Dicas de Mulher Dicas de Saúde

46 receitas de bruschettas para entradas cheias de sabor e criatividade

Combinando fatias crocantes de pão e seu recheio favorito, a bruchetta é o aperitivo certeiro para agradar sem muito esforço

em 16/12/2016

Foto: Getty Images

Receita de origem italiana, a bruschetta parece ter nascido da oportunidade de se aproveitar as sobras de pão. Ela é tradicionalmente feita de maneira simples: basta dourar fatias do pão no forno ou frigideira, esfregar um dente de alho nessas fatias, e depois cobri-las com tomate picado, manjericão e azeite.

Porém, com o passar do tempo, com a bruschetta tornando-se tão popular aqui no Brasil, e, devido à criatividade do povo brasileiro que adora se aventurar na cozinha, a receita ganhou inúmeras versões, das mais básicas às mais elaboradas, mas sempre mantendo a proposta de ser um aperitivo fácil e saboroso.

Assim, hoje não existem mais regras! Pode-se utilizar o que desejar em cima de fatias de um pão crocante!

Bruschetta é ótima pedida para quando se vai receber os amigos em casa, como entradinha de um jantar, por exemplo, como aperitivo em um sábado à tarde ou até para matar a fome de um finalzinho de domingo ou para satisfazer a vontade de comer algo diferente durante semana.

Bruschetta, afinal, é a prova de que algumas coisas são tão deliciosas quanto simples, e que essa é a melhor proporção para o dia a dia. Inspire-se com as receitas abaixo para criar suas bruschettas sempre que pensar em um aperitivo prático e saboroso.

Tradicionais

Foto: Reprodução / Gordelícias

1. Bruschetta de tomate: uma entrada fácil e que não suja muita louça para fazer. Basta picar o tomate e acrescentar alguns outros ingredientes! Você usará pão italiano, manjericão, azeite, alho, sal e pimenta-do-reino.

2. Bruschetta tradicional integral: boa dica para quando vai se receber visitas em casa. É um aperitivo saudável e fácil de fazer. A combinação de sabores do tomate e do manjericão é incrível e provavelmente agradará a todos!

3. Bruschetta de tomate e manjericão: para fazer esta entradinha prática e gostosa, você usará pão italiano, alho, azeite extravirgem, tomates, manjericão fresco picado, sal e pimenta-do-reino a gosto.

4. Bruschetta de tomate e pimentão: para uma entrada elegante e cheia de sabor! Você precisará de pão italiano, alho, parmesão, tomate, manjericão, azeite extravirgem, sal, pimenta-do-reino, pimentão amarelo e vermelho.

5. Bruschetta de mussarela com tomate: você precisará, em primeiro lugar, de um pão firme (como, por exemplo, ciabatta rústica). Além dele, usará, basicamente, cream cheese, tomate, queijo mussarela, orégano, flor de sal e azeite.

6. Bruschetta de tomate e parmesão: uma entrada elegante e que todo mundo gosta, ideal para servir para os amigos! Você precisará somente de pão italiano, tomates maduros, manjericão, azeite, sal, alho e parmesão ralado.

7. Bruschetta de queijo brie e tomate: não é uma receita simplesmente, mas, sim, algumas dicas para se fazer uma boa bruschetta! E a primeira delas é escolher um pão crocante por fora e “carnudo” por dentro, além de usar alho, azeite, entre outros ingredientes que fazem a diferença no resultado final!

8. Bruschetta de tomate, manjericão e queijo estepe: fácil de fazer e ideal para quando se vai receber visitas em casa! Você precisará apenas de pão italiano, tomates maduros, alho, molho de tomate, queijo estepe picado, manjericão fresco, azeite, sal e pimenta-do-reino.

9. Bruschetta de queijo de cabra e tomate cereja: uma bruschetta especial, com ingredientes que fazem a diferença na hora de dar sabor, como, por exemplo, vinagre balsâmico, açúcar mascavo, creme de leite e alho.

10. Bruschetta de creme de queijo e tomate confit: como lanchinho ou como entrada, essas bruschettas ficam deliciosas e bonitas! Você precisará de tomates sweet, alho, azeite, tomilho, sal, açúcar, pão italiano e creme de queijo Minas.

11. Bruschetta de tomate e queijo vegetal cremoso: o queijo vegetal não fica com aquele “puxa-puxa” que o queijo normal (feito com leite de vaca) tem, mas fica bem cremoso e combina bastante com as bruschettas. Esta é uma receita vegan que serve em média duas pessoas.

Com cogumelos

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

12. Bruschettas de cogumelos: ideal para aqueles dias em que se quer uma refeição mais leve, porém, gostosa. A receita é bem simples, mas com um sabor surpreendentemente delicioso, combinando cogumelos salteados no azeite, ervas e um toque cítrico do limão siciliano com a doçura do molho caseiro de tomates.

13. Bruschetta de cogumelos cremosos e parmesão: tem um toque refinado devido ao uso de cogumelos variados e um bom parmesão. Além deles, você precisará de pão italiano, alho, azeite, manteiga, salsinha, vinho branco, sal, pimenta e creme de leite fresco.

14. Bruschetta de cogumelos com queijo Ementhal: uma entradinha elegante e gostosa para servir aos amigos, inclusive para aqueles que não comem carne. Você usará azeite, shitake, shimeji, cebolinha picada, pão italiano ou ciabatta, queijo Ementhal, sal e pimenta-do-reino.

15. Bruschetta de shitake: um petisco fácil de fazer e gostoso, especialmente para quem adora cogumelos! Você precisará de pão italiano, shitake, manteiga sem sal, shoyu, óleo de gergelim, alho e queijo Gruyére (opcional) ou outro de sua preferência!

16. Bruschetta de brie com rúcula e pignoles: uma ideia elegante, mas fácil de fazer! Você usará apenas pão italiano (ou ciabatta) fatiado, queijo brie cortado em fatias, pignoles, maço de rúcula, azeite e pimenta-do-reino.

17. Bruschetta de funghi secchi e queijo estepe: simples de fazer, sem mistério nenhum! Além do funghi secchi, você precisará de um pouco de azeite trufado de trufas brancas, o que dá um toque muito especial à receita. Mas, pode usar também um bom azeite de oliva extravirgem, se preferir.

18. Bruschetta de funghi: se gostar de gorgonzola, ele é um queijo que combina bem com shimeji. Fica a dica! Você usará ainda shitake, cebola, óleo de gergelim, azeite, molho de yakisoba e pão italiano.

19. Bruschetta de peperoni e champignon: uma mistura diferente e deliciosa de peperoni, com champignon e azeitona preta, para dar o charme. Uma ótima pedida para uma entrada. Suas visitas irão amar!

Com queijo

Foto: Reprodução / Fotografando à mesa

20. Bruschetta de pera e brie: ideal para quem gosta de inovar na cozinha, mas é válido saber que esta é uma receita mais trabalhosa. Além disso, não rende muito. Duas peras inteiras rendem aproximadamente quatro bruschettas grandes.

21. Bruschetta de gorgonzola e uvas passas: aquele petisco rápido de fazer e que agrada a todos. Você precisará de pão italiano, gorgonzola, uva passa branca, água e açúcar. Uma combinação de sabores gostosa e marcante, para quem aprecia muito esses ingredientes!

22. Bruschetta de figo e gorgonzola: maneira de inovar a tradicional bruschetta, fazendo um aperitivo charmoso e muito gostoso. Para acompanhar, a dica é uma caipirinha de melancia, também refrescante!

23. Bruschetta de creme de queijo e figos: uma combinação de sabores deliciosa e elegante, para impressionar os convidados! Você usará pão escuro, figos, queijo de barrar, amêndoas laminadas, tomate cherry, vinagre balsâmico e açúcar.

24. Bruschetta de creme de queijo e azeitonas pretas: de preparo fácil, essa bruschetta fica bonita e com sabor marcante (já característico da azeitona preta). Você usará, além das azeitonas, pão rústico, alho, creme de ricota, suco de limão, azeite, sal e pimenta-do-reino.

25. Bruschetta de gorgonzola e pimentão: de sabores fortes e muita elegância. O adocicado do pimentão brinca com o sabor do gorgonzola e o resultado é um aperitivo único e intrigante, boa pedida para ser servido em uma reunião especial entre amigos. Todos vão se surpreender!

Com embutidos e peixes

Foto: Reprodução / Be nice, make a cake

26. Bruschetta de presunto e mussarela: pode ser tanto uma refeição principal, acompanhada de uma salada, por exemplo, como uma entrada para servir aos convidados! Outra sugestão é usar a bruschetta como acompanhamento de uma boa sopa!

27. Bruschetta ao pesto com presunto cru e rúcula: nesta receita, é usado o pão ciabatta, que tem a casca mais fina e um pouco mais macia do que o pão italiano. Se você optar por este pão também, deve cortá-lo em fatias transversais, deixando-as maiores, mais compridinhas e perfeitas para receber a cobertura que você escolher.

28. Bruschetta de sardinha: trata-se de um pão de centeio com uma cebolada por cima e sardinha em conserva. Diferente e gostosa, a receita serve quatro pessoas e você usará somente ingredientes fáceis!

