Dicas de Mulher Dicas de Moda

Calça de alfaiataria: um guia para sair do básico

Confira dicas para criar looks de todos os estilos, do clássico social ao fashion descolado, com a calça de alfaiataria

em 17/03/2017

Reprodução / My Showroom

Já foi o tempo em que a calça de alfaiataria era uma peça usada somente em ambientes de trabalho ou eventos mais formais. Ela ganhou espaço em produções casuais do dia a dia, seja em um simples passeio no shopping, ou, no aniversário da amiga.

A calça de alfaiataria é um clássico do guarda-roupa feminino e não precisa ser usada somente com blazers e camisas sociais, você também consegue montar looks mais descolados com a peça.

Misturar texturas, cores e até mesmo apostar em um sapato menos formal, já fazem toda a diferença no visual. Comece experimentando um modelo diferente da calça de alfaiataria, como uma pantacourt, ou simplesmente saindo do pretinho básico.

Elaboramos algumas dicas em parceria com a consultora de estilo Danyla Borobia, para você criar looks incríveis com a calça de alfaiataria em looks formais e para além deles. Confira!

Alfaiataria em looks formais

Foto: Reprodução / Hoje Vou Assim Off / Glam for You / Van Duarte

Provavelmente a combinação mais vista com a calça de alfaiataria é em looks formais. Danyla dá algumas dicas para inovar no visual, seja ele para ambientes formais ou mais casuais: “as calças de alfaiataria em cores mais claras, como nude, pérola e cinza, deixam o visual mais leve e ainda assim formais e compõem muito bem com blusas, blazers ou cardigãs coloridos.”

Outra dica valiosa é misturar texturas para modernizar o look, “substituir o blazer ou paletó por um cardigã ou tricô pode deixar o look mais feminino e jovial”, finaliza Danyla.

Alfaiataria em looks descontraídos

Foto: Reprodução / Luisa Accorsi / Van Duarte / Carol Burgo

“Qualquer modelo de calça de alfaiataria poderá ser usado para compor looks descolados, lembrando que os acessórios, cores e tecidos darão o tom do estilo despojado”, afirma a consultora. Danyla também indica algumas peças-chave para deixar o visual mais descolado, como uma camisa jeans, um tênis, jaqueta de couro e uma t-shirt. “O mix de estilo tende a deixar o look mais enriquecido e ainda descontraído”, complementa Danyla.

Alfaiataria em looks fashionistas

A ideia aqui é brincar de compor a calça de alfaiataria com peças mais ousadas e moderninhas, explica Danyla. O tênis branco é o queridinho da vez, mas um acessório de impacto também é uma boa pedida, assim como um top cropped e um maxi colete. Brincar com combinação de cores, para sair do básico preto e cinza, também é uma aposta certeira. “Nesse tipo de composição, o modelo da calça pantacourt, saruel ou clochard darão o ar fashionista”, finaliza Danyla.

Alfaiataria em looks de festa

Foto: Reprodução / Van Duarte / Blog da Mariah / Do Jeito H

A consultora de estilo explica que a primeira coisa a se fazer é verificar se a ocasião permite o uso de calças. “A calça alfaiataria já imprime um ar de formalidade e sofisticação, para esse tipo de evento o melhor é optar por partes de cima mais sofisticadas e festivas, ou seja, tecidos nobres, veludo, metalizados, com aplicações e bordados, além de compor com terceira peça e abusar dos acessórios mais glamourosos”, explica Danyla.

Alfaiataria em looks de inverno

Aqui as sobreposições são mais que bem vindas. Usar e abusar de coletes, cardigãs e casacos mais pesados também. Em relação aos sapatos, Danyla dá algumas dicas: “as calças com a boca mais aberta, reta ou flare, podem ser compostas com meias e sapatos mais fechados, por exemplo, botinhas curtas, oxfords ou outros modelo com shape masculino. Para alongar a silhueta o melhor é que a meia tenha a mesma cor do sapato ou da calça.”

Os diversos modelos de calça alfaiataria

Além de variar as combinações e ocasiões onde você usará a alfaiataria, outro fator que pode fazer diferença no look é o modelo/corte escolhido.

Para te ajudar a criar looks de diferentes estilos, conheça um pouco sobre os principais modelos de calça de alfaiataria, como identificá-los e quais tipos de corpo cada um valoriza.

