Casamento em casa

Também conhecido como home wedding, o casamento em casa é uma opção diferente para casais que querem inovar e dar um toque mais pessoal à celebração

Por Andressa Dias
Atualizado em 22/06/2012 9:23

fazer o casamento em casa vale a pena Casamento em casaUltimamente, alguns casais estão preferindo fazer a festa de casamento em casa. Esse tipo de celebração dá ao casamento um ar mais aconchegante, íntimo e mais próximo do casal.

Apesar de ser uma ótima opção para personalizar a festa de acordo com o que deseja, deixando ela com a cara dos noivos, casar em casa pode dar um pouco mais de dor de cabeça que um casamento padrão em um salão alugado.

O casamento em casa pode ser realizado na própria casa dos noivos ou de seus pais, ou ainda na casa de algum familiar. Se tiverem uma casa na praia, a festa pode ser temática e ficar ainda mais interessante. Certamente, a opção de se casar em casa é ótima para noivos que querem que o ambiente da festa conte um pouco de sua história juntos.

O mais importante é se planejar com bastante antecedência considerando tudo o que quer oferecer no casamento e como quer que ele seja. Talvez seja interessante contratar um profissional especializado em organização de casamentos para te auxiliar com a festa.

Por ser uma festa em casa, ela pode ter vários detalhes que festas padrão não têm. Por isso, planejamento e controle dos gastos são imprescindíveis para o sucesso do enlace. Confira algumas dicas para evitar transtornos em seu casamento em casa:

12 dicas importantes sobre casamento em casa

  1. Considere o espaço e o número de convidados, para que todos fiquem confortáveis durante a celebração.
  2. Verifique a possibilidade de um buffet servir a refeição na casa e veja se há espaço suficiente.
  3. Determine um local para que os convidados guardem seus carros em segurança.
  4. Alugue banheiros químicos caso não hajam banheiros suficientes para o número de convidados na casa.
  5. Contrate um serviço de segurança e faça um seguro contra roubo caso ache necessário.
  6. Leve em consideração que provavelmente precisará de pessoal para limpeza e organização durante e após a festa.
  7. Cuidado com o som muito alto, verifique se precisará de alvará da prefeitura para realizar o casamento com banda ou DJ.
  8. Planeje quais pontos da casa vocês pretendem utilizar, considerem a possibilidade de alugar tendas e contratem serviços de iluminação para deixar a festa ainda mais bonita.
  9. A pista de dança também pode ser alugada caso não haja um espaço na casa que possa ser usado para esse fim.
  10. Não se esqueça de que as crianças correm e brincam durante festa e é importante que não haja nada no caminho que possa oferecer risco à elas. Talvez seja uma boa idéia ter um espaço para eles ficarem distraídos jogando ou pintando.
  11. Decore a casa de acordo com o estilo do casamento. Os noivos podem eles mesmos decorar os ambientes ou contratar um serviço especializado.
  12. Uma opção interessante é decorar com fotos dos noivos e com fotos deles com a família e amigos para deixar o ambiente com um toque ainda mais pessoal e personalizado.