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Calorias são todas iguais?

Veja o que são e porque elas são tão importantes ao organismo humano

em 02/05/2012

Dieta dos pontos, da balança, dos sucos. São tantas as formas de buscar o corpo perfeito que mulheres se submetem a regimes sem consultas médicas e acabam tendo problemas de saúde futuramente.

A redução de calorias e o consumo de determinados tipos de alimentos são a base para controlar o peso. Mas afinal, ter essas atitudes auxiliam realmente na diminuição de calorias?

Segundo a especialista em nutrição funcional, Bianca Giuliano, cada indivíduo necessita de determinados valores calóricos, o que difere de pessoa a pessoa. “Para sabermos as necessidades diárias de calorias que cada pessoa precisa, temos que saber da necessidade de cada indivíduo, de acordo com o estilo de vida que ele tem e que é muito pessoal”, comenta.

Para isso, leva-se em consideração a rotina diária de cada um, além também de alguns requisitos que ditarão exatamente a necessidade pessoal. “Deve-se levar em consideração a idade, peso, altura, se pratica algum exercício físico, se possui alguma patologia, ou seja, uma doença catabólica, por exemplo, que gasta mais energia, ou uma obesidade que gasta menos por conta de todo o processo inflamatório da doença”, comenta Bianca.

A caloria é a quantidade de energia que o corpo precisa para realizar todas as atividades diárias. “Caloria é a quantidade de energia necessária para elevar 1 grau a temperatura de 1 litro de água, ou seja, é a energia que o corpo precisa para funcionar adequadamente e exercer o processo de respiração, pensamento, etc”, explica Bianca.

Por isso, deve-se levar em conta a seriedade e a necessidade de buscar acompanhamento médico para a realização de qualquer tipo de dieta, já que é preciso levar em conta a necessidade calórica diária, além também de quais são os alimentos que você deve consumir para manter a saúde e o organismo em pleno funcionamento.

A nutricionista alerta que além da caloria que o seu corpo precisa, não adianta em nada consumi-las em alimentos que não ofereçam sustentação e qualidade de vida. “A caloria é importante para conseguirmos fazer as nossas rotinas diárias com disposição, no entanto, vale ressaltar que cada alimento, além da quantidade de calorias, deve conter nutrientes importantes para o funcionamento saudável do organismo”, diz.

O consumo de frituras em demasia também deve ser totalmente recriminado, já que elas são bastante calóricas e acaba se transformando em gordura no corpo. Aliadas ao sedentarismo, ocasionam aumento de peso.

Especialistas recomendam a prática de algum tipo de exercício físico que auxiliará no funcionamento do organismo e a queima de gorduras localizadas. Além também de uma dieta balanceada e acompanhamento médico, o que resultará em um corpo saudável e ótima qualidade de vida.

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