Como aproveitar melhor as compras em lojas duty free

Veja como se sair bem nas compras em lojas duty free

Por Andressa Dias
Atualizado em 15/01/2012 15:15

lojas duty free1 Como aproveitar melhor as compras em lojas duty free

Época de viagens é boa também para as compras nas lojas duty free dos aeroportos. Mas é preciso seguir algumas dicas para aproveitar ainda melhor essa oportunidade. Confira as dicas de quem já comprou muito em lojas duty free e embale nas compras.

As lojas duty free, ou lojas francas, têm algumas regras que precisam e devem ser lembradas na hora das compras. Existe um limite para os produtos e o valor da compra quando você está voltando para o Brasil.

Esse limite se trata de 10 produtos por segmento (cosméticos, por exemplo) e o valor total da compra não deve ultrapassar US$500 dólares por pessoa. Porém, se você estiver mesmo inspirada para comprar, você pode levar as amigas ou o companheiro e gastar usando o limite de outra pessoa.

A Receita Federal isenta de impostos as roupas e objetos de uso pessoal da sua bagagem (desde que estejam em uma quantidade compatível com a viagem) e também livros e periódicos.

Enquanto o restante dos objetos só fica isento até o valor máximo de US$500 dólares e se você levar mais do que isso terá que pagar imposto referente aos produtos.

Outra dica importante para quem quer comprar nas lojas duty free é que várias delas aceitam reservas online e isso pode facilitar muito a sua vida. E caso a loja não ofereça esse serviço, faça pelo menos uma lista do que deseja antecipadamente para que você consiga focar no que realmente precisa e assim consiga sair da loja com os produtos que você tanto queria.

Além disso, é importante se organizar nas compras. Caso queira comprar objetos mais pesados (bebidas, por exemplo) ou se for comprar muitos itens, é melhor deixar para fazer essa compra na viagem de volta para não se incomodar carregando uma mala só de compras durante toda a viagem.

Ao comprar nas lojas duty free, verifique se há promoções e brindes disponíveis. Fique atenta à revista da loja e procure por brindes para poder sair de lá com mais do que você esperava. Os brindes podem variar entre nécessaires de marcas importadas a amostras de cosméticos, então vale a pena procurar.

Comprar em loja duty free é uma ótima oportunidade para adquirir produtos importados a um preço mais acessível, porém tome cuidado para não exagerar e ter problemas com a quantidade de produtos adquiridos ao passar pela fiscalização. Siga as dicas e faça suas compras sem ter dor de cabeça.

Mais informações sobre as compras em lojas duty free: Receita Federal.