Dicas de Mulher Dicas para Mães

Como amenizar os enjoos na gravidez

Confira algumas dicas práticas para reduzir o mal-estar comum no primeiro trimestre da gestação

em 08/05/2012

As náuseas e os vômitos são sintomas considerados comuns no começo da gravidez. O mal-estar geralmente aparece entre o segundo e o terceiro mês de gestação e é consequência das alterações hormonais no corpo da mulher. Apesar de não haver nada que a grávida possa fazer para evitar os enjoos, algumas dicas podem servir para amenizar o desconforto.

Os enjoos podem acontecer a qualquer hora do dia, mas costumam ser mais intensos durante as manhãs. Isso porque a mulher fica muito tempo sem comer durante a noite e ficar em jejum aumenta a produção de ácidos no estômago.

Por isso, tome café da manhã antes de escovar os dentes, pois a água fria aumenta o enjoo. Comer uma ou duas bolachas de água e sal pode melhorar o sintoma.

Outra dica de como amenizar os enjoos na gravidez é não passar muitas horas de estômago vazio e comer várias vezes por dia, em poucas quantidades. É importante evitar as frituras, alimentos muito pesados ou muito temperados e dar preferência aos assados, cozidos, grelhados, às carnes magras, sopas, verduras e legumes em forma de purê.

Consumir frutas no intervalo entre as refeições é mais uma maneira de aliviar os enjoos da gravidez. As mais ácidas, como abacaxi, kiwi, laranja e limão são as mais indicadas porque auxiliam no alívio da sensação de náusea. Na lista das frutas que devem ser evitadas estão banana, manga, abacate, pêssego, fruta-do-conde e graviola.

A água-de-coco também é uma grande aliada. Vale lembrar ainda que, no período de gestação, os líquidos gelados são bem-vindos e trazem mais alívio que as bebidas quentes.

Se os enjoos persistirem por mais de três meses, a gestante deve conversar com o médico. O estresse e a ansiedade podem ser os causadores da continuidade dos sintomas, já que influenciam no bem-estar da futura mamãe e desequilibram o metabolismo, tornando os enjoos mais intensos.

Comentários
Dicas relacionadas