Como aproveitar ao máximo seus exercícios físicos em casa

Siga as nossas recomendações para que o seu treino em casa seja eficaz

Por Andressa Dias

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A correria do dia-a-dia acabou fazendo com que as pessoas tivessem cada vez mais tempo de sair de casa para ir a uma academia ou ao parque para praticar uma atividade física. Se você sofre com isso e tem que fazer os exercícios em casa, ou até mesmo prefere treinar em casa, siga nossas dicas para aproveitar esse momento da melhor maneira.

Busque aconselhamento de um profissional

O primeiro passo a ser tomado antes de iniciar uma rotina doméstica de exercícios é procurar o aconselhamento de um profissional. O educador físico poderá te orientar a respeito dos exercícios e montar a série ideal para você. Descreva atividades que você gosta e acha prazerosas para que o profissional veja se é possível incluir na sua série. Além disso, recomenda-se manter encontros mensais com o educador físico para que ele faça mudanças necessárias na série e avalie seu progresso.

Faça uma avaliação física e mantenha registros do seu progresso

Antes de iniciar as atividades e a cada seis meses é recomendado fazer uma avaliação física para verificar o seu estado atual e acompanhar o seu progresso nos exercícios. Agende uma data com o educador físico que está te acompanhando e faça a avaliação antes mesmo de começar a se exercitar em casa.

A avaliação física é muito importante e os resultados podem servir de motivação para que você continue se exercitando.

Estipule um horário para fazer os exercícios

Para que você não saia da linha e desanime de fazer os exercícios é imprescindível ter horário e dia fixos para o treino. Desta forma você se força a ser mais disciplinada e não abandonar a prática. E nada de “desmarcar” o treino em dias que você estiver com preguiça. Mesmo que você não tenha o compromisso com uma academia ou com um personal trainer, o compromisso que você tem é consigo mesma e deverá ser respeitado.

Invista em equipamentos

Para que você se sinta mais motivada a fazer seus exercícios em casa, você pode, com pouco investimento, adquirir alguns equipamentos básicos para o seu treino. Itens como um colchonete, a bola de pilates, faixas elásticas e tornozeleiras com peso já somam um excelente kit para praticar atividade física em casa.

Faça um relaxamento após o treino

Outro fator motivador para o exercício físico é fazer um relaxamento ou uma automassagem após o treino. Assim sempre que você começar a se exercitar saberá que no final vem algo gostoso e relaxante e você se sentirá mais animada para continuar.

Não faça exercícios com fome

Antes de praticar exercícios você deve se alimentar para não estar morrendo de fome na hora do treino. Coma algo leve como uma fruta ou salada pelo menos, mas aguarde um tempo antes de iniciar a série de exercícios – porque fazer exercícios enquanto a digestão ocorre não é recomendado.

Chame uma amiga para se juntar a você

Outra forma de se manter ativa nos exercícios em casa é chamar uma amiga para fazer também. Lembrando que ela também deve seguir as mesmas dicas e ser acompanhada por um profissional de educação física. Vocês podem variar fazendo a atividade cada dia na casa de uma e assim se sentirão mais encorajadas.

Siga as dicas e aproveite bem o seu tempo de treino em casa. E lembre-se: mantenha o compromisso que firmou consigo mesma e não abandone os exercícios físicos.