Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Buffaloberry: o novo superalimento?

A fruta possui grande quantidade de vitamina C e antocianinas, que são altamente antioxidantes

em 04/12/2013

Foto: Thinkstock

O nome é exótico e talvez você nunca tenha ouvido falar mesmo de Buffaloberry. Mas certamente vai ficar encantada com todos os benefícios que esta fruta – que tem sido apontada como um novo superalimento – pode oferecer à sua saúde.

Pequena, vermelha e levemente azeda, a Buffaloberry é uma fruta nativa de pequenas províncias do Canadá e, por ser rica em nutrientes, tem surpreendido os cientistas. Uma pesquisa da Universidade de Saskatchewan, por exemplo, apontou que ela é riquíssima em substâncias de alto impacto para a saúde.

Benefícios da Buffaloberry

Vivian Ragasso, nutricionista esportiva do Instituto Cohen, explica que esta fruta nativa do Canadá é rica em vitamina C e antocianinas – que são altamente antioxidantes.

“Além de aumento na imunidade e precursor de colágeno devido à alta quantidade de vitamina C, essa fruta possui antocianinas que agem na modulação da dor, por isso, são ideais no trabalho de recuperação de lesão”, explica a nutricionista.

“As antocianinas são ainda antioxidantes, proporcionam efeitos anti-inflamatórios e atuam como protetor cardiovascular”, acrescenta a profissional.

O estudo da Universidade de Saskatchewan apontou, inclusive, que o elevadíssimo teor de vitamina C encontrado na Buffaloberry é equivalente à quantidade de vitamina C existente em quatro laranjas. Acredita-se ainda que a fruta possa proteger a pessoa contra alguns tipos de câncer e contra o envelhecimento precoce.

Como usá-la?

Vivian Ragasso destaca que a fruta é bastante versátil, podendo ser usada para fazer sucos, smoothies, caldas para bolos, geleias, além de acompanhar iogurtes.

A nutricionista acrescenta ainda que, além de todos os benefícios citados acima, a fruta é uma boa aliada da dieta por ser baixa a sua quantidade calórica.

Onde encontrá-la?

Talvez este seja seu único “defeito”. A Buffaloberry ainda é considerada uma fruta rara e, conforme destaca a nutricionista Vivian, é muito difícil encontrá-la no Brasil. “Mas, em grandes importadoras, no mercadão de São Paulo, Ceasa (Centrais Estaduais de Abastecimento) e empórios que comercializam produtos diferenciados deve ser possível encontrar a fruta”, diz.

Fora do Brasil

A Buffaloberry é bastante usada em pequenos vilarejos onde a população acredita que a fruta possui o poder de tratar e prevenir diversas doenças e problemas de saúde: artrite, tuberculose, doenças sexualmente transmissíveis, problemas de estômago, febre, câncer de estômago, cálculos biliares e problemas ginecológicos.

Apesar da crença popular neste poder da fruta e de estudos recentes apontarem alguns desses benefícios oferecidos por ela, mais pesquisas precisam ser feitas para comprovar o efeito da Buffaloberry sobre todas essas doenças.

Comentários
Dicas relacionadas