Cabelos castanhos: aprenda a cuidar e valorizar

O uso de produtos específicos para cabelos castanhos garante que os fios não fiquem frágeis ou quebradiços

Por Deborah Busko
Atualizado em 04/07/2012 11:13

cabelos castanhos Cabelos castanhos: aprenda a cuidar e valorizar

Os tons de castanho estão em alta entre as cores de cabelo 2011. São cores que combinam tanto para quem tem pele clarinha e pálida como para quem tem a pele bronzeada.

Ao contrario do que muita gente pensa, os cabelos castanhos também precisam de cuidados especiais. O uso de produtos específicos para o tom garante que eles não fiquem frágeis ou quebradiços.

Os xampus e condicionadores para cabelos castanhos realçam e intensificam a cor, tanto dos cabelos coloridos como dos naturais. Aliás, os cabelos castanhos tingidos desbotam ainda mais rápido que os loiros. Por isso, os cremes com proteção solar, que criam uma camada protetora nos fios e garantem a duração da cor não devem ser deixados de lado.

Aplicar silicone é um dos cuidados com cabelos castanhos que ajuda a fechar as escamas dos fios e deixar as madeixas com um aspecto mais uniforme e brilhante. Use nos cabelos secos ou levemente úmidos.

O spray fixador é ótimo para dar acabamento ao penteado, mas é um dos grandes inimigos dos cabelos castanhos. O produto provoca desbotamento dos castanhos, por isso, use somente quando for indispensável e em seguida, trate de hidratar os fios.

Um erro muito comum ao pintar os cabelos em casa com tonalidades de marrom muito quente, principalmente castanho-dourado, é ter como resultado fios alaranjados. Os melhores castanhos são os tons bem escuros ou os claros. Para não errar, opte por um marrom neutro e peça a orientação de um profissional.

Uma boa dica para valorizar os cabelos castanhos é combinar a cor um com corte que dê balanço aos fios, pode ser em várias camadas. Deixar as pontas mais claras dá um efeito incrível.