Blogs podem servir como ferramenta de negócios

Empresas que divulgam seus produtos e serviços em blogs tem aumento significativo da visualização de seus sites

Por Ana Carolina Gabriel
blogs como ferramenta de negocios Blogs podem servir como ferramenta de negócios

Foto: Thinkstock

Pesquisa divulgada pela HubSpot – empresa responsável em criar e promover conteúdos para web -, aponta que sites de instituições empresariais que possuem blogs são 55% mais acessados. Aliado ainda a divulgação via redes sociais como Twitter, Facebook e LinkedIn, há o aumento de 160% de páginas visualizadas e compartilhadas pelos leitores.

Para a especialista em redes sociais, Bianca Tavares, “esses dados comprovam a eficiência estratégica quando o assunto é divulgação. Pessoas que se interessam por determinado assunto devem pensar em passar suas ideias para a internet, pois há grande chance desse conteúdo ser compartilhado por um grupo que também se interessa pelo assunto e a partir daí, os acessos começarem a aumentar cada vez mais”, comenta.

Por isso, investir em um conteúdo que desperte e prenda a atenção dos leitores é uma das maneiras de conquistar adeptos. “O seu canal tem que ter credibilidade. Não adianta em nada jogar palavras sem pesquisas e fatos realmente comprovados, pois o ‘achismo’ não atrairá atenção publicitária que você pretende. Um blog rentável é aquele de qualidade”, afirma.

Foi dessa maneira que a diretora de agência de comunicação, Raquel Esteves, procurou resumir o trabalho que realiza em sua empresa aos seus clientes e leitores. “Percebi que os donos de empresas que contratam uma assessoria de imprensa, não sabem exatamente como o serviço funciona e, portanto, como acompanhar e cobrar corretamente os resultados. Por isso, resolvi colocar os meus conhecimentos no blog”, explica.

E o que tudo indica, tem dado certo. Segundo Raquel, ela encontrou no seu blog maneiras eficientes de unir todos os seus portfólios em um único canal. “Fiz com o objetivo de tornar o meu blog algo rentável e espero conseguir ajudar um pouco os assessores de imprensa em geral a esclarecer alguns assuntos”, comenta.

Blog, uma ferramenta de trabalho

Mas é preciso se atentar alguns itens para garantir que o seu canal tenha sucesso. Primeiro, ter um conteúdo bem escrito é fundamental. Independente do assunto que você tratará, é importante contar com pesquisas e opiniões de especialistas para dar mais relevância às suas afirmações.

Caso você pretenda vender trabalhos artísticos para outras cidades, por exemplo, cumprir com o combinado é fundamental. Para isso, procure fazer um edital com algumas ‘regras’, como por exemplo, data da entrega, formas de pagamento, entre outras. “É bom lembrar que uma boa empresa precisa cumprir com os prazos para fidelizar o consumidor. Ainda mais quando essa ‘empresa’ for o blog”, explica Bianca.

Por isso, estabelecer regras, datas e claro, oferecer credibilidade aos leitores é fundamental para que o seu blog atinja o resultado esperado e se torne economicamente rentável. Não esqueça também que é essencial abordar novidades do tema que você pretende trabalhar, afinal, somente dessa maneira, você atrairá diariamente mais seguidores.