29. Bruschetta de mortadela, mussarela de búfala e tapenade: fica pronta em pouco mais de 15 minutos, é simples de fazer, diferente e gostosa. Ótima para servir aos convidados! E vai muito bem com cerveja pilsen!

30. Bruschetta de presunto Parma com pera: uma combinação de sabores incrível. Ideal para aquele dia em que você vai receber visitas e quer preparar algo elegante e gostoso, mas também prático!

31. Bruschetta de bacalhau: impressionantemente leve e deliciosa, além de fácil de fazer. Você precisará de bacalhau já dessalgado, cebola roxa, salsa picadinha, azeitonas pretas, pimentão amarelo, tomate pequeno e azeite.

32. Bruschetta de brandade de bacalhau: a combinação com cebolas caramelizadas, tomatinhos picados e azeitonas pretas fica incrível. Mas, se preferir, você pode escolher outros ingredientes. A dica é servir as bruschettas com um saboroso molho de pimenta.

33. Bruschetta de bacon, ricota e mel: você precisará de pão italiano (ou baguete ou o pão que preferir), queijo tipo ricota, azeite, bacon e mel. Você pode substituir a ricota por queijo feta. E, se usar o feta, não precisa temperar com sal.

34. Bruschetta de pastrami de micro-ondas: fácil de preparar, você precisará apenas de pão italiano ou francês, pastrami (que pode ser substituído por presunto, mortadela, azeitona), cebola, alho, parmesão, tomate, sal e pimenta-do-reino. Para harmonizar, a dica é uma boa cerveja!

35. Bruschetta de pastrami, provolone, tomate e pimenta biquinho: cheia de personalidade e sabor. Além dos ingredientes principais você usará cream cheese, salsa e azeite. O pão utilizado na receita é o ciabatta, mas você pode escolher o seu preferido.

36. Bruschetta de sardinha, rúcula e tomates picantes: uma opção saudável e cheia de sabor, além de prática! Você usará apenas pão, a sardinha em lata, azeite, alho, rúcula selvagem e tomate cherry.

Elaboradas

Foto: Reprodução / Be nice, make a cake

37. Bruschetta de queijo de cabra com uva e pistache: uma combinação sofisticada. Boa pedida para servir como entrada em uma ocasião especial. Além dos ingredientes principais, você usará mel, e o pão pode ser o italiano ou ciabatta.

38. Bruschetta de brie com pistache e mel: uma versão diferente com uma composição de sabores perfeita. Uma excelente entrada para receber os amigos em casa, eles vão se surpreender com o sabor.

39. Bruschetta de figo com presunto cru: de preparo fácil, você precisará apenas de pão italiano ou ciabatta, presunto cru fatiado, figos cortados em rodelas, azeite e pimenta-do-reino.

40. Bruschetta de bacon, chutney de cebola e cogumelos: saborosa, a receita serve quatro pessoas ou duas pessoas com muita fome. Você precisará apenas de cogumelos miniportobello (ou outro que goste), fatias de bacon, fatias de pão à sua escolha, azeite e o chutney de cebola.

41. Bruschetta de tomate, Parma e alho negro: esta receita ganha o toque especial do alho negro que tem um sabor intenso e adocicado, com um aroma de funghi maravilhoso. Boa pedida para quem gosta de inovar na cozinha e experimentar novos sabores!

42. Bruschetta de tomate, abobrinha, azeitona e mussarela: leve e saborosa. Você precisará de pão tipo italiano, abobrinha picada, tomate, azeitonas, alho, mussarela, sal, pimenta e azeite.

43. Bruschetta de berinjela, tomate, cenoura e uva passa: entrada gostosa e fácil de fazer, ideal para oferecer para as visitas. Você usará apenas berinjela, uva passa, cebola, pão ciabatta, molho de tomate, cenoura, queijo ralado e tomate seco.

44. Torta bruschetta: uma torta fácil e gostosa, feita com pão francês. Dá para fazer com o pão mais velhinho ou pão do dia mesmo. A receita é para um refratário pequeno (17,5cm x 30cm) que serve 4 pessoas.

45. Bruschetta de alcaparras e azeitonas: bonita e saborosa, é a receita perfeita para acompanhar um bom vinho no fim de semana. O preparo é fácil e você usará apenas pão italiano, queijo coalho, tomatinho, azeitona verde, alcaparras, orégano e azeite.

46. Bruschetta de pimentos: elegante e cheia de sabor. Você usará pimentos vermelhos, pimento verde, courgette, orégãos secos, hortelã, limão, vinagre, pimenta preta, azeite, sal, boa de milho branco e alho.

Assim é a bruschetta: uma comidinha honesta, sem frescuras e que permite 1001 possibilidades, sendo alternativa para as mais variadas ocasiões!

Comentários
Dicas relacionadas