Dicas de Mulher Dicas de Saúde

7 razões para abandonar a academia e fazer exercícios em casa ou no parque

Está sem grana para pagar a academia? Descubra o lado bom de se exercitar em casa ou no parque e mantenha a sua rotina de atividades físicas

em 11/04/2017

Foto: iStock

Você acorda cedo todos os dias e superdisposta a ir à academia? Ótimo! Você não precisa (nem deve!) mudar esse hábito. Afinal, fazer exercícios regularmente é essencial para o bom funcionamento do organismo.

Porém, se esse não é o seu caso, e a academia mais parece uma sala de tortura, talvez seja hora de você considerar a adoção de uma nova rotina de atividades físicas.

Talvez você já tenha tentado de tudo para tentar se manter firme nos treinos: dormir com roupa de ginástica, deixar os tênis do lado da cama, pagar o semestre todo da academia adiantado… E pode ser que nada disso tenha surtido efeito na sua (falta de) disposição.

Antes de pensar em abandonar os exercícios de vez, dê uma chance a você mesma e à sua saúde: experimente sair da academia e praticar atividades físicas em casa ou no parque! Confira as vantagens:

1. É possível se exercitar em qualquer lugar

Foto: Thinkstock

Talvez você precise comprar alguns pesinhos para treinar musculação em casa, mas os exercícios aeróbicos podem ser feitos em qualquer lugar, sem depender de equipamentos.

Você pode caminhar e correr no parque, por exemplo, e mesmo pilates, ioga ou dança são boas opções para queimar calorias sem ter que ir à academia.

2. Você não vai mais comparar se comparar com os outros

Foto: iStock

Embora as academias sejam um ambiente em que deveríamos focar na nossa saúde, muitas vezes é difícil fugir da comparação entre o seu desempenho e o desempenho da pessoa no aparelho ao lado.

Essa competição desnecessária acaba desestimulando os iniciantes, que naturalmente apresentam uma performance inferior. Ao se exercitar em casa, seu único parâmetro de comparação é com você mesmo, focando-se em ser melhor do que ontem.

3. Livre-se das multidões

Foto: iStock

Exceto se você frequenta a academia antes das 7h ou depois das 22h, é bem comum encontrar os aparelhos todos ocupados devido à grande movimentação do espaço. Além de ser desconfortável, você acaba perdendo tempo esperando para usar os equipamentos. Ao se exercitar em casa ou no parque, esse transtorno acaba.

4. Economize tempo

Foto: iStock

Mesmo que a academia fique do lado do seu trabalho ou da sua casa, você acaba perdendo tempo para ir até lá, se trocar, tomar banho, se trocar novamente e voltar para casa.

Se você já estiver no ambiente em que você faz exercícios, a desculpa de “hoje estou sem tempo” não cola mais: basta calçar o tênis e começar.

5. Distraia-se menos e renda mais

Foto: iStock

Você sabe: ficar 2 horas na academia não significa que você vai se exercitar por 2 horas. Muito desse tempo é perdido indo até a lanchonete, batendo papo com os semiconhecidos, fofocando no bebedor, assistindo TV…

Tudo isso tira o foco do seu exercício e pode levar a um desempenho mais fraco ou mesmo a uma lesão por você não estar prestando atenção suficiente nos seus movimentos. Ao eliminar essas distrações, você estará mais propensa a se concentrar apenas na sua atividade física, executando-a de forma mais correta.

6. Economize um bom dinheiro

Foto: iStock

Em tempos de crise, não podemos negar que qualquer economia conta muito na hora de fechar as contas no fim do mês.

Se a grana está curta para frequentar a academia, saiba que você não precisa adotar uma vida sedentária. Afinal, exercitar-se em casa ou no parque é gratuito!

7. Entre em contato com a natureza

Foto: iStock

Além de serem essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo, os exercícios também proporcionam sensação de relaxamento e bem-estar, contribuindo para a nossa saúde mental. Porém, quando a academia é um ambiente estressante, com música alta, muitos espelhos e colegas extremamente competitivos, os exercícios podem se tornar fonte de ainda mais ansiedade e estresse.

Ao se exercitar ao ar livre, em um parque ou praça, por exemplo, você entrará em contato com a natureza e com a luz natural, que são excelentes para combater os sintomas do estresse do dia a dia – e funcionam muito melhor do que a TV da academia com as legendas ligadas, né?

Tenha em mente que a academia não é o único lugar onde você pode praticar exercícios. Existem várias opções fora desse ambiente, e elas podem oferecer até mesmo algumas vantagens, como você viu.

Porém, isso não significa que você deva abandonar a orientação profissional. Antes de começar, faça uma avaliação médica e sempre tenha o apoio de um profissional de educação física para evitar lesões, combinado?

Comentários
Dicas relacionadas