Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Benefícios da sauna

Frequentar a sauna pode promover o bem-estar e o alívio das tensões

em 10/02/2012

Criado nas terras frias da Finlândia e praticada por muitos europeus, este tipo de banho a vapor pode oferecer diversos benefícios a saúde mental e física. Confira informações úteis a respeito do que ela pode propiciar e saiba como evitar complicações devido ao uso da sauna.

Benefícios da sauna

Alivia o estresse

A sauna proporciona um efeito relaxante, o que ajuda a combater as tensões do dia-a-dia. O calor provoca no corpo a liberação de substâncias endógenas, como as endorfinas e encefalinas, responsáveis pela sensação de um orgasmo pelo corpo todo.

Entretanto, parte desse efeito é mais psicológico do que realmente físico. Como o calor promove a dilatação dos vasos sanguíneos, a pressão baixa e a pessoa se sente relaxada.

Combate a retenção de líquidos

Outro aspecto positivo da utilização da sauna é a diminuição na retenção de líquidos. Com a transpiração, os líquidos acumulados são eliminados através da pele. Esse efeito é frequentemente confundido com o emagrecimento. Na realidade, é o inchaço que some, pois a sauna não proporciona o perda de peso, mas sim a eliminação dos líquidos retidos.

Diminui o congestionamento nasal

Além desses benefícios, a sauna ainda promove a desobstrução das vias respiratórias. Porém, para que isso aconteça é necessário adicionar gotas de óleo de eucalipto para que ele se espalhe no vapor e contribua com o descongestionamento das vias.

Contraindicações da sauna

Quem sofre de pressão baixa e/ou problemas cardíacos deve evitar a sauna. O calor excessivo da sauna pode causar o aumento do calibre das artérias, provocando desconforto e possíveis complicações.

Além disso, não é recomendado utilizar a sauna antes de praticar atividade física. Isto é devido ao fato de que a sauna desidrata o corpo e deixa os músculos relaxados, dificultando a prática do exercício físico.

Mulheres grávidas também são desaconselhadas a usar a sauna, embora seus efeitos negativos no desenvolvimento do feto ainda não tenham sido comprovados.

Cuidados com a pele

Apesar de parecer que a sauna é extremamente benéfica para a pele, isso não é inteiramente verdadeiro. A perda de líquidos que ela causa faz com que a pele fique menos hidratada e isso pode acelerar o envelhecimento. Portanto, nada de exagerar na sauna.

A pele e o cabelo, quando expostos a altas temperaturas tendem a aumentar significativamente sua oleosidade. Então se você sofre com esse problema deve evitar a sauna.

Vale ressaltar também que os cuidados de higiene são essenciais mesmo nas saunas em casa, pois o calor e a umidade podem promover a proliferação de fungos. Por isso a limpeza da sauna deve estar sempre em dia.

A sauna pode proporcionar muitos benefícios ao organismo, desde que usada com moderação. Não exagere e aproveite apenas o que ela tem de bom a oferecer.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas