Dicas de Mulher Dicas para Mães

Chá de fraldas: um guia prático para você organizar o seu

Saiba no que pensar ao organizar um chá de bebê e confira dicas e inspirações para caprichar em todos os detalhes da festa e torná-la inesquecível

em 11/08/2016

Foto: Reprodução / Inspire Blog

Foto: Reprodução / Inspire Blog

A formação de uma família é acompanhada de vários ritos, seja durante o período do casamento ou da gravidez. E nesse sentido, uma noiva ou uma futura mamãe tende a se preocupar com tais celebrações para que tudo seja vivido intensamente e registrado com muito carinho e apreço na sua própria lembrança e na daqueles que ela tem por perto.

O chá de fraldas é um destes ritos que acompanham o período de gestação e ele é realizado para celebrar (as vezes até anunciar) a chegada do novo integrante da família.

Requisitando muito capricho e amor, o chá de bebê permite às futuras mães dividir com quem amam a alegria da gravidez e também começar, desde cedo, a criar as lembranças do seu filho ou filha.

Mas como organizar um chá de bebê inesquecível para você, seus convidados e até para o seu pequeno? Confira algumas dicas e ideias para te ajudar nessa missão, além de inspirações de encher os olhos e o coração. As orientações são da consultora de eventos, Raquel Nunes.

Como organizar um chá de fraldas divertido

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

A organização da festa conta com várias etapas e como são muitas coisas para definir e correr atrás é difícil saber por onde começar. Apesar de não existir regra definida, este é um roteiro-base para fazer um chá de bebê completo e divertido:

  1. Definir um tema e linha decorativa geral;
  2. Fazer a lista de convidados;
  3. Definir o local e a data;
  4. Escolher o cardápio;
  5. Enviar os convites;
  6. Escolher os detalhes da decoração;
  7. Definir as brincadeiras;
  8. Providenciar as lembrancinhas;

Para além desse passos, há alguns detalhes que merecem atenção. Veja a seguir mais dicas sobre os pontos citados acima para acertar em cada um deles e fazer do seu chá um sucesso.

Temas e decorações para se inspirar

A partir de um tema definido é mais simples tomar as decisões e organizar todos os detalhes de forma harmônica. Confira algumas dicas para te ajudar com a temática do chá e consequentemente com os próximos pontos da celebração.

Rosa

Foto: Reprodução / Shawna Yamamoto

Foto: Reprodução / Shawna Yamamoto

O rosa é um queridinho das grávidas que esperam meninas e, apesar de ser bastante usado, pode render uma criação diferente, conforme a imaginação da mãe, com a garantia da delicadeza que pede a ocasião.

É possível usar apenas a cor como tema investindo em elementos rosa na decoração e até na comida. Toalhas de mesa, um bolo e docinhos em rosa já são suficientes para dar o tom da festa. Balões também podem ser uma boa pedida.

Para algo mais elaborado, é possível combinar o rosa com mais alguma cor ou tema, adicionando mais cor ou algum personagem, como por exemplo ursinhos ou bailarinas. Há ainda a opção de investir em elementos que remetam ao bebê, como roupinhas, mamadeiras e fraldas.

Vale lembrar também que a cor não deve necessariamente ser usada em festas para meninas. Em tom pastel, combinada com azul bebê ou menta formam um ambiente neutro e super delicado. Em uma tonalidade mais escura como o pink, pode ser acompanhada de outras tonalidades fortes, como o laranja, para conferir alegria e diversão à qualquer festa.

Azul

Foto: Reprodução / Totes and the city

Foto: Reprodução / Totes and the city

O mesmo vale para o azul, a cor não está restrita às festas para meninos e permite diferentes tipos de linha decorativa. Pode remeter ao céu em uma temática espacial ou de balões, o vestido da princesa, da fada ou ainda a cor dos carros e do fundo do mar.

Combinando cores ou elementos de um outro tema, a cor azul também é uma ótima pedida em suas diferentes tonalidades. O azul mais claro, traz delicadeza, enquanto o azul marinho pode trazer elegância, combinado com branco, ou diversão, combinado com outra cor marcante como o amarelo.

Verde

Foto: Reprodução / Project Nursery

Foto: Reprodução / Project Nursery

Para fugir dos tradicionais rosa e azul, o verde se apresenta como uma opção leve e versátil. É possível variar nas tonalidades, sempre lembrando de manter a delicadeza no ambiente, verde-limão, verde-água e menta são uma boa pedida.

Amarelo

Foto: Reprodução / Kara’s Party Ideas

Foto: Reprodução / Kara’s Party Ideas

Outra alternativa é o amarelo que traz alegria a qualquer festa. Combinado com cores vibrantes o espaço transmite calor e diversão, com cinza o espaço fica delicado e elegante. Também é possível apostar no tema abelhinhas que traz ao mesmo tempo diversão e sutileza.

