Dicas de Mulher Dicas de Saúde

18 receitas de bolinho de arroz para reaproveitar as sobras de um jeito gostoso

Além de ser uma ótima maneira de reaproveitar sobras de arroz cozido, o bolinho de arroz é uma delícia e pode ser servido como petisco, acompanhamento e até mesmo prato principal

em 29/08/2016

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

O arroz é um dos alimentos mais consumidos no cotidiano dos brasileiros, seja no almoço ou no jantar. A dupla arroz e feijão quase sempre está presente na mesa dos brasileiros, mas existem outras maneiras também deliciosas de consumir o popular cereal.

Consumir o arroz de maneiras diferenciadas, além de proporcionar um sabor especial ao seu dia, também é uma ótima maneira de reaproveitar as sobras do alimento. Muitas receitas podem ser feitas pensando na ideia do reaproveitamento: arroz de forno, risotos e deliciosos bolinhos de arroz são algumas ideias.

Para o bolinho de arroz, é possível fazer desde receitas simples reaproveitando também sobras de outros alimentos, até versões elaboradas, recheadas ou ainda versões que se adaptam a restrições alimentares. Existem bolinhos de arroz para todos os gostos.

O bolinho de arroz pode ser servido como petisco, lanche da tarde e até mesmo prato principal. Confira abaixo 18 receitas deliciosas de bolinho de arroz para fazer e se deliciar:

Versões tradicionais e recheadas

1. Bolinho de arroz tradicional: a dica é reaproveitar o arroz já cozido, adicionar ovo, leite e farinha, essa é a base da receita. Temperos podem ser adicionados a gosto e depois é só fritar.

2. Bolinho de arroz fácil: basta adicionar todos os ingredientes, misturar, moldar e fritar. Simples assim. A dica da autora é servir com chutney de manda ou abacaxi.

3. Bolinho de arroz escabelado: esse bolinho não precisa ter uma forma definida e está ai mais uma facilidade em seu preparo, já que não precisam ser moldados.

4. Bolinho de arroz com aipim: nessa receita, a farinha é substituída pelo aipim cozido e amassado. Se desejar, também é possível fazer o bolinho também na fritadeira sem óleo.

5. Bolinho de arroz com queijo: popularmente servido em bares como petiscos, esse bolinho de arroz é super simples de fazer. Basta moldar os bolinhos e ao centro inserir um cubo de mussarela.

6. Bolinho de arroz com carne seca: para essa receita o diferencial está no uso da carne seca, que é misturada juntamente com a massa do bolinho.

7. Bolinho de arroz com salsicha: o recheio do bolinho é feito com salsicha ralada e refogada na cebola. Depois é só adicionar à massa do bolinho e fritar.

8. Bolinho de arroz com ricota: além da ricota, esse bolinho também leva em sua receita peito de peru picado, parmesão ralado e cenoura ralada. Uma refeição completa.

9. Bolinho de arroz com curry e queijo: o curry é um tempero muito utilizado na culinária indiana e possui sabor marcante. Nessa receita ele é o toque especial, juntamente com queijo e o leite de coco.

10. Bolinho de arroz com presunto, queijo e tomate: outro toque especial dessa receita é o manjericão fresco, que agrega um sabor marcante à receita.

11. Bolinho de arroz com linguiça e mussarela: o diferencial dessa receita, além do recheio, está na massa. É utilizado iogurte natural no lugar do leite e amido de milho ao invés de farinha. Vale a pena experimentar.

12. Bolinho de arroz com salmão defumado: além do salmão, outros ingredientes deixam essa receita deliciosa. Temperos como o curry, salsinha e orégano estão presentes nessa delícia.

Opções saudáveis e com restrições

13. Bolinho de arroz assado com brócolis: a dica da autora para assar os bolinhos é utilizar formas de muffin ou pão de queijo, dessa forma a massa não esparrama-se pela assadeira.

14. Bolinho de arroz integral: uma receita muito saudável e nutritiva. Além do arroz integral, a massa é feita com farinha de aveia e assada.

15. Bolinho de arroz com couve: a couve é uma ótima fonte de proteína de origem vegetal, sendo uma ótima receita para vegetarianos.

16. Bolinho de arroz vegano: veganos também podem se deliciar com o bolinho de arroz. A receita também é uma ótima alternativa para outras dietas que restringem a lactose.

17. Bolinho de arroz sem glúten: para quem restringe o glúten da alimentação, essa é uma ótima alternativa, além de muito simples de fazer.

18. Bolinho de arroz sem glúten recheado com brie e molho de damasco: o bolinho de arroz também pode ser uma opção de culinária gourmet e essa receita irá te convencer disso. O bolinho servido com o molho é uma ótima opção para quem gosta do sabor agridoce.

Além de ser uma ótima maneira de reaproveitar as sobras, o bolinho de arroz é uma opção prática por ser rápido e fácil de preparar. Certamente você encontrou nessa lista pelo menos uma receita para fazer e se deliciar.

Comentários
Dicas relacionadas