Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Chá branco ou chá verde?

Saiba qual a diferença entre os chás e quais os benefícios que eles proporcionam

em 06/10/2014

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

O universo das dietas é sempre cheio de novidades. A moda dos chás surgiu como mais uma opção para quem quer perder peso. Primeiro foi o chá verde, que conquistou até mesmo as celebridades, depois surgiu o chá branco. As duas variedades possuem substâncias que fazem muito bem para a saúde. Mas afinal, qual a diferença entre eles?

Tanto o chá verde e o chá branco são extraídos da mesma erva, a Camellia sinensis. A diferença é que o chá branco é colhido só uma vez ao ano, quando as folhas da planta estão bem jovens. Saiba mais sobre cada tipo de chá.

Chá verde

As propriedades do chá verde são preservadas graças a um processo de aquecimento feito logo após a colheita para evitar a oxidação das folhas. Além de ser um poderoso desintoxicante, seu consumo regular ajuda no emagrecimento. É um ótimo aliado para acabar com aquela gordurinha na barriga. Possui uma enzima que evita a formação de tumores, previne o câncer e doenças cardiovasculares. Seus compostos fortalecem as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos. O flúor presente nesse chá previne os dentes das cáries. O chá verde deve ser evitado por pessoas depressivas e ansiosas, pois contém muita cafeína.

Chá branco

Tem os mesmos componentes do chá verde, mas é ainda mais poderoso. Por ser menos processado, suas propriedades ficam mais concentradas e os benefícios para a saúde são potencializados. De sabor mais doce e suave, o chá branco é rico em vitaminas C, B1, B2 e substâncias antioxidantes. Contém potássio, manganês e acido fólico. Auxilia na perda de peso, acelerando o metabolismo e colabora na queima da gordura corporal. E os benefícios do chá branco não param por aí. Ele também reduz as taxas de colesterol ruim (LDL), e ajuda a prevenir ou amenizar os sintomas da diabetes. Além disso, o chá protege o organismo de vírus e bactérias, causadoras de doenças como a gripe, por exemplo.

Para emagrecer com os chás

Qual deles é o melhor, chá branco ou chá verde? Na verdade, eles não são emagrecedores, apenas auxiliam no processo de perda de peso, que deve ser acompanhado pela mudança dos hábitos alimentares e uma rotina de exercícios físicos.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas