Calorias são todas iguais?

Veja o que são e porque elas são tão importantes ao organismo humano

Por Ana Carolina Gabriel

calorias sao todas iguais Calorias são todas iguais?

Dieta dos pontos, da balança, dos sucos. São tantas as formas de buscar o corpo perfeito que mulheres se submetem a regimes sem consultas médicas e acabam tendo problemas de saúde futuramente.

A redução de calorias e o consumo de determinados tipos de alimentos são a base para controlar o peso. Mas afinal, ter essas atitudes auxiliam realmente na diminuição de calorias?

Segundo a especialista em nutrição funcional, Bianca Giuliano, cada indivíduo necessita de determinados valores calóricos, o que difere de pessoa a pessoa. “Para sabermos as necessidades diárias de calorias que cada pessoa precisa, temos que saber da necessidade de cada indivíduo, de acordo com o estilo de vida que ele tem e que é muito pessoal”, comenta.

Para isso, leva-se em consideração a rotina diária de cada um, além também de alguns requisitos que ditarão exatamente a necessidade pessoal. “Deve-se levar em consideração a idade, peso, altura, se pratica algum exercício físico, se possui alguma patologia, ou seja, uma doença catabólica, por exemplo, que gasta mais energia, ou uma obesidade que gasta menos por conta de todo o processo inflamatório da doença”, comenta Bianca.

A caloria é a quantidade de energia que o corpo precisa para realizar todas as atividades diárias. “Caloria é a quantidade de energia necessária para elevar 1 grau a temperatura de 1 litro de água, ou seja, é a energia que o corpo precisa para funcionar adequadamente e exercer o processo de respiração, pensamento, etc”, explica Bianca.

Por isso, deve-se levar em conta a seriedade e a necessidade de buscar acompanhamento médico para a realização de qualquer tipo de dieta, já que é preciso levar em conta a necessidade calórica diária, além também de quais são os alimentos que você deve consumir para manter a saúde e o organismo em pleno funcionamento.

A nutricionista alerta que além da caloria que o seu corpo precisa, não adianta em nada consumi-las em alimentos que não ofereçam sustentação e qualidade de vida. “A caloria é importante para conseguirmos fazer as nossas rotinas diárias com disposição, no entanto, vale ressaltar que cada alimento, além da quantidade de calorias, deve conter nutrientes importantes para o funcionamento saudável do organismo”, diz.

O consumo de frituras em demasia também deve ser totalmente recriminado, já que elas são bastante calóricas e acaba se transformando em gordura no corpo. Aliadas ao sedentarismo, ocasionam aumento de peso.

Especialistas recomendam a prática de algum tipo de exercício físico que auxiliará no funcionamento do organismo e a queima de gorduras localizadas. Além também de uma dieta balanceada e acompanhamento médico, o que resultará em um corpo saudável e ótima qualidade de vida.