Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Cílios postiços: como aplicar e remover de forma fácil e prática

Conheça as melhores dicas sobre o universo desse item de maquiagem que potencializa o seu olhar, deixando-o mais marcante e chamativo

em 06/03/2015

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Cílios volumosos e alongados tem o poder de deixar qualquer beleza com um toque especial. No entanto, não são todas que possuem fios de sobra na região dos olhos e nesses casos, uma boa alternativa é investir nos postiços.

Os cílios postiços eram inicialmente comercializados apenas no meio cinematográfico e usados pelas atrizes, desde o século passado, para deixar as personagens com um olhar mais dramático.

Atualmente, existem diversas opções de cílios postiços no mercado – desde marcas mais renomadas até os “made in China”. Mas não importa qual modelo, marca ou tamanho você escolha, todos podem ser facilmente encontrados e estão prontos para serem usados por quem quiser valorizar o olhar e obter uma produção mais elaborada.

Siga os passos abaixo e as dicas da Fabiane Pinheiro, proprietária e chefe de treinamentos do Estúdio de Sobrancelha que leva seu nome, para entender o que é preciso sobre cílios postiços e começar a usar.

Passo 1: Como escolher os cílios ideais

Foto: Reprodução / Do jeito H

Foto: Reprodução / Do jeito H

“Na hora de escolher os cílios não vai depender somente da ocasião e do formato dos olhos, mas sim do que a pessoa gosta, se gosta de cílios bem compridos ou se gosta deles curtos e volumosos, vai variar de acordo com o gosto de cada pessoa.”, explica Fabiane Pinheiro.

Além disso, segundo Fabiane, a qualidade de um cílio depende da espessura e da maleabilidade dos fios. “Devem ser maleáveis como um fio natural, não muito grossos e sempre apresentarem pontas fininhas.”, diz.

Enfim, a variedade de tamanhos, tipos de fio e seus efeitos é enorme. Mas para escolher o seu é preciso conhecer os tipos de cílios postiços disponíveis no mercado e entender a diferença entre cada um deles.

Foto: Dicas de Mulher

Foto: Dicas de Mulher

Postiços redondos

São o tipo mais comum e mais fácil de encontrar. Os cílios vêm inteiros e vão dos volumosos aos longos, deste modo há variação na quantidade e espaçamento dos fios, como também no comprimento.

Para um olhar mais levantado, são indicados os de fios mais curvados e longos, tomando cuidado para não parecer muito artificial. Uma outra opção é investir nos cílios que aumentam de tamanho gradualmente, que deixam um desenho ascendente no olhos e, consequentemente, o olhar levantado.

Já para deixar a make ainda mais poderosa, vale investir em cílios com fios unidos, dando o preenchimento necessário para quem tem fios naturais escassos e um volume extra para quem já tem uma boa quantidade de cílios. Indicado para deixar o olhar incrível em um compromisso noturno.

“O cílio postiço é perfeito para uma ocasião especial, como, casamentos, eventos, baladas, etc. Ele realça a beleza do rosto e, principalmente, a do olhar, deixando-o mais sensual e valorizado. Mas existem mulheres, hoje em dia, que costumam usá-los no dia a dia, vai do estilo e gosto de cada pessoa.”, explica Fabiane.

Postiços cantoneira

Como o próprio nome sugere, são cílios aplicados apenas nos cantos dos olhos. O cílio cantoneira também levanta o olhar, mas concede um efeito mais discreto à produção. Indicado para usar durante o dia e em ocasiões que pedem leveza.

Dica: Os cantoneiras podem ser feitos a partir das metades de um cílio postiço redondo. Só é preciso lembrar que a metade direita vai para o olho esquerdo e a esquerda para o olho direito, de forma que o cílio comece menor e vá aumentando ao longo do olho.

Postiços em tufos

Esse é o tipo de cílio postiço mais discreto e delicado, por se tratar de pequenos grupos de fios que são aplicados separadamente. O efeito varia de pessoa a pessoa, pois depende da quantidade de tufos e do local em que foram aplicados.

Passo 2: Como aplicar os cílios

Foto: Reprodução / Supervaidosa

Foto: Reprodução / Supervaidosa

Após escolher o modelo de cílio adequado para você, é a hora de aplicar. A principal dica é testar antes do dia do uso, para evitar qualquer problema ou atraso. Praticando, a aplicação vai se tornar mais fácil e segura.

