Dicas de Mulher Dicas de Saúde

42 receitas de bolo salgado que encantam pela aparência, praticidade e sabor

Eles são ótimas opções tanto como prato principal, como para um lanche mais reforçado e gostoso. Basta combinar os ingredientes e se deliciar!

em 16/12/2016

Foto: Getty Images

Os pratos “comfort food” estão em alta e são, na verdade, aqueles que, de uma maneira ou de outra, trazem conforto e/ou remetem a boas lembranças, sejam elas da infância ou de alguma época especial da vida de cada pessoa.

E, para muita gente, o bolo salgado encaixa-se neste conceito: é uma comida à qual praticamente todo mundo se rendeu pelo menos uma vez na vida, rende bastante (serve toda a família), é gostosa, prática e econômica, já que, geralmente, para fazê-la, são utilizados ingredientes que já se tem em casa.

O bolo salgado pode tanto ser prato principal, como opção para um lanche mais reforçado e gostoso, ou uma entrada, e pode ainda ser servido quente ou frio. É aquele tipo de receita que não tem segredos: você separa os ingredientes, mistura e leva ao forno.

É também daquele tipo de receita sem regras, permitindo mil e uma possibilidades: seja para quem consome ou não carne, como para quem tem alguma restrição alimentar; seja para quem prefere receitas mais leves, como para quem gosta de fazer receitas incrementadas e cheias de sabor.

Inspire-se com as receitas abaixo e faça seu próprio bolo salgado sempre usando os ingredientes de sua preferência ou aqueles que você tem em casa!

Frango, carne e peixe

Foto: Reprodução / Cozinha Vibrante

1. Bolo salgado de frango: a receita só parece trabalhosa devido às várias etapas, mas não se assustem, pois é fácil. Cada ingrediente usado para dar cor ao recheio também dá um gostinho especial. E a dica é comer este bolo bem geladinho.

2. Bolo salgado de frango integral: ótima opção para acompanhar uma salada com molho de mostarda em um jantarzinho gostoso durante a semana. Quem é vegetariano pode trocar o frango por escarola, por exemplo.

3. Bolo salgado maromba: tem uma aparência ótima, parece um pastel de forno ou uma empanada, mas, na verdade, não tem farinha e é feito com alimentos supersaudáveis. Vale a pena provar!

4. Bolo de frango, milho e ervilhas: para fazer este lindo e delicioso bolo você precisará, basicamente, de óleo, cebola, alho, frango cozido e desfiado, manjericão, tempero para frango, sal, pimenta-do-reino, milho, ervilha, extrato de tomate, maionese, pão de forma e requeijão.

5. Bolo de carne: uma “almôndega gigante”, super suculenta e cheia de sabor. Uma receita fácil de fazer e muito saborosa, ideal para um almoço ou jantar gostoso de fim de semana, e até para quando vai receber visitas em casa.

6. Bolo de carne moída recheado: você precisará de carne moída, creme de cebola, ovos, cebola picada, salsinha, sal, pimenta-do-reino, orégano, margarina para untar, linguiça calabresa e mussarela ralada.

7. Bolo à bolonhesa: de preparo muito fácil e rápido. Você vai usar farinha de trigo, fermento, ovos, óleo, molho de tomate, carne moída, sal e parmesão. Boa dica para quando dá vontade de comer algo diferente durante a semana!

8. Bolo de atum e azeitonas: receita ótima para um piquenique. Também cai bem para um lanche rápido, acompanhado por uma salada verde bem crocante. Pode-se cortar fatias e fazer um sanduíche com elas, por exemplo, variar os tipos de farinha, recheios… É muito versátil.

9. Bolo fake de atum: fácil de preparar e gostoso. Você precisará apenas de pão de forma, atum, molho de tomate, creme de leite, maionese, azeitonas e cheiro-verde. Com as bordinhas que sobrarão do pão, você pode fazer torradinhas! Elas são ótimas pra petiscar.

10. Bolo de salmão e tomate seco: apesar de ser mais sofisticado, é simples de preparar! É ainda light e não precisa nem de batedeira. Se preferir, dá também para variar o recheio e, o melhor, usar o que estiver sobrando na geladeira. Assim você faz uma receita gostosa e evita o desperdício de comida!

Embutidos

Foto: Reprodução / Cozinha Vibrante

11. Bolo salgado de calabresa: fica muito gostoso e é fácil de fazer. Você precisará de ovos, óleo, leite, farinha de trigo, fermento em pó e temperos a gosto (como, por exemplo, alho triturado, cebola, sal e orégano).

12. Bolo de calabresa picante e temperado: tem uma apresentação ótima, mas é um bolo simples, com receita prática e fácil. Ideal para o fim de semana, para acompanhar uma cerveja gelada ou até um vinho tinto.

13. Bolo de calabresa com queijo de caneca: você faz em apenas três minutos e é uma ótima opção para um café da manhã ou lanche da tarde, e também para fazer com a criançada.

14. Bolo salgado de milho e salame: um bolo bonito e saboroso. Você precisará de ovos, milho verde, leite, óleo, fermento em pó sal e pimenta. E, para o recheio, salame picado, cebola, alho, cheiro-verde e queijo mussarela.

15. Bolo de mortadela e pimenta biquinho: de preparo simples, essa verão leva, basicamente, óleo, ovos, queijo parmesão, fermento em pó, leite, farinha de trigo, sal, cheiro-verde, mortadela em cubinhos, tomate, azeitonas e pimenta biquinho.

16. Bolo de presunto e queijo: fácil e delicioso, para fazer sempre que der vontade! Você precisará de ovos, leite, manteiga, farinha de trigo, fermento em pó, sal, tomate, mussarela, presunto, azeitonas, ervilha e milho.

17. Bolo de presunto e queijo de liquidificador: fácil de fazer e com ingredientes que geralmente se tem em casa. Você usará ovos, açúcar, caldo de galinha, leite, manteiga, óleo, milho, fubá, farinha de trigo, fermento em pó, calabresa ou presunto, peito de peru ou mortadela, queijo, cheiro-verde e pimenta-do-reino.

18. Bolinhos de queijo com parma: uma versão que foge da mesmice, mas é simples de preparar. É um bolinho com a casquinha crocante e o interior macio, que até lembra um pouco o pão de queijo, porém, tem um gostinho especial dado pela combinação de queijo, presunto de Parma e pimenta.

19. Muffin de queijo e peito de peru: rápido de fazer e gostoso, para quando se quer comer algo que sacie, mas que seja prático. Você usará, basicamente, farinha de trigo com fermento, leite, ovo, mussarela, peito de peru, sal, pimenta-do-reino e outros temperos que você goste.

20. Bolo omelete com queijo e bacon: boa pedida para quem adora uma receita saborosa e prática. Você usará pão, queijo, bacon, presunto, ovos, leite, manteiga, farinha de rosca, pimenta-do-reino e cheiro-verde.

21. Muffin de calabresa e abobrinha: o rendimento da receita é de 12 bolinhos. Boa pedida para quando for receber amigos em casa no final de semana. Você pode servir quente ou frio, acompanhado de algum molho ou com mostarda e ketchup.

Sem carne

Foto: Reprodução / Be nice, make a cake

22. Bolo de queijo: um pão de queijo tamanho família, que é pra ninguém reclamar! Fica delicioso e é fácil de fazer. Ótima opção para um café da manhã mais elaborado no final de semana ou um lanche da tarde gostoso.

23. Bolo de arroz: excelente alternativa para utilizar sobras de arroz e legumes. Muito simples e rápido de preparar. Você pode adicionar ervas frescas, temperos, legumes, sementes e muito mais, fazendo as misturas de sabores que mais gosta!

24. Bolo de espinafre: uma receita bem prática, nutritiva e gostosa! Quem quiser recheá-lo com legumes temperados fica uma delícia também. A dica é fazer esta receita em uma assadeira comprida e baixa, pois quando o bolo está muito alto, demora muito para assar, podendo queimar dos lados e ficar cru no meio.

25. Bolo de cenoura: um bolo salgado, ou pão mesmo, bem temperado, de cor laranja linda e forte. Fácil de fazer e perfeito para levar em lanchinhos. E é para ser apreciado puro mesmo!

26. Bolo de batata: gostoso, fácil de fazer e versátil como acompanhamento ou até mesmo como prato principal, se ganhar recheio. Pode ser recheado, por exemplo, com carne moída, legumes, frios, frango, etc. Coloque metade da massa na forma, distribua o recheio e complete com a massa.

27. Bolo de tapioca: para fazer este bolo gostoso e diferente, você precisará de tapioca granulada, água, ovos, óleo, coco ralado, erva doce, essência de queijo, manteiga e sal. Fácil, para fazer sempre que der vontade!

28. Bolo de azeitonas pretas: receita vegana que mistura sabores incríveis. Você usará sementes de linhaça, água, aveia em flocos, água, limão, farinha de trigo branca, farinha de trigo integral, fermento em pó, bicarbonato de sódio, azeite, azeitonas pretas, pimenta, hortelã, cebolinha e sal.

29. Bolo salgado de polvilho doce: não fica tão bonito, mas é gostoso. É uma receita sem glúten e sem lactose. Você usará polvilho doce, ovos, água, sal, óleo e farinha de milho flocada.

30. Bolo de banana salgado: reúne ingredientes adocicados e salgados, resultando num sabor único. Você precisará de bananas, passas, farinha de trigo, queijo parmesão ralado, manteiga, ovos e limão.

31. Bolo de pêra com queijo: uma combinação de sabores incrível. Você precisará de ovos, iogurte grego, azeite, tomate seco em flocos, farinha de trigo, fermento em pó, queijo azul dinamarquês, queijo de cabra, sal e manteiga.

32. Bolo de sementes e cenoura: saudável, delicioso e com uma aparência ótima e colorida. Sem glúten, sem farinha e sem nenhuma adição de gordura. Ideal para quem não abre mão de uma alimentação saudável!

33. Bolo de ervas frescas e gorgonzolas: bonito e delicioso, pode ser servido com uma salada de tomates ou até mesmo de folhas variadas, tornando-se uma deliciosa refeição. O preparo não tem segredos, vale a pena testar!

34. Bolo salgado de azeitona e cogumelo: um prato rápido, fácil e gostoso. O recheio é feito com alho, cebola, azeite, azeitonas verdes, azeitonas pretas, cogumelos picados, salsinha e/ou cebolinha, queijo mussarela ralado, sal, pimenta-do-reino, pimenta calabresa e noz-moscada.

35. Bolo de gorgonzola, pêra e nozes: bonito, elegante e cheio de sabor! Você precisará de farinha de trigo, ovos, leite, azeite, queijo gruyère ralado, queijo gorgonzola, pêra, nozes, fermento em pó, sal e pimenta a gosto.

Foto: Reprodução / I could kill for dessert

36. Bolo de queijo, pistache e azeitonas: gostoso, diferente e bonito. Além dos ingredientes principais, você usará farinha de trigo, fermento, queijo de cabra, ovos, leite, azeite, iogurte natural, sal e pimenta.

37. Bolo salgado vegetariano: você precisará de azeite, cebola, cenoura, alho, grão de bico cozido, farinha de rosca, linhaça, extrato de tomate, leite de soja, sal, pimenta e ervas. Basta misturar tudo e levar ao forno!

38. Bolo de proteína de soja: delicioso bolo de proteína vegetal assado, que não se desmancha ao ser cortado. Pode ser recheado e ainda feito com deliciosas batatas e cebolas bem temperadas. Boa dica para servir aos amigos!

39. Bolo de lentilhas vegano: ótima ideia para aproveitar sobras de lentilhas e legumes. O rendimento da receita é de oito fatias grandes e o tempo de preparo é de aproximadamente uma hora.

40. Bolinho salgado sem lactose e sem glúten: você usará farinha de arroz, farinha de milho, chia, sal, fermento, iogurte de macadâmia, manteiga ghee, ovo e orégano. O recheio fica a seu gosto!

41. Bolo salgado sem glúten: fácil de fazer e gostoso. É ainda uma receita muito versátil, pois você pode variar os ingredientes do recheio, colocando, por exemplo, legumes, verduras, ervas, temperos de sua preferência.

42. Muffin de abobrinha e couve-flor: uma opção saudável e gostosa para quem quer matar a fome, por exemplo, às 17h da tarde, com aquele lanchinho que fica faltando antes do jantar. Pode ainda ser trocado pela quiche e ser servido com uma saladinha como uma opção mais leve.

Saboroso e prático, o bolo salgado é ótima pedida para quando se quer comer bem ou, simplesmente, aproveitar os ingredientes que se tem em casa, fazendo um lanche ou uma refeição especial.

Comentários
Dicas relacionadas