Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Moda

Chapéu panamá

Cheio de estilo, chapéu panamá é acessório-chave da estação e promete fazer a cabeça das mulheres

em 21/10/2013

Já faz tempo que o chapéu deixou de ser apenas um acessório masculino e começou a fazer a cabeça das mulheres. Entre os diversos modelos, o chapéu panamá tem sido destaque em diversos desfiles de moda, já conquistou as famosas e ainda que timidamente, está ganhando as ruas.

Ele começou a aparecer nas coleções do verão passado e este ano ganhou mais força, mas entra temporada, sai temporada, o chapéu panamá ganha versões diferenciadas para combinar com as últimas tendências e nunca sai de moda.

Apesar do nome, o chapéu panamá foi criado pelos Incas há mais de mil anos e na verdade vem do Equador. A palha usada para fazer o chapéu só nasce nesse país e o nome surgiu por causa dos franceses e americanos que usavam o acessório para se proteger do sol forte enquanto trabalhavam construindo o Canal do Panamá.

O chapéu panamá é feito artesanalmente de palha trançada, possui cor clara e pode ter vários formatos. Existem modelos de chapéu panamá com copa menor, com copa alta, arredondada, quadrada, com aba trabalhada e com fitas discretas ou coloridas.

Além de ser um acessório que traz um charme ao visual e dá um toque despojado aos looks femininos, o chapéu modelo panamá é perfeito para proteger o rosto e os cabelos nos dias quentes e ensolarados.

Como usar chapéu panamá

O chapéu panamá de copa menor e arredondada deixa o visual mais feminino e pode ser combinado com vestidos floridos, macaquinhos, calça boyfriend, saia tulipa e shorts cut off. Já o modelo de chapéu panamá de copa quadrada e alta dá um visual mais masculino e fica bem com jeans flare, calça saruel, calça de alfaiataria, blazers, vestidos e shorts de cintura alta.

Para arrasar na produção, utilize o chapéu como ponto de contraste nas cores e texturas, evitando fazer combinações com as roupas.

Uma ótima dica de como usar chapéu panamá é prender os cabelos com um coque baixo. Dá para fazer também um rabo de cavalo ou uma trança.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas