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Chia, a semente que elimina gordura

Conheça os benefícios da chia, a queridinha da vez entre os alimentos que fazem bem para a beleza e para a saúde

em 16/09/2014

Foto: Thinkstock

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Os alimentos têm grande influência no combate de doenças e na manutenção do funcionamento do nosso organismo. Por isso, é essencial manter uma alimentação balanceada, com alimentos ricos em nutrientes e outras propriedades.

Entre tantas opções de alimentos que fazem bem para a beleza e para a saúde, a queridinha da vez é uma chia, originária da Colômbia e do México e que foi muito consumida nas civilizações antigas dessas regiões.

Os benefícios da chia

O consumo diário de quatro colheres de sopa da semente e/ou duas colheres de sopa de óleo de chia proporciona excelentes benefícios.

Entre eles, reduz os níveis de triglicérides, melhora a pressão, auxilia na prevenção do diabetes, de doenças cardiovasculares e até ajuda a emagrecer.

Uma das principais características da chia é ser rica em antioxidantes, substâncias que diminuem os radicais livres, adiam o envelhecimento e inibem a ação de doenças. A semente também possui vitaminas do complexo B, zinco, cobre, potássio e ômega 3.

Outra vantagem desse alimento é possuir uma grande quantidade de fibras. Elas estão presentes em 40% de sua composição e 35%, em média, são fibras insolúveis, que aliviam a prisão de ventre, fortalecem o sistema imunológico e favorecem a flora bacteriana. Essas fibras fazem com que o corpo absorva menos glicose, favorecendo a perda de peso.

A chia também possui fibras solúveis, que entram em contato com o líquido do estômago e formam uma massa gelatinosa que prolonga a sensação de saciedade. Com isso, a fome demora a voltar e você come menos. Ótimo para quem está de dieta.

Como consumir

A chia pode ser encontrada em casas de produtos naturais em forma de semente, farinha e óleo e pode consumida com frutas, sucos, vitaminas, misturado na receita de bolos, pães e até farofas.

Qualquer pessoa pode ingerir a semente de chia, mas devido alto teor calórico, é melhor não exagerar. Por ter nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento, pode ser utilizada na alimentação de crianças, adolescentes e gestantes.

Quem pratica atividades físicas também pode aproveitar os benefícios da chia, já que oferece maior teor de proteína quando comparada a outros cereais como o milho, o arroz, a aveia, a cevada e o trigo. Essa grande quantidade de proteínas é importante para dar força e resistência física ao corpo. O consumo da chia também pode beneficiar os vegetarianos complementando o fornecimento deste nutriente.

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