Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Bolinho de bacalhau: 15 receitas deliciosas para preparar e impressionar os amigos

Conheça formas variadas de preparar este petisco e os segredos de um especialista para deixar seu bolinho mais gostoso

em 13/12/2016

Foto: Getty Images

Prato tradicional da cozinha mediterrânea, o bolinho de bacalhau é ainda mais popular em Portugal, ganhando o título de prato típico na região. Teve sua primeira receita oficial publicada em 1904, em uma obra intitulada de “Tratado completo de cozinha e copa”, por Carlos Bento da Maia.

Neste registro, apenas citou-se os ingredientes utilizados e o modo de fazer, sem constar as quantidades ideais para um prato mais padronizado, dando brecha à adaptações e variações de acordo com o gosto pessoal de quem o preparava.

Também conhecido como pastel de bacalhau, este se popularizou também no países povoados pelos portugueses, como a Angola e o Brasil, figurando almoços ou servindo de petisco em confraternizações.

Seu principal ingrediente, o bacalhau, é um peixe o qual possui inúmeros benefícios para quem o consume rotineiramente. Dentre eles, as altas doses de ômega 3, sais minerais, vitaminas A, E e D, além de possuir praticamente zero de colesterol.

Ideal para acompanhar o arroz e feijão ou mesmo servido como petisco, banhados em um delicioso molho, os bolinhos de bacalhau são uma ótima pedida para saborear juntamente com um vinho branco ou um Pinot Noir, equilibrando a gordura devido a fritura. Confira a seguir uma seleção de deliciosas receitas de bolinho de bacalhau e inspire-se:

Foto: Reprodução / O Melhor Restaurante do Mundo

Foto: Reprodução / O Melhor Restaurante do Mundo

1. Bolinho de bacalhau simples: conforme a descrição dos próprios autores, esta receita é prática, fácil e deliciosa. Para prepará-la, poucos ingredientes, dentre eles batata cozida, bacalhau dessalgado, cheiro verde, além de ovos e farinha de trigo, proporcionando liga à massa.

2. Bolinho de bacalhau empanado: o diferencial deste bolinho está no uso de farinha de rosca para empaná-lo, conferindo crocância e mais sabor ao mesmo. Receita especial, originária de um bar na beira do Rio Douro, carregando uma linda história de família.

3. Bolinho de bacalhau bem temperado: outra versão empanada, aqui o bacalhau utilizado foi o congelado, não necessitando dessalgá-lo. Para descongelá-lo, foi levado ao forno a 180º por 20 minutos, juntamente com um pouco de sal, pimenta do reino e azeite.

4. Bolinho de bacalhau com batata asterix: ótima opção para servir aos amigos, este delicioso petisco foi preparado com a batata Asterix, um tipo com mais amido do que a batata tradicional, eliminando a necessidade do uso da farinha de trigo no preparo do bolinho.

5. Bolinho de bacalhau com mandioca: demonstrando a versatilidade deste prato, esta receita leva mandioca cozida e amassada, em vez da batata comum, garantindo uma textura mais encorpada e sabor sem igual. A sugestão é servi-los com molho de pimenta caseira, acrescentando mais sabor.

Foto: Reprodução / Marola Com Carambola

Foto: Reprodução / Marola Com Carambola

6. Bolinho de bacalhau e geleia de pimenta rosa: nesta receita, novamente a mandioca (ou aipim) substitui o uso da batata. Para acompanhar o petisco, você irá aprender a prepara uma geleia de pimenta rosa, feita com pimenta rosa em grãos, maçãs, água, açúcar e limão, levando ao fogo por cerca de 15 minutos. Deliciosa!

7. Bolinho de bacalhau com fruta-pão: aqui, a batata é substituída por fruta-pão, um fruto de origem asiática, com textura mais seca, não necessitando adicionar farinha de trigo na massa e tornando a receita uma opção sem glúten.

8. Bolinho de bacalhau com clara em neve: o ingrediente inusitado desta receita é a clara em neve, esta substituindo o ovo, é misturada a massa, proporcionando liga aos ingredientes, deixando o bolinho mais macio e com uma textura aerada.

