Dicas de Mulher Dicas de Saúde

13 receitas deliciosas de bem casado para apreciar em qualquer ocasião

Leve e saboroso, este doce é presença constante nas celebrações e enlaces de noivos apaixonados, batizados e até mesmo aniversários

em 03/11/2016

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Possuindo origem portuguesa, o bem casado chegou ao Brasil na época da colonização, ele é derivado do “casadinhos”, doce muito comum em terras lusitanas. A diferença entre os dois doces está na textura, onde a versão portuguesa possui a massa mais densa, por não ser preparado com água.

Possui grande significado na celebração do casamento, representando o encontro de duas pessoas (as duas metades do pão de ló) que se unem, seladas com cumplicidade e respeito mútuo (o recheio). Apesar da opção original de recheio ser baba de moça, o mais comum aqui no nosso país é utilizar doce de leite para unir as duas partes.

Reza a lenda que ao presentear casa convidado com o doce, além do casal garantir uma união feliz, ainda proporcionará aos presenteados a benção, a felicidade e a sorte do casal.

Leve e saboroso, este doce é presença constante nas celebrações e enlaces de noivos apaixonados. Sua embalagem é um show à parte, onde o papel crepom e o laço de cetim são as opções tradicionais, porém existe a possibilidade de ousar no embrulho, utilizando rendas, tecidos diferenciados e até mesmo caixinhas de madeira ou acrílico.

Apesar de ter surgido em cerimônias matrimoniais, este doce vem sendo utilizado nas mais diversas ocasiões, como batizado (conhecido como bem nascido), aniversários (também chamados de bem vividos), comemoração de bodas (bem unidos), de formaturas (bem formandos), promoção no serviço (bem sucedidos) e até debutantes (bem jovens). Confira abaixo uma seleção diversificada de receitas e saboreie este delicioso doce:

Foto: Reprodução / Chata de Galocha

Foto: Reprodução / Chata de Galocha

1. Bem casado com baunilha: outra opção mais prática, onde o recheio utilizado é um doce de leite pronto, agilizando o preparo da receita. Esta receita rende de 35 a 40 bem casados e o tempo de forno da massa é de cerca de 8 minutos.

2. Bem casado tradicional: esta receita apresenta a versão tradicional do doce, onde sua massa deve ser pingada na forma com um saco de confeiteiro, garantindo um visual mais bonito. Além disso, após a montagem, ele é banhando em uma calda de açúcar, conferindo sabor e cerca crocância ao doce.

3. Bem casado com nozes: aqui o diferencial é o recheio: este é preparado com doce de leite, creme de leite e nozes. Basta bater tudo em um processador e rechear as duas metades da massa. Muito requinte e sabor ao seu bem casado.

4. Bem casado sem ovo: esta versão também é recheado com doce de leite pronto, mas sua massa possui um diferencial: ela não leva ovos em seu preparo. Para garantir uma massa leve e aerada, o amido de milho cumpre o papel dos ovos, sendo uma boa opção para alérgicos a este ingrediente.

5. Bem casado com fécula de batata: aqui, além da tradicional farinah de trigo, também é utilizada a fécula de batata, uma farinha fina, semelhante ao amido de milho, garantindo ainda mais leveza a massa. A autora ainda oferece a opção de peneirar açúcar de confeiteiro em cima do doce ao invés de banhá-lo com a calda de açúcar, deixando-o com sabor menos adocicado.

6. Bem casado de micro-ondas: e que tal deixar esta receita mais prática e rápida? Aqui você vai aprender a prepara-lo no micro-ondas, por 2 minutos. E até mesmo o doce de leite pode ser preparado neste eletrodoméstico, para isso, aqueça o leite condensado de um em um minuto até atingir o ponto ideal, e delicie-se com estes práticos bem casados.

7. Bem casado com morango e sorvete: e como basicamente qualquer coisa fica melhor se servida com sorvete, porque não tentar com o bem casado? Aqui ele foi servido com sorvete de morangos, além da própria frutas cortadas em pedaços. Boa opção para os dias de calor.

8. Bem casado no pote: outro jeito inovador de servidos o doce aos seus convidados é apresenta-lo em potes. Ótima opção como lembrancinha, seus convidados poderão saboreá-lo no dia posterior ao evento, utilizando uma colher e relembrando os bons momentos vividos.

9. Bem casado de brownie: e que tal mesclar dois saborosos doce sem um? Aqui os preceitos do bem casados são utilizados – duas massas unidas por um recheio, porém o brownie é o escolhido para este feito. O saboroso recheio é um ganhasse de chocolate, deixando o doce ainda mais saboroso.

10. Bolo bem casado: já pensou em saborear uma versão maior deste delicioso doce? E que tal experimentar um bolo de bem casado? Aqui o bolo é feito com duas massas de pão de ló recheadas com doce de leite preparado a partir de leite condensado cozido. Vale a pena provar!

11. Bolo bem casado em pedaços: outra opção de bolo preparado com massa de pão de ló e recheado com doce de leite, aqui a sugestão é corta-lo em pedaços quadrados e embrulhá-los para que assim mantenham-se úmidos e saborosos na hora da degustação.

12. Bolo bem casado com fitas de coco: aqui a massa de pão de ló leva apenas três ingredientes: ovos, farinha e açúcar, deixando seu preparo mais fácil e prático. Para que ele tenha a textura macia, é necessário bater bem os ovos, aerando-os. Para decorar, fitar de coco ao forno, conferindo u belo visual.

13. Bolo mousse bem casado: aqui o diferencial está no recheio cremoso, conferindo ares de mousse ao bolo para conquistar esta textura, além de utilizar doce de leite e creme de leite fresco, ainda é adicionado gelatina sem sabor hidratada. Com a massa já é levinha e bem úmida, o resultado é um bolo de dar água na boca.

Saboroso e leve, o bem casado se tornou tradicional em qualquer evento, porém este pode ser degustado sem a necessidade de uma ocasião especial. Basta colocar as mãos na massa e preparar uma das versões acima ensinadas. Bom apetite!

Comentários
Dicas relacionadas