Dicas de Mulher Dicas de Moda

Blusa de crochê: valorize seu look com um toque artesanal

Com todo o charme das peças feitas à mão, as blusas de crochê são muito versáteis e podem integrar looks para o trabalho e looks casuais

em 22/10/2015

Foto: Reprodução / Collage Vintage

Foto: Reprodução / Collage Vintage

O crochê forma o trançado semelhante a um tecido rendado e é feito com duas agulhas diferenciadas que tem ganchinhos nas pontas. Este trabalho manual pode dar origem a tapetes, colchas, os famosos “biquinhos” das toalhas, mas também peças de roupa.

Atualmente existem lojas de roupa conceituadas que vendem apenas peças de crochê feitas artesanalmente. Essas peças vão de simples blusas, passam vestidos casuais, saídas de banho e chegam a vestidos longos, que podem ser usados em festas de gala.

Dentre estas peças, as blusas se destacam pela facilidade de serem combinadas e pela versatilidade para integrar diferentes estilos de looks. Estas peças podem estar presentes em um look para o ambiente de trabalho, mas também em um look casual com referências boho.

Como usar blusas de crochê

Diante da grande versatilidade destas peças, veja abaixo como combiná-las em diferentes versões, desde as mais discretas, até as mais ousadas e decotadas. As dicas contam com a colaboração da personal Stylist Juliana Skliutas.

Blusas de manga curta

As blusas de crochê de manga curta podem integrar looks casuais e looks para o trabalho. Caso a blusa seja “vazada”, nos looks casuais, elas podem sobrepor diversos modelos de tops, como os de tiras por exemplo. Para que a mesma blusa integre um look para um ambiente menos informal, regatas lisas evitam que a pele fique a mostra.

Essas blusas também podem proporcionar um toque especial em um look formal, sendo combinadas com calças jeans, sendo elas skinny ou flare. Juliana Skliutas sugere o look: “Use a blusa com short jeans e espadrille de tiras. Bolsas de tecido coloridas podem finalizar o look”.

Blusas de manga longa

Foto: Reprodução / Song of Style / Ju Romano / Berrilla

Foto: Reprodução / Song of Style / Ju Romano / Berrilla

Nos dias mais quentes as blusas de manga longa podem não ser a melhor opção, mas para os dias mais frescos elas podem ser usadas sobrepondo blusas de mangas longas. Nos dias de frio intenso, elas podem ser sobrepostas por jaquetas.

Nos looks casuais, as partes da pele que ficam à mostra compensam as mangas longas. Juliana também indica que esta peça seja combinada com saia lápis ou midi, nos pés você pode optar por anabelas com salto de cortiça e clutches com materiais artesanais são boas opções para finalizar o look.

Blusas frente única

Foto: Reprodução / Astro Bandit / Rocky Barnes / Panela da Beleza

Foto: Reprodução / Astro Bandit / Rocky Barnes / Panela da Beleza

As blusas frente única devem ser usadas com mais atenção, pois são peças que são muito sensuais por deixar o corpo muito à mostra. Estas peças podem integrar looks que sigam a tendência boho, como a presença de acessórios com franjas, por exemplo.

A jaqueta jeans pode ser uma boa opção para adaptar esta peça para os dias mais frescos ou se for preciso esconder mais o corpo. Comumente, os tops tomara que caia são cropped, deixando a barriga em evidência. Portanto, a combinação desta peça com shorts ou calças de cintura alta é muito harmônica. Juliana também indica que esta peça seja combinada com bolsas pequenas com alças de corrente.

Saídas de praia

Foto: Reprodução / Tuula Vintage / Rocky Barnes / Do jeito H

Foto: Reprodução / Tuula Vintage / Rocky Barnes / Do jeito H

As saídas de praia tem a função de esconder um pouquinho o corpo no trajeto para praia ou piscina, mas como geralmente por serem vazadas mantem o frescor da peça mesmo nos dias mais quentes.

Frequentemente, estas peças são brancas ou off white, então a personal Stylist sugere que o biquíni ou maio seja estampado, o que proporciona um colorido no visual. Ela ainda acrescenta que na praia ou piscina, o chapéu de palha e as rasteiras de couro são ótimas opções para arrematar o look.

Saiba como fazer suas próprias blusas

Trabalhos manuais, como o crochê, podem funcionar como uma terapia. Além desta função, também pode ser uma alternativa para ter roupas personalizadas e também economizar na hora de adquirir uma blusa de crochê. Veja abaixo vídeos com tutoriais que ensinam e a fazer diversos modelos de blusas de crochê para incrementar seus looks.

Blusa de mangas curtas

A agulha utilizada é a de 2,5mm. A blusa é feita na cor amarela, mas pode ser adaptada de acordo com a sua preferência. A professora Simone ensina a fazer todos os passos da blusa, e também como finalizá-la.

Blusa regata em ponto segredo

Esta blusa regata é vazada e foi feita com agulhas 1,75, e o fato de ela não precisar ser costura na sua finalização, a torna mais fácil de ser executada. A professora também dá dicas de acabamentos para a barra e as mangas.

Blusa de manga longa

Apesar de a blusa ter mangas longas, ela é toda vazada, o que permite que ela seja usada também nos dias mais quentes, com uma regata por baixo. A agulha utilizada para fazer o crochê e a de 2,5mm e também é necessária uma agulha de tapeçaria para finalizar.

Blusa regata

Esta regata vazada foi feita na cor off white e é utilizada agulha 1,75mm. A professora também dá dicas de finalização da peça e de como manter os pontos mais fixos e seguros, para que a blusa seja mais resistente às lavagens.

Top de crochê

Para fazer esta peça, além das agulhas 1,75mm e um novelo da linha Anne, também são necessários bojos e “entre-meios” terminais para decorar, agulhas e linhas para unir os bojos ao crochê. O bojo beneficia a estrutura da peça e proporciona maior conforto ao ser usado.

Saiba onde comprar blusas de crochê

Caso você não tenha habilidade manual ou não tenha tempo disponível para fazer suas próprias blusas, você pode comprá-las online. Confira nossa galeria com diversas opções de blusas de crochê para arrasar nos seus looks.

Inspire-se nas blogueiras

Abaixo você encontra uma galeria de inspirações para montar seus looks com blusas de crochê. Além das tradicionais blusas e batas, você também encontrará saídas de banho e muitas sugestões de como combinar estas peças.

Comentários
Dicas relacionadas