Cabelos oleosos podem usar óleo de argan?

O chamado óleo marroquino possui propriedades hidratantes e vitaminas, o que garante proteção também ao fios mais oleosos

Por Ana Carolina Gabriel
Atualizado em 15/01/2014 18:48
cabelo oleoso pode usar argan Cabelos oleosos podem usar óleo de argan?

Foto: Thinkstock

Quando o óleo de argan foi incorporado ao mercado de cosméticos, grande foi a procura do produto por mulheres e cabeleireiros do Brasil. Isso porque o chamado ‘ouro marroquino’ possui propriedades hidratantes, efeito antioxidante e regenerativo dos fios.

Rico também em vitamina A, D e E, o óleo de argan oferece muito mais maciez, brilho e deixa os cabelos bem mais sedosos. Apesar de os benefícios do ouro marroquino serem já conhecidos, muitas mulheres com cabelos oleosos tem dúvidas se esse produto também é indicado para seus cabelos.

A resposta? Sim, ele é indicado e deve ser incluído nos cuidados diários com os fios. A dermatologista Fernanda Casagrande, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, explica que “embora os fios com mais oleosidade necessitem de cuidados especiais, o óleo de argan pode sim ser usado para a hidratação capilar”.

Para a dermatologista, o óleo marroquino é ideal para os fios com mais oleosidade, se comparado com outros reparadores. “O óleo de argan possui propriedades únicas, já que ele é muito semelhante à nossa hidratação natural. Devido à essas propriedades, ele consegue aderir melhor à fibra, porém, sem deixar os fios pesados ou oleosos. Isso o diferencia dos outros reparadores, que podem piorar muito a oleosidade”, explica.

Hidratação para cabelos oleosos

Hidratar os cabelos frequentemente é preciso, já que a hidratação (caseira ou profissional) traz mais saúde e vitalidade aos fios. No caso dos cabelos oleosos, a dermatologista explica que é preciso analisar o nível de oleosidade dos fios, para depois escolher o melhor hidratante.

“Pode-se optar por máscaras que protegem o couro cabeludo durante a hidratação e evitam que fique oleoso. E quanto ao tipo de hidratação, este deve ser escolhido considerando o estado da fibra capilar” afirma.

Dicas de cuidados para cabelos oleosos

Fernanda sugere ainda que, além das hidratações com o óleo de argan, é preciso usar, pelo menos uma vez por semana, xampus anti-resíduos. A dermatologista listou também alguns cuidados diários. Tome nota:

  • Não use água muito quente para lavar os cabelos. No final da higienização dos fios, a água fria ajuda a garantir o controle da oleosidade.
  • Não aplique condicionador próximo do couro cabeludo.
  • Evite usar creme para pentear sem enxágue.
  • Não use shampoo com muito agente condicionante.

Segundo Fernanda, usar shampoo para volume também é uma boa opção. “Eles não deixam a raiz oleosa e também não ressecam a fibra, que é o que acontece com a maioria dos xampus para cabelos oleosos”, finaliza.