9. Bolinho de bacalhau sem batata: conhecido como pataniscas, este bolinho de bacalhau não leva batatas em seu preparo, sendo utilizado leite, ovo e farinha de trigo para garantir uma base ao mesmo. A cebolinha picada, o sal, o alho e a pimenta do reino o deixam mais saboroso.

10. Bolinho de bacalhau italiano: versão italiana do prato, é denominada “Baccalà a Mantecato”. A diferença está no uso de mandioquinha salsa cozida como base do petisco e o leite, ingredientes não utilizados na versão portuguesa. A autora ainda sugere assá-los ao invés de fritá-los, garantindo mais saúde ao prato.

Foto: Reprodução / Gastrolândia

Foto: Reprodução / Gastrolândia

11. Bolinho de bacalhau de forno: outra versão mais leve, vai ao forno em vez de ser frito. Aqui, a farinha de rosca é adicionada já na massa, no lugar da farinha de trigo, deixando-o mais crocante e saboroso. O ponto ideal para tirar os bolinhos do forno é quando estes começarem a dourar.

12. Bolinho de bacalhau assado prático: este bolinho não leva farinha de trigo, caracterizando uma receita sem glúten, ideal para celíacos ou alérgicos. Para facilitar ainda mais o seu preparo, coloque a massa em forminhas descartáveis, evitando o trabalho de preparar as bolinhas.

13. Bolinho de bacalhau assado com broa portuguesa: nesta versão, além de os bolinhos de bacalhau serem assados, estes ainda recebem uma cobertura de broa portuguesa ralada e crisps de couves, adicionando beleza, texturas e sabor ao prato .

14. Bolinho de bacalhau no potinho: de visual estonteante, esta receita leva a massa tradicional do bolinho de bacalhau, à qual foi adicionada meia caixinha de creme de leite, buscando deixá-lo mais cremoso, além de ser polvilhado queijo parmesão relado como cobertura e levado ao forno para gratinar.

15. Bolinho de bacalhau light: para deixar este prato mais light, a farinha de batata yacon foi a eleita, devido a sua quantidade reduzida de calorias. Além desta troca, ainda há a preferência pelo queijo parmesão light ralado e a adição da quinoa em flocos, agregando nutrientes ao petisco.

Variedade e versatilidade são as características deste bolinho. Além das sugestões acima, vale experimentar substituições de tubérculos ou ainda optar por ingredientes na sua versão light, buscando deixar o prato mais leve e saudável.

Dicas do portuga Joaquim Antero para um bolinho de respeito

Quem melhor para ensinar este prato tradicional do que um especialista no assunto? No vídeo a seguir, Joaquim Antero, dono do estabelecimento Bar do Adonis, onde serve um delicioso bolinho de bacalhau que conquista os clientes, ensina alguns truques para um bolinho de bacalhau perfeito:

  • Dica 1: utilize uma batata de qualidade. Segundo ele, a melhor opção é a batata Asterix, mais seca, evitando que a textura do bolinho fique molenga.
  • Dica 2: seque bem o peixe. Se necessário, leve-o ao fogo para garantir que toda a água em excesso seja eliminada.
  • Dica 3: deixe o óleo bem quente antes de adicionar os bolinhos para fritarem, se o mesmo estiver frio no momento em que os bolinhos forem postos, estes podem se abrir.
  • Dica 4: para um bolinho mais saboroso, frite-o logo após o seu preparo, evitando o congelamento, pois estes terão o seu sabor alterado.
  • Dica 5: opte por azeite extra virgem, de preferência com origem portuguesa.

Deliciosa opção para aproveitar sobras de bacalhau durante qualquer época do ano, o bolinho é ideal para ser servido como acompanhamento ou como petisco, podendo ser degustado acompanhado de um belo molho ou apenas azeite, o fato é que este prato típico português já se integrou à nossa culinária, proporcionando bons momentos e sabor inigualável. Experimente!

Comentários
Dicas relacionadas