madeira com ganchinhos ou procurar modelos específicos para isso mesmo e pendurar no guardarroupa. Evite enrolar os cintos para evitar que fiquem marcados.

Botões

Para quem sabe prender botões nas peças de roupa ou tem esses pequenos itens jogados pelo quarto, vale a pena conferir essas dicas. Os botões podem fazer parte da decoração do quarto quando guardados em pequenos potes transparentes.

A ideia colocar botões de diversos tipos misturados no mesmo pote para dar um toque mais alegre ao quarto. Mas se preferir separar os botões por cores e modelos, coloque cada tipo em um pequeno pote e deixe em cima da penteadeira um ao lado do outro e use como enfeite.