“Antes é sempre bom higienizá-los bem, tirando toda oleosidade dos cílios e da região em volta dos olhos.”, aconselha Fabiane. A maneira de aplicar os cílios é praticamente igual para todos os tipos, confira o passo a passo:

  1. Coloque os cílios postiços sobre os naturais, observe se o tamanho é equivalente ao do seu olho e corte (em “gomos”) caso seja necessário;
  2. Aplique a cola rente à base dos cílios, cuidado com o excesso de produto;
  3. Aguarde de 30-60 segundos para que a cola fique mais consistente e grudenta, isso facilita a aplicação;
  4. Segure na ponta dos fios e posicione os cílios na parte superior dos seus naturais e assegure que esteja reto.
  5. Pouco a pouco e de forma delicada, vá pressionando os cílios postiços para que colem.

A aplicação do cílio cantoneira ocorre da mesma forma, no entanto, por ser menor que o modelo redondo, é mais fácil aplicá-lo. Desta maneira, o modelo é uma boa alternativa para quem está aprendendo a usar os postiços e não precisa de um efeito muito poderoso.

Já com relação aos cílios em tufos, a aplicação é bem parecida com a dos outros cílios, porém, como são separados entre si, é preciso aplicar um a um. Passe cola na base de cada parte e cole procurando deixar os dois olhos simétricos.

Tutoriais para te ajudar no processo

Confira os vídeos-tutoriais abaixo para visualizar a aplicação dos cílios e consiguir mais dicas sobre como escolher, aplicar e ficar linda com o seu postiço.

Passo 3: Como remover e limpar os cílios postiços

Por fim, depois de um dia (ou uma noite) com cílios poderosos, é preciso retirá-los. Remover os cílios postiços é na verdade bem simples: basta puxar com cuidado. Caso prefira não puxar, ele também pode ser removido com demaquilante. Além de facilitar o processo de retirada, isso já contribui para deixar os cílios mais limpos.

Retirar, limpar e armazenar os cílios adequadamente permite que eles sejam reutilizados, mas não por muitas vezes. Para ver na prática esse processo para retirar os cílios e aprender como higienizar e guardar os seus, veja os vídeos a seguir:

10 cílios postiços para comprar online

Sem dúvidas, há uma grande diversidade de cílios disponíveis no mercado. É possível encontrar cílios lindos de marcas mais conhecidas no ramo (First Kiss, MAC, Vertix, entre outras), porém uma outra opção são os cílios importados da China.

A vantagem são os preços baixos (é possível comprar 100 pares de cílios por aproximadamente 36 reais!) , enquanto que a desvantagem é ter que esperar semanas até seu produto ser entregue. Além disso, por se tratar de uma compra internacional, é preciso ficar atenta e procurar vendedores com uma “boa reputação” no site.

Dito isso, confira abaixo algumas opções cílios postiços de diferentes marcas e modelos e escolha o seu.

6 dicas que vão facilitar sua relação com os cílios postiços

1. Uma boa dica é colocar um pouco mais de cola nas extremidades para dar uma “reforçada” nos cantinhos, já que são as partes mais complicadas de colar.

2. Para facilitar na aplicação, uma pinça pode ser útil tanto para segurar e posicionar os cílios, quanto para ajudar a pressioná-los para fixar bem.

3. Caso reste algum vestígio de cola, você pode aplicar (ou reaplicar) o delineador rente aos cílios.

4. Aplicar máscara após colar os cílios, sempre com cuidado, ajuda a unir os fios postiços aos naturais. Além de mais naturalidade, contribui para a fixação. Uma boa alternativa para evitar qualquer desastre é esperar os cílios secarem um tempinho, antes de passar o rímel.

5. Há no mercado um aplicador de cílios postiços, parecido com uma pinça comum, que promete facilitar a aplicação, vale a pena estudar a possibilidade de investir na novidade.

6. Escolha uma boa cola: além de contribuir para uma secagem mais rápida, uma boa cola pode garantir cílios no lugar por mais tempo e evitar que eles se soltem ao longo do dia ou da noite. Também é importante usar uma cola apropriada para aplicar cílios, afinal trata-se de uma região bastante sensível.

Makes com cílios postiços para você se inspirar

Veja makes incríveis de blogueiras brasileiras usando cílios postiços, inspire-se e invista em um olhar poderoso.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas