Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Coma macarrão sem medo de engordar

Saiba quais são as opções mais saudáveis e confira duas receitas para incluir o macarrão de uma vez por todas na sua dieta

em 31/10/2013

Foto: Thinkstock

Macarronada é a comida favorita de muita gente! O prato é perfeito para o almoço de domingo, a reunião em família ou para um jantar romântico. Pena que, muitas vezes, as massas são banidas das dietas e consideradas “inimigas da balança”.

Mas, ao contrário do que parece, o macarrão nem sempre é um vilão para quem busca perder peso. Se preparado de maneira saudável, ele pode ser uma ótima alternativa para variar os pratos do dia a dia.

Diferentes tipos de massa

1. Macarrão tradicional: Há muitos tipos de macarrão disponíveis do mercado. O mais comum é o feito com farinha branca. De acordo com a nutricionista Marina Donadi, esse tipo de massa é fonte de carboidrato simples, ou seja, vira açúcar rapidamente no organismo. O ponto negativo desta opção é que, por ser de fácil digestão, a sensação de fome aparece logo.

2. Macarrão colorido: Há ainda os macarrões coloridos, que contam com vegetais em sua composição, mas Marina Donadi afirma que eles não devem substituir o consumo de legumes e verduras.

3. Macarrão integral: O destaque da especialista vai para o macarrão integral, a melhor opção para quem busca uma alimentação saudável e sem aumento de peso. Isto porque trata-se de um carboidrato complexo, que demora a ser digerido e prolonga a sensação de saciedade. Além disso, este tipo de massa é rico em fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino, e conta com outros nutrientes, como vitaminas do complexo B, magnésio e ferro.

Afinal, macarrão engorda?

Marina Donadi explica que, se consumidas em excesso, as massas podem sim engordar. Mas o problema não está só na massa – muitas vezes, os verdadeiros culpados são os acompanhamentos. Molho branco, bacon, frango assado… São inúmeras as opções adicionadas ao macarrão no prato dos brasileiros, e é comum encontrar molhos mais calóricos do que a própria massa.

Mas Donadi garante que, fazendo as escolhas certas, o macarrão é uma boa fonte de energia e não prejudica a perda de peso. Para torná-lo amigo da sua dieta, o segredo está no preparo. Procure fazer escolhas saudáveis, como trocar o molho branco pelo molho de tomate natural e os acompanhamentos gordurosos pelos mais magros. Adicionar legumes também é uma ótima ideia para variar no preparo e incrementar o prato.

Consumir a massa acompanhada de uma fonte de proteína magra, como frango sem pele, peixe e peito de peru light, é mais uma dica da nutricionista. Segundo Marina Donadi, a proteína desacelera a absorção de carboidrato pelo organismo, fazendo com que você se sinta saciada por mais tempo.

Receitas

Confira duas receitas simples e saudáveis indicadas pela nutricionista para incluir já o macarrão na sua dieta:

Macarrão integral com atum

Calorias: 360 (aproximadamente)

Ingredientes

  • 80g de macarrão integral
  • 1 colher de alho picado
  • 2 colheres de cebola picada
  • Azeite para refogar
  • 3 colheres (sopa) de molho de tomate
  • 3 colheres (sopa) de atum ralado ao natural
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

  1. Cozinhe o macarrão, escorra e reserve.
  2. Em uma frigideira antiaderente, refogue a cebola e o alho em um fio de azeite.
  3. Acrescente o molho de tomate e o atum. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  4. Coloque o molho sobre a massa e sirva em seguida.

Macarrão ao molho branco light

Calorias: 400 (aproximadamente)

Ingredientes

  • 80g de macarrão integral
  • 2 colheres de cebola picada
  • Azeite para refogar
  • 1 colher de requeijão light
  • 2 colheres de leite desnatado
  • 1 fatia de peito de peru picada
  • 1/2 xícara de brócolis cozido e picado
  • 2 colheres de ervilha
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

  1. Cozinhe o macarrão, escorra e reserve.
  2. Em uma frigideira antiaderente, refogue a cebola e o alho em um fio de azeite.
  3. Acrescente o leite desnatado e o requeijão light e misture bem.
  4. Acrescente o peito de peru, o brócolis e a ervilha. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  5. Coloque o molho sobre a massa e sirva em seguida.
Comentários
Dicas relacionadas