Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Cauterização capilar devolve maciez e brilho aos fios sensibilizados

Saiba como a cauterização capilar é feita, para quais tipos de cabelo ela é indicada e tire todas as suas dúvidas com as respostas de um cabeleireiro

em 08/06/2015

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

A cauterização, também conhecida como queratinização, é um tratamento capilar conhecido por recuperar os danos nos fios, principalmente os causados por químicas. O tratamento promete devolver brilho e maciez até mesmo aos cabelos mais sensibilizados, diminuindo assim, possíveis quebras, pontas duplas e o frizz.

Esse tratamento consiste em repor a proteína dos fios por meio de adição de queratina. A queratina é uma proteína natural presente nos fios, porém, quando o cabelo é exposto aos raios solares, ao cloro, poluição e tratamentos químicos, pode acabar perdendo essa proteína. A perda da quantidade de queratina resulta em fios sensibilizados, causando quebras, cabelo elástico, entre outros danos.

A cauterização é também um tipo de reconstrução capilar, que como o nome já diz, busca reconstruir os fios e apagar os danos. O tratamento é profundo e feito a partir da penetração da queratina nos fios, reconstruindo fio a fio, devolvendo a maciez e o brilho dos cabelos.

Como a cauterização capilar é feita?

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Geralmente, a cauterização é feita em 4 etapas: limpeza profunda dos fios, aplicação da queratina, aquecimento dos fios para penetração do produto e finalização. O processo pode variar de acordo com o profissional que irá realizá-lo, com a necessidade do seu cabelo e com o produto que será utilizado para o tratamento.

O cabeleireiro Fábio Faial do salão Fábio Faial Hair Studio, comenta que realiza o procedimento da seguinte forma: “O primeiro passo é lavar o cabelo com o shampoo adequado, retirar o excesso com a toalha, aplicar o produto e deixar agir por 10 minutos. Em seguida enxaguar com água e finalizar com escova”, comenta. É necessária uma fonte de calor para “quebrar as moléculas do produto, abrir a cutícula do fio, havendo assim uma melhor absorção”, finaliza Fábio. Alguns profissionais também podem utilizar a chapinha como fonte de calor.

Como fazer cauterização capilar em casa

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Uma alternativa além de fazer a cauterização capilar no salão de beleza, é comprar os produtos e fazer o tratamento em casa. Lembrando que tratamentos em casa podem ser arriscados e é preciso estar atenta a alguns detalhes: “a queratina em excesso enrijece o fio, podendo causar a quebra e a utilização incorreta da chapinha com o cabelo molhado pode danificá-lo ainda mais”, alerta Fábio Faial.

Se estiver segura e preferir realizar a cauterização em casa, é só seguir os passos indicados pelo fabricante do produto e realizá-lo. Abaixo você confere vídeos com dicas e passo a passo de como fazer cauterização em casa:

Cauterização em casa por Júlia Doorman

Nesse vídeo a blogueira Júlia Doorman mostra o passo a passo de uma cauterização com queratina sem enxague. A blogueira também responder algumas dúvidas frequentes sobre cauterização.

Fim dos cabelos danificados por Dri Araújo

Dri Araújo mostra nesse vídeo o passo a passo de uma cauterização caseira e também dá dicas para quem quer recuperar cabelos danificados principalmente pela descoloração e tintura.

Cauterização para cabelos cacheados por Adriana Mendes

Esse vídeo mostra o passo a passo da cauterização para cabelos cacheados. O processo é similar a qualquer cauterização, porém sem o uso da chapinha para selar a queratina nos fios.

Onde comprar produtos para cauterização caseira

Confira abaixo onde comprar kits para fazer a cauterização em casa. Lembrando que cada produto pode ter um modo de uso específico, portanto é de suma importância ler o rótulo e estar atenta aos detalhes contidos nele.

9 dúvidas frequentes sobre cauterização capilar

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

A cauterização, assim como outros tratamentos capilares, pode gerar muitas dúvidas. Conversamos com o cabeleireiro Fábio Faial que respondeu as perguntas mais frequentes sobre a cauterização capilar. Confira:

1. Para quais tipos de cabelo ela é indicada?

Fábio Faial: Ela é indicada para todos os tipos de cabelos, principalmente para os mais sensibilizados.

2. A cauterização resolve o problema de cabelo elástico?

Fábio Faial: Sim, porque o processo de cauterização devolve a queratina e os aminoácidos aos fios.

3. Quais são os possíveis riscos no procedimento?

Fábio Faial: Os riscos são praticamente nulos desde que ela esteja sendo utilizada para tratamento e seja realizada por um bom profissional.

4. Qual a diferença entre cauterização e escova progressiva?

Fábio Faial: A cauterização é um tratamento profundo, com o objetivo de devolver as proteínas perdidas em tratamentos químicos, como descoloração. Já a progressiva é um procedimento de alinhamento de cutícula, deixando os fios mais lisos e sem volume.

5. Cauterização, reconstrução capilar e alinhamento são a mesma coisa?

Fábio Faial: Cauterização e reconstrução são tratamentos similares, já alinhamento seria um procedimento de alisamento dos fios.

6. Quanto custa uma sessão de cauterização no salão e quanto tempo demora o processo?

Fábio Faial: Em média R$ 200,00. O processo leva em torno de uma hora.

7. De quanto em quanto tempo é necessário fazer o retoque? É necessário fazer no cabelo todo ou só na raiz?

Fábio Faial: No processo de cauterização não existe retoque. É um procedimento indicado para ser realizado uma vez por mês nos cabelos sensibilizados e a cada 3 meses nos cabelos saudáveis. O processo é repetido em todo o fio.

8. Qual tipo de xampu deve ser usado após o procedimento?

Fábio Faial: Cada cabelo tem uma necessidade própria, a minha indicação é conversar com o profissional que cuida dos seus fios e pedir orientação.

9. Qual a diferença entre a cauterização feita no salão e a feita em casa?

Fábio Faial: A diferença principal é que os serviços realizados nos salões de beleza são feitos por um profissional e com produtos profissionais. Já em casa os produtos são geralmente caseiros, podendo danificar os fios, por isso não recomendo.

A cauterização é um procedimento que visa recuperar e reconstruir os cabelos e também prevenir possíveis danos. É importante frisar que um tratamento capilar não substitui outros, portanto para manter os cabelos saudáveis e ainda mais bonitos é recomendado seguir uma rotina de tratamentos de acordo com a necessidade dos seus fios. Na dúvida, procure um profissional de confiança que indicará quais os cuidados necessários para o seu cabelo.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas