Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Brasil: segurança em prótese de mama

Entenda por que o Brasil é considerado referência mundial em cirurgias para aumento das mamas

em 19/09/2014

A mais procurada das cirurgias plásticas em nosso país, a prótese de mama, sempre ficou em evidência no Brasil. País tropical, com exposição do corpo, a busca de uma mama sexy é um sonho de toda mulher.

A cirurgia plástica brasileira, sabidamente a mais evoluída do mundo, juntamente com a dos Estados Unidos, se destacou ainda mais nessa área. Por ter ficado algum tempo proibido o uso do silicone nas próteses nos EUA, o Brasil ganhou experiência no manuseio destas próteses, enquanto os EUA usavam próteses de solução salina (soro fisiológico).

É sabido que a prótese salina tem maior propensão a estourar, dura menos e esvazia com maior frequência. A prótese de silicone é mais resistente, tem textura mais próxima da mama natural e maior durabilidade.

Isso impulsionou a produção de próteses brasileiras, que hoje é tida como uma das melhores do mundo, sendo exportada para todo o mundo e até para os EUA, que aprovam o seu uso.

No meio de tantas notícias na mídia sobre próteses de qualidade duvidosa, com silicone impróprio, tendo grande índice de ruptura, fiquei refletindo. Triste no início, por minha especialidade ter que passar por isso, sendo que médicos e pacientes nada tem de culpa sobre todo este problema.

As próteses problemáticas, fabricadas na Europa, foram avaliadas pelos órgãos de verificação de qualidade e aprovadas. Com o selo de qualidade indevido, foram usadas por médicos que acreditaram na ANVISA. Outras agências estrangeiras também certificaram erroneamente tais próteses.

A primeira conclusão que cheguei é que o governo deveria arcar com sua responsabilidade e pagar os custos das cirurgias de troca, visto que foi ele quem deu o aval para o uso e certificou uma prótese sem qualidade, colocando a saúde de muitas mulheres em risco.

A segunda e alegre conclusão é que o Brasil deve se orgulhar de ter uma das melhores próteses do mundo e os cirurgiões plásticos com maior experiência e treinamento para a mamoplastia de aumento. O Brasil é referência mundial e o melhor lugar do mundo para se colocar próteses de mama. Talvez por isso, temos operado tantas pacientes do exterior, que buscam esta cirurgia.

Andre Colaneri

é colunista do Dicas de Mulher e especialista em Cirurgia Plástica

Comentários
Dicas relacionadas