Dicas de Mulher Dicas de Casa

Batata: 22 formas de usá-la além da culinária

Ela pode ser usada como compressa, para deixar a pele mais bonita, entre outras finalidades

em 13/02/2014

Foto: Thinkstock

Batatas estão presentes na maioria das casas e são utilizadas para preparar os mais variados (e deliciosos) pratos: purês, sopas, maionese, nhoque e muito mais. Isso sem falar das suas saborosas versões recheada e frita, que agradam crianças e adultos!

Porém, o que pouca gente sabe é que a batata tem outras utilidades, que vão muito além da culinária!

Você sabia que batatas podem ser usadas, por exemplo, como compressas? Ou ainda, que elas podem ajudar a reduzir olheiras? Pois é, mas a lista não para por aí. Confira esses e outros usos inusitados da batata:

Para a saúde

1. A batata pode ser utilizada em processos febris para diminuir a temperatura corporal. Basta cortar algumas rodelas dela crua e aplicar na testa ou no peito dos pés.

2. Você pode aplicar uma cataplasma de batata crua (cataplasma é o uso do material entre dois panos finos) para aliviar dores de torções.

3. A batata pode colaborar com a cicatrização e a renovação da pele em casos de queimaduras. Para isso, basta ralar a batata e passar no local.

4. Com a casca da batata é possível fazer um chá que ajuda na circulação sanguínea e a melhorar problemas de hipertensão.

5. O chá feito com a casca da batata também facilita os processos digestivos e a desintoxicação do nosso organismo.

6. O suco feito de batata crua ajuda a melhorar problemas de enxaqueca e, também, a combater a prisão de ventre. Deve ser consumido em jejum, pela manhã.

7. O mesmo suco de batata crua age como limpador hepático e intestinal e ajuda a reduzir o ácido úrico. Uma dica é adoçá-lo com mel.

8. O suco de batata crua é considerado ainda um bom aliado para o tratamento do reumatismo.

9. As batatas podem ser feitas de compressas, substituindo o saco de gelo ou a água quente. Basta aquecer ou esfriar uma batata e enrolá-la em um pano ou em uma gaze.

Para a pele

10. A batata crua é rica em minerais, tais como o enxofre, o potássio e o fósforo, que estimulam a produção de colágeno e elastina e, por isso, podem ajudar a proporcionar uma pele mais tonificada e jovem.

11. A batata crua pode ainda agir evitando e/ou melhorando quadros de acne. Para isso, basta aplicar algumas rodelas na pele e já é possível perceber sua propriedade esfoliante, que ajudará a eliminar as células mortas.

12. Para reduzir olheiras e inchaços, basta aplicar rodelas de batata nos olhos e deixar que ela atue por cerca de 10 minutos.

13. É possível ainda fazer uma máscara facial com batata. Ferva uma unidade, amasse e adicione uma colher de chá de suco de limão. Aplique no rosto (tomando cuidado com os olhos!) e espere 10 minutos. Após esse tempo, lave bem o rosto com água morna.

14. Você pode ainda utilizar a água que usou no cozimento da batata para lavar o rosto. As propriedades do legume ajudam no combate ao envelhecimento da pele.

15. As cascas e algumas fatias das batatas podem ajudar a aliviar queimaduras solares, diminuindo o vermelhão causado pelo excesso de exposição ao sol.

16. Acredita-se que a batata possa até ajudar no desaparecimento de verrugas. Para isso, basta esfregar, cuidadosamente, uma fatia sobre a verruga todos os dias.

Outras utilidades

17. Batata pode ajudar na remoção de manchas e cola das mãos. Basta passar uma fatia de batata crua antes de lavar as mãos.

18. Para limpar ferramentas enferrujadas, bata esfregar nelas fatias de batatas cruas, que ajudarão a remover a oxidação causada pela ferrugem.

19. A batata pode ser usada ainda para limpar e polir talheres. Utilize água proveniente do cozimento de batatas e mergulhe os talheres com ela ainda morna. Deixe ali por cerca de uma hora. Depois é só enxaguar.

20. Para a limpeza de sapatos feitos com material impermeável e solados de borracha, passe neles uma fatia de batata crua. Depois, é só passar um pano ou uma escova para sapatos.

21. Use uma batata grande cortada ao meio, no sentido do comprimento, como base para fixar flores de um arranjo.

22. Caso sua planta esteja com vermes na raiz, coloque algumas rodelas de batata crua à sua volta. Depois, quando estes passarem para a batata, retire-as e jogue fora.

Você imaginava que as batatas tinham tantas utilidades assim, além da culinária?! Ficam as dicas! Mas vale destacar que nenhuma receita caseira (neste caso, com o uso de batatas) deve substituir tratamentos (para a pele e para a saúde) orientados por profissionais. Por isso, em casos de dúvidas, consulte sempre seu médico!

Comentários
Dicas relacionadas