Dicas de Mulher Dicas de Saúde

15 receitas saborosas e práticas de biscoito de polvilho

Aperitivo típico da culinária mineira, o biscoito de polvilho é uma excelente opção para aqueles momentos que você precisa "beliscar" uma comida

em 06/05/2016

Foto: Reprodução / Café com Biscoito

Foto: Reprodução / Café com Biscoito

O biscoito de polvilho, também conhecido como biscoito de vento ou biscoito voador, possui origem exata desconhecida, porém é considerado um prato típico da culinária mineira e da região centro-oeste.

Crocante e levíssimo, este petisco salgado possui certa versatilidade, já que é possível adicionar novos ingredientes à sua receita tradicional, ou mesmo transformá-lo em um biscoito doce, e ainda sim delicioso.

Acompanhando o café ou o chá, era comumente servido junto a broas e bolinhos de chuva no café-da-tarde em fazendas mineiras. Opção ideal para os intolerantes e alérgicos ao glúten, utiliza polvilho azedo ao invés da tradicional farinha de trigo. Esta farinha obtida a partir da mandioca, pode ser utilizada ainda em outros snacks, garantindo diversidade à mesa.

Aprenda a seguir como preparar o biscoito de polvilho tradicional, além de diferentes versões deste petisco saboroso e prático:

Biscoito de polvilho azedo

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

1. Biscoito de polvilho tradicional: receita fácil e prática, leva poucos ingredientes e fica pronta em cerca de 40 minutos. Por ser assada, é mais saudável, evitando o excesso de óleo utilizado na fritura.

2. Biscoito de polvilho com creme de leite: nesta receita, ao invés de utilizar o leite tradicional, o chefe opta pelo creme de leite, garantindo uma textura parecida com a do pão de queijo, já que resulta em biscoitos crocantes por fora e macios por dentro.

3. Biscoito de polvilho com queijo e orégano: essa receita não possui lactose, pois utiliza queijo mussarela especial. Este, juntamente com o orégano deixa o biscoito mais saboroso e bonito. A receita é assada e fica pronta em cerca de 35 minutos.

4. Biscoito de polvilho, queijo e ervas: como a própria autora descreve, estes aperitivos “são uma delícia para servir com patê ou compor aquela mesa de frios caprichada”. A receita tem um rendimento grande e pode ser armazenada por até um mês se guardada em um pote bem vedado. Para deixar seu biscoito ainda mais gostoso, adicione ervas desidratas de sua preferência.

5. Biscoito de queijo e polvilho goiano: com casquinha crocante e recheio macio e molhadinho, este biscoito mistura o sabor marcante do pão de queijo, através do uso do queijo meia cura ralado, com o do biscoito de polvilho tradicional. Vale a pena experimentar!

6. Biscoito de polvilho ao curry: com rendimento de até 80 biscoitos, esta receita traz um pouco da culinária indiana ao adicionar o curry e a pimenta caiena à massa. Com o tempo de forno de apenas 20 minutos, este biscoito conquistará os amantes de condimentos.

7. Biscoito com chia, sem lactose: ótima opção para os intolerantes ou alérgicos ao leite, nesta receita o substitui pela água, a qual cumpre muito bem o papel de agregar os ingredientes secos. A chia também é figura neste aperitivo, trazendo mais fibras para o prato.

8. Biscoito de polvilho fit: além de não possui lactose, esta receita se torna ainda mais saudável ao substituir o óleo de cozinha comum pelo óleo de coco, ingrediente rico em proteínas, carboidratos e minerais.

Outros snacks de polvilho

Foto: Reprodução / Oslaine Artes

Foto: Reprodução / Oslaine Artes

9. Pãozinho de polvilho misto e manjericão: leves, saborosos e com o sabor característico do manjericão, este pãozinho vai ser a estrela do café da tarde. Com a aparência de pão de queijo, são ótimos acompanhados de manteiga, requeijão ou goiabada cremosa.

10. Biscoitinho de parmesão: a autora descreve este aperitivo como sabor de pão de queijo com textura de biscoito de polvilho. Isso se dá pelo uso do parmesão ralado na receita, remetendo ao famoso pãozinho mineiro. Mistura deliciosa.

11. Crocante de polvilho azedo: ótima opção para servir junto a patês e cremes, este crocante de polvilho é assado com ingredientes de sabores marcantes e deliciosos, como o alecrim, a flor de sal, a pimenta do reino, o queijo parmesão e as sementes de gergelim.

12. Biscoito de polvilho doce frito: receita simples, utiliza apenas polvilho doce, sal, água, óleo e ovos. Para agilizar ainda mais o preparo, o biscoito é frito, sendo submersos em óleo frio para não correr o rico de espirrar óleo ou causar queimaduras.

13. Bolacha de polvilho doce com coco: bolachinhas fácies de fazer, levam em preparo ingredientes como margarina, polvilho azedo, coco ralado, ovos e açúcar. Além de enfeitar a sua mesa, ainda irão fazer sucesso com seu sabor.

14. Sequilho de polvilho doce: leves e crocantes, estes sequilhos são deliciosos. O truque fica por conta da sova da massa. Quanto mais sovada, mais leve e delicado o sequilho ficará.

15. Rosquinha de polvilho doce e fubá: outra receita que apresenta massa leva, estas rosquinhas são crocantes e derretem ao entrar em contato com a boca. Aqui, além do polvilho doce ainda é utilizado o fubá, conferindo o sabor suave de milho à mesma.

Diante das diversas possibilidades e sabores, escolha seu aperitivo favorito, separe os ingredientes necessários e comece já a preparar um delicioso biscoito de polvilho!

Comentários
Dicas relacionadas