Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Como ajudar meu parceiro a cuidar de si mesmo?

Alguns homens precisam de um empurrãozinho feminino para que comecem a se cuidar

em 08/01/2013

Foto: Thinkstock

“Metrossexual” é todo homem que dá extrema importância aos cuidados com a aparência física. Um rapaz considerado metrossexual não sai de casa se não estiver devidamente vestido – de preferência na moda -, penteado, com a barba feita e o perfume aplicado. É, enfim, um moço asseado e preocupado com a beleza, de modo que está sempre muito charmoso e cheiroso.

Naturalmente, ainda há mulheres que preferem homens menos vaidosos, alegando que os verdadeiros machos da espécie são os que não se preocupam tanto com a aparência. No entanto, mesmo para as que preferem os “broncos”, encarar um homem completamente desleixado pode ser um verdadeiro pesadelo. Se seu companheiro não faz a mínima questão de se cuidar, há algumas coisas que você pode fazer para ajudá-lo a melhorar.

Vá às compras com ele

Se seu namorado não é um primor na hora de se vestir, talvez seja o caso de você acompanhá-lo quando ele for comprar roupas. Mas atenção: ele precisa concordar em receber sua ajuda, para que você não pareça invasiva ou mandona. Durante as compras, tente ser delicada e direcione as escolhas do gato com cuidado, sem ser agressiva demais.

Caso você tenha abertura o bastante para expor sua opinião ao gato, converse com ele a respeito, apontando o que você acha que precisa ser mudado no estilo das roupas e acessórios que ele usa. No entanto, faça-o apenas quando tiver certeza de que não vai magoar ou ofender seu parceiro.

Dê opiniões sutis a respeito das coisas que te incomodam

Se o maior “defeito” do gato é a barba, explique os motivos para que você queira que ele a mantenha feita ou, ao menos, aparada. Do mesmo modo, o corte de cabelo e outros detalhes podem ser modificados, desde que você saiba expressar seu descontentamento com delicadeza.

Alguns homens precisam mesmo aprender a tornar uma rotina aqueles cuidados mais básicos de higiene e asseio pessoal. Escovar os dentes, pentear o cabelo e manter as unhas cortadas são atitudes que parecem óbvias mas, para certos espécimes, não são. Se esse é o caso do seu parceiro, tenha ainda mais tato ao tocar no assunto.

Acontece que esses hábitos que parecem tão simples e naturais podem não ter sido ensinados a ele pelos pais. Cabe a você mostrar a grande necessidade desses cuidados no cotidiano.

Ajude-o a se organizar melhor

Há aqueles rapazes que, embora muito asseados e perfeitamente bem arrumados, só conseguem viver em meio ao caos completo. Seja com as roupas jogadas pela casa ou com a agenda sempre cheia, esses garotos precisam de ajuda para organizar melhor seus objetos e compromissos.

Esse é o caso mais fácil. Dialogar e ajudar seu amor a manter suas coisas sempre em ordem são tarefas relativamente simples e só dependem do seu poder de persuasão. A única ressalva é prestar atenção para não se tornar uma chata, obcecada por limpeza e organização. Cada ser humano é único e, se seu amor não nasceu com o dom da organização, exigir perfeição será muito desagradável. Se ele conseguir, ao menos, manter uma organização razoável, já estará de bom tamanho.

Comentários
Dicas relacionadas