Animais

Foto: Reprodução / Kara’s Party Ideas

Foto: Reprodução / Kara’s Party Ideas

Com o tema animais é possível criar e variar muito, afinal você pode escolher um único animal ou investir em um grupo de animais, algo como fazendinha, fundo do mar ou floresta. Portanto, se quer seguir algo nessa linha, é só caprichar na criatividade e deixar tudo com o seu jeito.

Navy

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

O tema navy ou marinheiro é uma opção divertida e elegante ao mesmo tempo. Cabe a mãe definir se a decoração será mais delicada ou marcante.

As cores são o branco, o azul marinho e o vermelho, mas é possível variar os tons das cores. Na decoração pode-se investir em chapéus de marinheiro, boias salva-vidas, nós e cordas, navios, ondas do mar e muitas listras.

Princesa ou Príncipe

Foto: Reprodução / Kara’s Party Ideas

Foto: Reprodução / Kara’s Party Ideas

Toda mãe vê seu filho(a) como uma princesinha ou um principezinho, portanto este pode ser um bom tema para um chá de bebê. Você pode apostar em alguma cor base combinada com o dourado, para dar um ar de realeza, e também em coroas, com o mesmo intuito.

Uma outra ideia é utilizar algum personagem dos desenhos ou filmes, como as Princesas Disney ou o Pequeno Príncipe.

A lista de convidados e os convites

Foto: Reprodução / Potencial Gestante

Foto: Reprodução / Potencial Gestante

Fazer a lista de convidados não é algo simples, mas leve em consideração dois fatores principais: o seu orçamento e com quem você quer dividir esse momento tão marcante da sua vida. Pensando nisso você consegue selecionar quem realmente você deseja ter ao seu lado na festa e controlar seus gastos.

Os convites de chá de bebê em papel normalmente não são muito grandes, portanto é essencial ser direto e aproveitar o espaço. Quanto ao modelo, escolha um que converse com a linha decorativa da festa e traduza a delicadeza da ocasião. Também é possível enviar o convite via e-mail, criando um eventos no Facebook, por meio de um telefonema ou pessoalmente com uma visita.

Sobre o que colocar, as informações essenciais são a data, o horário e o local da festa, mas além disso é comum adicionar o “nome” da festa e as especificidades do chá de bebê, como o tema ou o traje (se houver) e a sugestão de presente. Uma boa ideia também é adicionar um contato para a confirmação da presença.

Não deixe de enviar com os convites com pelo menos duas semanas de antecedência para os convidados se organizarem para comparecer e comprar um possível presente.

Veja aqui mais dicas e inspirações para convites de chá de fraldas.

A data e o local

Foto: Reprodução / Inspire blog

Foto: Reprodução / Inspire blog

Na hora de escolher a data, aconselha-se realizar o chá por volta da 37ª semana de gestação, assim a barriguinha já está bastante à mostra, para a alegria dos convidados, mas também a chance do bebê resolver se adiantar é menor do que nas semanas mais próximas do fim da gestação.

Já sobre o local, tudo depende do estilo da festa e do número de convidados, mas vale do salão do prédio à sala de casa e até o jardim da sogra. Pense também em como irá dispor a comida e os convidados, se serão colocadas mesas ou sofás, se serão necessários pratos e talheres e outras coisas nesse sentido.

A festa é uma só, portanto, apesar de parecer muita coisa para se pensar, tudo pode girar em torno de uma única linha. Pense no tipo de festa que quer realizar (algo mais íntimo, algo elegante, algo divertido…) e construa o resto com base nesse seu desejo.

Comes e bebes

Foto: Reprodução / Inspire blog

Foto: Reprodução / Inspire blog

Os queridinhos

Quando se trata de comida, existem algumas opções clássicas, que todo mundo gosta e já espera encontrar em festas. Os salgadinhos e mini sanduíches entram nessa lista e podem ser tanto encomendados de um buffet, quanto feitos em casa.

Lembre-se de considerar o tipo de salgado e a temperatura em que serão servidos. Caso a festa ocorra em um dia mais quente, uma boa dica é apostar em lanches mais frescos.

Petiscos saudáveis

Um tipo de cardápio que tem feito sucesso é o com uma pegada saudável. Você pode investir em lanchinhos integrais, dar preferência aos salgados assados, sucos naturais e sobremesas utilizando fruta. Duas ideias simples, deliciosas e super bonitas é o espetinho de frutas e o picolé de salada de frutas.

Comida de verdade

Além da opção de servir petiscos, você pode oferecer uma refeição mais “completa” como um almoço ou um jantar. Pense nos detalhes da sua festa (se faz calor ou frio, o horário da festa, o gosto dos seus convidados) e para não errar pense em algo democrático e clássico, churrasco, estrogonofe e risoto são boas opções.

