Caixotes de madeira na decoração

Saiba como decorar sua casa reaproveitando caixotes de feira para deixar o ambiente mais moderno de forma sustentável e sem gastar muito

Por Alessandra Busko
Atualizado em 07/04/2012 15:51

caixote feira decoracao Caixotes de madeira na decoração

Sabe aqueles caixotes de madeira que transportam frutas, verduras e demais alimentos e produtos até as feiras livres e supermercados, mas logo são descartados? É possível reaproveitar esses caixotes e transformá-los em lindos objetos de decoração para deixar sua casa cheia de estilo. Para isso, basta soltar a criatividade e apostar sem medo.

Acredite, com simples caixotes de feira é possível fugir do comum e criar estantes, mesas, cantoreiras, armários, caixas organizadoras, bancos estofados e até mesmo floreiras. Tudo para deixar o seu ambiente renovado sem precisar gastar muito.

A grande vantagem é que apostar nos caixotes de madeira na decoração, é uma forma econômica e sustentável, já que você pode customizar em casa mesmo, de acordo com o seu gosto. Os caixotes de madeira podem decorar qualquer lugar como a sala, quarto, cozinha, banheiro e até mesmo o jardim. Eles podem ser acomodados normalmente ao chão ou pendurados nas paredes.

Quanto a escolha do tipo da caixa, não há regras. Ela pode ser tanto de tamanhos pequenos, médios ou grandes, isso depende do gosto e de como você irá usar a peça no ambiente. Os caixotes podem ser encontrados em materiais como MDF ou de madeira tipo pinus, que é mais resistente. Ambos podem ser, na maioria das vezes, doados em feiras e mercados ou feitos sob encomenda por um madeireiro.

A única recomendação feita ao adquirir esses caixotes é deixá-los livre das farpas que podem machucar ou estragar pisos e tecidos. Para isso, lixe toda a madeira da caixa antes de dar início a qualquer tipo de pintura ou outra customização. Se os parafusos estiverem frouxos, é necessário fazer reparos para evitar que o caixote desmonte com o tempo.

Como decorar?

Para uma decoração mais discreta, prefira customizar os caixotes de madeira com tonalidades neutras ou com o material cru mesmo. Use apenas com verniz em cima para dar acabamento e deixar a peça com cara de móvel. Se a intenção é dar uma aparência de ambiente mais “clean”, aposte nos caixotes pintados com tinta branca.

As cores vibrantes também deixam a decoração mais interessante e destaca o ambiente, principalmente quando o espaço é mais básico e sem muita informação. Vale a pena fazer um mix de cores diferentes para ousar ainda mais.

A moda das estampas também pode ser aplicada nos caixotes de madeira, seja através de tecidos, papéis ou colagens de imagens de revistas ou jornais. Basta escolher a ilustração que preferir e soltar a criatividade para criar um caixote exclusivo.

Móveis de caixotes

Para transformar os caixotes de madeira em poltronas, é recomendado que o material seja resistente – de preferência o pinus – bem pregado e que tenha um assento customizado da maneira que preferir com as medidas exatas da caixa. Para fazer mesas, é preciso acrescentar um tampão de vidro ou outro material acima dos caixotes, eles garantem que a peça fique ainda mais moderna. Tanto nas poltronas como nas mesas de centro é possível acrescentar rodinhas nas caixas para transportar o móvel para qualquer canto da casa.

Criar estantes, armários, cômodas e mesinhas com caixotes de madeira não é nada difícil, basta pintar como quiser e em seguida, empilhar uma caixa na outra e pregar ou aplicar uma cola específica para madeira. Já para montar caixotes como se fossem armários, pedaços de madeira cortados na medida certa e colocados por um profissional podem ser transformados em portas ou até mesmo gavetas e deixam as simples caixas de feira com cara de um móvel comprado em loja mesmo. Para dar mais sustentação e deixar o móvel mais alto, basta acrescentar pézinhos.

Transformar os caixotes em nichos dá uma graça a mais ao ambiente, mas é preciso apenas um pouco de atenção para colocá-los na parede. As caixas podem ser aplicadas da forma que desejar: alinhadas, desproporcionais, todas juntas fingindo ser uma estante ou até mesmo espalhadas pelo espaço. Essa é uma ótima ideia para investir em salas, escritórios, quartos e banheiros para transformá-los em porta-livros, revistas, enfeites ou até mesmo guardar toalhas de banho, produtos de beleza e o que mais desejar no novo móvel sustentável.