Alfaiataria reta

Foto: Reprodução / Viva Luxury

O modelo mais comum que você encontra e também o mais democrático. “Seu corte é reto na perna, o bolso geralmente é em faca e a cintura é levemente mais alta, porém é facilmente encontrada com a cintura mais baixa”, explica Danyla. É um modelo ótimo para qualquer tipo de corpo, em especial as silhuetas com o quadril mais largo e bumbum avantajado, pois, as pernas retas tendem a diminuir visualmente o quadril. Quanto aos sapatos, a consultora explica que podem ser os mais variados, desde um scarpin a um oxford, tudo irá depender da ocasião e do seu estilo.

Alfaiataria cigarrete

Foto: Reprodução / Glam for You

A calça de alfaiataria no modelo cigarrete é um pouco mais formal e uma ótima opção para as mulheres com quadril estreito e bumbum pequeno, pois evidencia e valoriza essa região. “Esse modelo é mais seco, bem mais justo, porém, não muito agarrado como a skinny, geralmente a barra acaba no osso do tornozelo e a cintura tende a ser mais alta”, explica a consultora de estilo.

Alfaiataria flare

Foto: Reprodução / Chata de Galocha

Esse modelo tem a cintura mais alta, é mais justa até o joelho e abre em direção ao pé. Danyla explica que vale se atentar para a abertura da boca da calça, para dar a sensação de silhueta alongada e elegância ao look o melhor é deixar a barra mais comprida, quase arrastando no chão, cobrindo bem o sapato. Para complementar o visual vale apostar nos saltos, scarpins, sapatilhas de bico fino e anabelas.

Alfaiataria pantacourt

Foto: Reprodução / Luisa Accorsi

Esse modelo geralmente termina no meio da canela e tem as pernas mais amplas. A consultora explica que é um modelo de calça de alfaiataria informal, perfeito para compor looks fashionistas e que o melhor é verificar o dress code da empresa ou do evento para ver se é viável apostar em looks com ela. Quanto aos sapatos, podem ser os mais variados e para quem quer alongar a silhueta, vale combinar com a cor da calça.

Como escolher a alfaiataria ideal?

Para não ter dúvidas na hora de escolher a sua calça de alfaiataria perfeita, a consultora de estilo, Danyla Borobia, listou alguns aspectos importantes na hora de fazer a escolha certa. Confira!

Modelo: É importante avaliar em quais ocasiões ela será usada e o tipo físico, não é obrigatório o uso especifico de um modelo para determinada silhueta, o que importa é a mulher se sentir segura e linda com a calça;

Qualidade do tecido: As calças não devem enrugar nas laterais do quadril e na parte interna das coxas, elas devem ter um caimento reto, que acompanha a silhueta;

Cor: As cores neutras como o preto, marinho, vinho, cinza, nude, tecidos opacos e risca de giz são ótimas escolhas para as iniciantes ou para ter aquela calça alfaiataria coringa no armário;

Acabamento interno: Uma boa calça de alfaiataria tem as costuras cobertas por viés confortáveis. Analisar a etiqueta, nela contém a composição do tecido, quanto maior o percentual de tecido natural na composição melhor será a peça, a origem e forma de lavagem e secagem;

Selecionamos algumas calças para você comprar online e arrasar nas produções do dia a dia.

Imagem: Dicas de Mulher

Onde comprar

  1. Calça alfaiataria Flare, na Oqvestir
  2. Calça alfaiataria Cropped, na Amaro
  3. Calça alfaiataria Brilliant, na Amaro
  4. Calça alfaiataria Reta, na Oqvestir
  5. Calça alfaiataria Risca de giz, na Oqvestir
  6. Calça alfaiataria Alta, na Amaro

Você encontra os modelos mais variados, para compor looks de estilos diferentes e também para qualquer ocasião. Escolha uma alfaiataria que seja a sua cara e arrase por aí!

Mais inspirações do bom uso da calça alfaiataria

Confira algumas imagens inspiradoras para você criar looks maravilhosos com a calça de alfaiataria.

Reprodução / Thássia Naves


Reprodução / Luisa Accorsi


Reprodução / Hello Shopping


Reprodução / Miroslava Duma


Reprodução / Sonya Esman


Reprodução / Helena Bordon


Reprodução / Thássia Naves


Reprodução / Paula Martins


Reprodução / Girl With Curves


Reprodução / My Showroom


Reprodução / What Kumquat


Reprodução / La Georgienne


Reprodução / Marina Loyko


Reprodução / My Showroom


Reprodução / Miriana’s World


Reprodução / Chata de Galocha


Reprodução / Hoje Vou Assim Off


Reprodução / Amanda Santiago


Reprodução / Carol Burgo

Só look lindo e cheio de personalidade, né? Agora que você já leu todas as dicas e se inspirou, é só escolher o seu modelo de calça favorito e montar produções cheias de estilo!

Comentários
Dicas relacionadas