Bebidas

Na hora de escolher as bebidas, procure pensar no tipo de festa que deseja, optando por servir ou não bebida alcoólica, se terão bebidas quentes ou refrescantes, drinks elaborados ou bebidas mais “básicas”… o perfil dos seus convidados também conta na decisão.

Para ganhar um toque de sofisticação capriche no modo de servir, vale criar um copo personalizado para a festa, investir em canudos divertidos ou ainda em distribuidores de vidro que deixam a bebida à disposição dos convidados de forma elegante.

Docinhos

Ainda que você opte por um cardápio mais saudável, os doces são parte fundamental de um chá de fraldas ou qualquer celebração infantil. Uma boa pedida são os clássicos: brigadeiro, beijinho, trufas… Mas novamente, é preciso analisar o tipo de festa que você está organizando, qual o perfil dos seus convidados e em que período a festa ocorrerá.

O tema também pode ajudar na hora de escolher o cardápio, sendo possível pensar em comidinhas baseadas nele ou que combinem visualmente com a decoração.

Bolo de fraldas: como fazer e inspirações

Foto: Reprodução / Etsy

Foto: Reprodução / Etsy

O bolo de fraldas é uma ótima opção para compor a mesa de quitutes e guloseimas, ele é literalmente a cara da festa e é super fácil de ser feito. Além disso, você pode reutilizar as fraldas do bolo depois e também fazer uma competição para ver qual convidada acerta o número de fraldas usadas no bolo.

Com todas essas vantagens, você não vai deixar de fazer seu próprio bolo de fraldas não é? Confira a seguir o passo a passo de dois tipos de bolo de fralda para fazer no seu chá:

Esse bolo é feito posicionando as fraldas da mesma forma em que estão no pacote lado a lado. Apesar de precisar de um número maior de fraldas para a confecção, você não terá o trabalho de enrolá-las e o efeito final é muito bacana!

Já este modelo de bolo é feito com fraldas enroladas e mais comum nos chás de bebê. Para fazê-lo será necessário enrolar as fraldas uma a uma, no entanto o processo é simples. Além disso, será preciso investir em uma fita para envolvê-las e moldar o formato do bolo.

Depois de aprender a fazer esses dois modelos em casa, veja algumas inspirações para decorar e adicionar ainda mais charme ao seu bolo de fraldas, além de bolos em outros formatos para ativar a sua criatividade:

Confira outras dicas e inspirações sobre o bolo de fraldas aqui.

Atividades e brincadeiras

Foto: Reprodução / Kara’s Party Ideas

Foto: Reprodução / Kara’s Party Ideas

As brincadeiras são uma parte importante do chá de bebê, mas também depende do estilo de festa que você deseja.

Caso ache as brincadeiras uma ideia bacana para entreter seus convidados e animar seu chá de fraldas, aqui estão algumas sugestões:

  • Adivinhe o presente: essa brincadeira é bastante tradicional nos chás de bebê e é super simples de ser colocada em prática. A futura mamãe deve tentar adivinhar o que e de quem é o presente. Se terão prendas ou não, fica a seu critério.
  • Bingo: o bingo exigirá um pouquinho mais de trabalho, pois será necessário providenciar cartelas e canetas para as convidadas, além do próprio bingo para realizar o sorteio dos números, mas de qualquer forma são coisas simples e uma ideia que com certeza vai animar o seu chá.
  • Qual o tamanho da barriga: simples, barata e divertida. Essa brincadeira é leve e uma ótima pedida para quem está a procura de uma atividade mais tranquila para o seu chá. “Os convidados cortam um pedaço de barbante ou fita que eles imaginam ser igual ao da barriga da grávida…. Não pode medir na grávida, tem que ser no “olhômetro”. Quem acertar leva um brinde.”, ensina a consultora de eventos Raquel.
  • Quantas fraldas há no bolo?: se você apostar no bolo de fraldas, pode descolar uma outra brincadeira no estilo bolão. Seus convidados devem chutar a quantidade de fraldas que imaginam ter sido utilizada para compor o bolo. Quem acertar ou chegar mais perto pode ganhar um mimo, bem como quem ficar mais longe pode pagar uma prenda.
  • Customização de body: esta é mais uma atividade do que uma brincadeira, no entanto também pode gerar momentos de diversão. Consiste em permitir que os convidados personalizem bodys brancos para que seu bebê ganhe peças únicas e cheias de carinho e capricho. Você pode investir em diferentes tons de tinta e tamanhos de body. Uma boa ideia é disponibilizar moldes (stencil) para facilitar o trabalho dos convidados.
  • Gincana das mamadeiras: “Escolha alguns convidados pra brincar. Coloque algum tipo de bebida nas mamadeiras o convidado que tomar mais rápido ganha.”, sugere Raquel.

É possível encontrar brincadeiras para todos os convidados participarem juntos, atividades em que só os pais participam, ou então só os homens ou as mulheres… a variedade é enorme.

Os presentes

Foto: Reprodução / Etsy

Foto: Reprodução / Etsy

Segundo a especialista Raquel Nunes, a lista de presentes vai depender do tipo de festa. “Definir o tipo de presente que deseja receber é muito importante para o chá de bebê, se vão ser apenas fraldas e produtos de higiene, ou se incluirá tudo do enxoval de bebê. Quem escolhe receber os produtos de enxoval pode fazer a brincadeira da adivinhação do presente.”, explica.

Caso decida receber apenas fraldas é preciso se atentar aos tamanhos, geralmente o tamanho de fralda mais usado é M, tente criar uma divisão entre as convidadas para conseguir utilizar as fraldas ganhas sem desperdício.

Já para quem procura ganhar mais do que as fraldas, aqui estão alguns itens para incluir na lista:

  • Chupeta
  • Mamadeira
  • Banheira
  • Sabonete
  • Shampoo
  • Toalha
  • Escova de cabelo
  • Kit manicure
  • Colônia
  • Óleo para o corpo
  • Protetor solar
  • Lenço umedecido
  • Algodão
  • Talco
  • Creme para assaduras
  • Termômetro
  • Conta gotas
  • Umidificador
  • Inalador
  • Almofada para amamentar
  • Tira leite
  • Babá eletrônica
  • Bolsa
  • Sling
  • Jogo de cama
  • Cabides
  • Mosquiteiro
  • Manta
  • Body
  • Macacão
  • Meias
  • Sapatinhos
  • Babador
  • Prato para papinha
  • Mordedor
  • Móbile
  • Brinquedos

Também há quem prefira deixar os convidados livres com os presentes. A lista é apenas uma forma de organizar e dizer aquilo que você gostaria de ganhar, não uma imposição. Depende de você decidir como prefere lidar com essa questão.

As lembrancinhas

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

As lembrancinhas são um mimo para os seus convidados e mais uma forma de tornar a festa inesquecível. A consultora Raquel lista algumas ideias como: porta-joias personalizados, recheados com bombons ou sabonetes; sachês perfumados com alguma informação do tema; aromatizadores de ambiente personalizados; latinhas personalizadas, com sabonetes ou balinhas; tubetes, mamadeiras ou garrafinhas com balinhas; bem nascidos… Para acertar na escolha considere o tema e o perfil dos seus convidados, guloseimas ou coisas úteis e fofas são opções certeiras.

Sobre as quantidades, a especialista dá a dica de apostar um pouco acima do número de confirmados, assim não há o risco de faltar ou sobrar muito. “Eu prefiro fazer a quantidade das lembrancinhas com uns 20% a mais do número de convidados.”, diz.

Você pode optar por produzir as lembrancinhas você mesma ou encomendar com algum artesão ou confeiteiro. Há também diversas opções de lembrancinha para comprar online, veja algumas:

Saiba mais sobre as lembrancinhas de chá de bebê e encontre mais inspirações para a sua neste link.

Inspiração extra para o seu chá de fraldas

Veja mais fotos de chás de bebê e inspire-se para organizar e decorar o seu:

Foto: Reprodução / Mama Bears Kitchen

Foto: Reprodução / Mama Bears Kitchen

Foto: Reprodução / Mama Bears Kitchen

Foto: Reprodução / Mama Bears Kitchen

Foto: Reprodução / Mama Bears Kitchen

Foto: Reprodução / Mama Bears Kitchen

Foto: Reprodução / Mama Bears Kitchen

Foto: Reprodução / Mama Bears Kitchen

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Modern Posh Design

Foto: Reprodução / Modern Posh Design

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Mama Bears Kitchen

Foto: Reprodução / Mama Bears Kitchen

Foto: Reprodução / Mama Bears Kitchen

Foto: Reprodução / Mama Bears Kitchen

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty


Foto: Reprodução / Etsy

Foto: Reprodução / Etsy


Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty


Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty


Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty


Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty

Foto: Reprodução / Style me pretty


Foto: Reprodução / Kara’s Party Ideas

Foto: Reprodução / Kara’s Party Ideas


oto: Reprodução / Style me pretty

oto: Reprodução / Style me pretty

Com essas dicas e inspirações é só liberar a criatividade e se lembrar que, seja menino ou menina, de dia ou de noite, com 5 ou 50 pessoas, o importante é que o seu chá de fraldas seja inesquecível e traga só bons sentimentos para você, para as pessoas que você ama e, claro, para o seu bebê.

Comentários
Dicas relacionadas