Dicas de Mulher Dicas de Saúde

13 benefícios fantásticos da capoeira para o corpo e a mente

A atividade mescla luta, dança, musicalidade e cultura dos negros africanos, além de promover qualidade de vida e mais saúde

em 10/10/2014

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Você provavelmente já ouviu falar sobre capoeira, mas será que conhece os benefícios que ela pode oferecer aos praticantes e, de fato, sabe da importância que esta atividade tem no Brasil?

Fábio André Castilha, professor de capoeira certificado pelo Grupo Muzenza de Capoeira, mestre em Ciência da Motricidade Humana e autor do livro “Aspectos Pedagógicos da Capoeira”, explica que a capoeira é uma arte afro-brasileira, que mescla luta, dança, musicalidade e cultura dos negros africanos que haviam sido trazidos ao Brasil por conta da escravidão.

De acordo com Castilha, ouviu-se falar pela primeira vez em capoeira em meados do séc. XVII, durante as invasões holandesas no Brasil. “Foi uma prática proibida em código penal a partir de 1890, sendo, então, finalmente reconhecida como atividade desportiva após sua liberação, no ano de 1935”, diz.

“Hoje, a capoeira é patrimônio cultural brasileiro – reconhecida em 2008 –, e encontra-se presente em todo território nacional, e em mais de 200 países, sendo também classificada como uma das maiores divulgadoras do Brasil no exterior”, acrescenta o professor Castilha.

13 benefícios que a capoeira oferece

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Bons motivos para praticar capoeira não faltam! Abaixo você confere as principais vantagens que a atividade pode oferecer:

1. Atende a todos os públicos e faixas etárias

Fábio Castilha explica que a capoeira, devido à sua característica multifacetada, pode ser praticada por pessoas de qualquer idade. “Nos dias atuais, existem inúmeros profissionais especialistas em áreas específicas para o treinamento de capoeira: capoeira para crianças, capoeira para atletas, capoeira para a terceira idade, dentre outros. Materiais didáticos também são inúmeros nos dias atuais, o que eleva a capoeira a um patamar de disciplina pedagógica com relevância”, diz.

2. Ajuda a liberar o estresse

O professor Castilha destaca que, como a maioria dos esportes, para as pessoas que buscam melhoria na qualidade de vida, a capoeira serve de válvula de escape; é uma forma de liberar o estresse de uma forma lúdica e saudável.

3. Trabalha todo o corpo

Em termos físicos, explica o professor Castilha, a capoeira é uma das atividades mais completas, por trabalhar todos os segmentos corporais e diversas posições em sua prática.

4. Estimula o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético

Fábio Castilha destaca que a capoeira é classificada como uma atividade física anaeróbica e predominantemente funcional, por estimular o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético utilizando o peso do próprio corpo.

5. Promove maior flexibilidade

Os movimentos de capoeira exigem e desenvolvem a flexibilidade no corpo, quase que como os movimentos de ioga.

6. Promove maior coordenação

Os movimentos da capoeira, de forma geral, são guiados pela dança e pela música, o que faz com o que o corpo fique mais coordenado.

7. Estimula a velocidade

Como a ideia é fazer os movimentos com fluidez em um período curto de tempo, a capoeira estimula a velocidade – o que fará que o corpo fique mais ágil para responder de volta aos movimentos de outras pessoas.

8. Estimula a autoconfiança

A capoeira é uma forma diferente de se exercitar, pois mescla luta, dança, musicalidade… “Se aventurar” e se identificar com este tipo de atividade torna a pessoa mais confiante.

9. Define o corpo

A capoeira é também considerada uma das melhores atividades para quem quer manter a forma e “desenhar” o corpo, o que, também, muitas vezes ajuda a elevar a autoestima.

10. Evidencia o valor da defesa (e não do ataque)

A capoeira faz clara distinção entre defesa e ataque e quem pratica essa atividade não é estimulado a “sair atacando”, mas, sim, a olhar, refletir e, se for necessário, saber agir de modo a cuidar da própria defesa. Isso torna a capoeira um excelente meio de aprendizado para as crianças que tendem a entender de forma mais rápida e lúdica que a violência não vale a pena.

11. Estimula o respeito pelo próximo

A capoeira desenvolve o respeito, a tolerância. No caso das crianças, especialmente, com essa atividade elas aprendem, por exemplo, que precisam ter cuidado com o movimento que pretendem fazer para não machucar o outro; entendem que a atividade acontece entre todos (independentemente de uma maior habilidade ou da ausência dela por parte de um ou de outro) etc.

12. Amplia o conhecimento

Quem pratica capoeira não só se exercita, mas recebe importantes informações sobre a cultura popular, a origem da prática, as tradições celebradas em músicas e canções etc. Tudo isso é muito válido, tanto para crianças como para adultos!

13. Desestimula a timidez

A capoeira é uma atividade que envolve dança, música, diferentes movimentos… Não há, portanto, espaço para timidez. Todos os participantes – sejam adultos, sejam crianças – estão ali expostos ao grupo com todas as suas imperfeições. Com isso, aos poucos, qualquer insegurança perde a força, pois todos se respeitam e estão ali para vivenciar tudo aquilo juntos.

Como praticar capoeira?

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

É preciso ter alguma experiência prévia? A capoeira exige roupas ou acessórios específicos? Essas são dúvidas comuns quando o assunto é capoeira.

O professor de capoeira Fábio Castilha destaca, porém, que basta vontade de começar! “Como qualquer outra modalidade, o início se dá com o aprendizado dos aspectos técnicos básicos, primeiros movimentos defensivos, seguido então dos primeiros movimentos ofensivos. De acordo com o desenvolvimento do aluno, movimentos mais complexos são inseridos aos treinamentos”, explica.

Com relação à vestimenta, explica o professor, no início, uma roupa confortável é suficiente: calça de moletom, tactel ou lycra, e camiseta, e geralmente descalço; para mulheres, recomenda-se que se utilize “top” por debaixo da camiseta. “Após algum tempo de treino, recomenda-se a aquisição e utilização do uniforme oficial para a prática – camiseta de algodão branca, calça de elanca branca e corda (graduação)”, diz Castilha.

Cuidados necessários na prática de capoeira

Quer começar a praticar capoeira?! Com certeza boas razões para isso não faltam! Mas atente-se a um ponto importante.

Fábio Castilha destaca que é primordial que o iniciante busque informações acerca do profissional com quem pretende treinar. “Recomendo buscar um profissional com experiência, com um trabalho relevante e reconhecido, com reconhecimento de uma escola tradicional de capoeira e, se possível, formação superior, preferencialmente em Educação Física”, diz.

“O nosso maior bem é a nossa saúde e de nossos filhos, portanto, saber quem é o profissional que irá trabalhar com o nosso corpo é fundamental”, finaliza o professor de capoeira Fábio Castilha.

Comentários
Dicas relacionadas