Dicas de Mulher Dicas de Saúde

17 receitas de bolo de mandioca com gostinho de infância

Na versão tradicional ou mais incrementada, esse bolo é ideal para servir às visitas ou, simplesmente, para um café da tarde gostoso

em 11/11/2016

Foto: Reprodução / Gastrolâdia

Foto: Reprodução / Gastrolâdia

Poucas coisas na vida são tão prazerosas como tirar um descanso no meio da tarde e tomar um café acompanhado de um bolinho! Melhor ainda se for um bolo que tem cara e cheirinho de infância, não é mesmo?!

E é essa sensação gostosa de retomar a infância que o tradicional bolo de mandioca proporciona para a maioria das pessoas. Ou seria bolo de aipim? Ou ainda, de macaxeira?

Tanto faz! Pois, na verdade, a mandioca tem nomes diferentes em várias partes do Brasil. Em Pernambuco, por exemplo, as pessoas falam macaxeira; na Bahia, a denominação é aipim; e, em São Paulo, é mandioca.

Mas, engana-se quem pensa que bolo de mandioca (ou de aipim, ou de macaxeira) é sempre a mesma coisa! Embora existam algumas receitas bem tradicionais (que fazem sucesso), algumas pessoas gostam de inovar e dar um “toque especial” ao bolo, colocando, por exemplo, leite condensado, goiabada, queijo…

Inspire-se com as receitas abaixo e faça o seu bolo de mandioca preferido, permitindo-se, assim, à deliciosa sensação de relembrar a infância!

Foto: Reprodução / Pimenta do reino

Foto: Reprodução / Pimenta do reino

1. Bolo Mané pelado: um doce sempre presente nas festas juninas de Minas Gerais e Goiás. O nome curioso homenageia um agricultor imaginário que – por superstição ou puro exibicionismo – colhia mandiocas pelado!

2. Bolo de mandioca simples: uma receita fácil de um bolo muito saboroso. Você precisará apenas de aipim, ovos, leite de coco, açúcar, manteiga e coco seco picado. Ótima pedida para um café da tarde!

3. Bolo de aipim com leite condensado: de dar água na boca! E o detalhe é que consumi-lo no dia seguinte é ainda melhor, pois o bolo fica com uma casquinha crocante em cima, e molinho por dentro. Boa dica para quando você vai receber visitas.

4. Bolo de mandioca com queijo: para fazer esse delicioso bolo você só precisará de manteiga, ovos, coco fresco, leite condensado, queijo parmesão, mandioca crua ralada, farinha de trigo, fermento em pó, sal, leite de coco e açúcar.

5. Bolo de mandioca com coco: um bolo de preparo simples, mas que fica delicioso e que combina muito bem com um cafezinho no café da tarde ou até café da manhã. Alternativa para quando você vai receber visitas em casa e quer servir algo que agrade, mas que também não te deixe horas na cozinha.

Foto: Reprodução / Pitadinha

Foto: Reprodução / Pitadinha

6. Bolo de mandioca com coco e queijo: molhadinho e saboroso. Uma combinação que não tem erro! Você precisará apenas de ovos, manteiga, aipim, leite de coco, açúcar, coco ralado, parmesão, farinha de trigo, fermento em pó e sal.

7. Bolo de mandioca com coco e goiabada: uma pequena variação na receita deste bolinho famoso. Boa opção para quem adora sabores bem doces! A dica da autora da receita é usar o coco fruta (in natura) em vez do coco ralado em pacote, para o bolo ficar ainda mais gostoso.

8. Bolo cremoso de mandioca com coco: um bolo maravilhoso e bem brasileiro. Fica com textura crocante, dada pelo coco, e sedosa, proveniente da mandioca. A calda é feita apenas com açúcar cristal, coco fresco ralado em lascas e água.

9. Bolo cremoso de mandioca com coco e leite condensado: para fazer este bolo que fica docinho e molhadinho na medida certa, você precisará de leite, ovos, açúcar, farinha de trigo, leite condensado, coco ralado e, claro, macaxeira. Uma receita de sucesso!

10. Bolo de mandioca com banana: uma maneira de mudar (incrementar) o famoso bolo de aipim! Além da mandioca e da banana, você usará ovos, açúcar, coco ralado, leite, manteiga, sal e fermento em pó.

11. Bolo de mandioca light: quem disse que não dá para comer bolo de mandioca sem escapar da dieta? Esta versão é feita com mandioca cozida, ovos, açúcar demerara, manteiga ghee, leite de coco light e coco ralado fresco ou seco, sem adição de açúcar.

12. Bolo de mandioca de liquidificador: um bolo prático, comum, ideal para fazer quando você está com pressa, por exemplo, ou para o dia em que vai chegar uma visita ou as crianças têm que levar um bolinho na escola.

13. Bolo de aipim sem glúten: um bolo delicioso e que fica bem molhadinho. O melhor de tudo é que não vai farinha, então é um bolo glúten free. Você precisará apenas de mandioca, açúcar cristal, óleo, ovos, queijo ralado, leite e fermento.

Foto: Reprodução / Sem medida

Foto: Reprodução / Sem medida

14. Bolo de aipim cremoso sem lactose e sem glúten: a receita é simples, rende um bolo médio e você usará apenas o aipim cozido, leite de coco, açúcar demerara, farinha de arroz, farinha de linhaça, óleo de coco, ovo, fermento e coco ralado.

15. Bolo de mandioca com coco e melado de cana sem glúten: fica molhadinho, mas leve, considerando a ausência de glúten. Esta é, aliás, uma excelente opção para os celíacos (quem tem intolerância a glúten). Para os mais ousados, vale colocar um pouco de canela em pó ou alguma outra especiaria.

16. Bolo de puba: puba é massa de mandioca, que você já encontra pronta à venda em alguns supermercados. Nesta receita, além dela, você usará leite de coco, manteiga, ovos, açúcar, fermento e coco ralado.

17. Bolo de puba sem fermento: mais uma opção de receita para quem tem facilidade em encontrar a massa puba. A receita não leva fermento e rende um bolo grande, com cerca de 40 pedaços, isso sem falar que é bem simples de fazer.

O bolo de mandioca é garantia de sucesso, sendo ideal para servir às visitas ou até mesmo para comer com a família, num café da tarde. Simples de preparar e saboroso, é aquele tipo de receita que continuará passando de geração para geração!

Comentários
Dicas relacionadas