Bananas: benefícios e dicas para adiantar ou retardar o amadurecimento

A fruta é uma grande aliada para evitar cãibras após um exercício físico puxado

Por Tais Romanelli
Atualizado em 09/11/2013 20:03
banana Bananas: benefícios e dicas para adiantar ou retardar o amadurecimento

Foto: Thinkstock

Saborosa, docinha e ótima para a saúde. Não é à toa que a banana faz parte da alimentação da maioria das pessoas e é super recomendada, inclusive, para pessoas que praticam atividades físicas.

Roberta J. Abreu, nutricionista clínica, pós-graduada pela Universidade Gama Filho, explica que o potássio presente na banana ajuda a promover a dilatação dos vasos, melhorando o fluxo sanguíneo. “Ele também é um grande aliado para evitar as temidas cãibras após um exercício mais puxado”, destaca.

Além disso, acrescenta a nutricionista, a banana é uma boa fonte de amido resistente, um tipo de carboidrato que é digerido mais lentamente e não eleva de maneira brusca os níveis de glicose no sangue.

“A banana verde, por sua vez, parece estar associada à prevenção de certos tipos de câncer e doenças do cólon, uma vez que ajuda no trânsito intestinal”, acrescenta Roberta.

Os diferentes tipos de banana

Roberta Abreu cita que existem diferentes tipos de banana: banana nanica, banana prata, banana da terra, banana maçã, banana ouro e a banana verde.

Ainda de acordo com a nutricionista, a caloria da banana varia de acordo com o seu tipo. Confira abaixo:

  • Banana da terra: 100Kcal/unidade média
  • Banana maçã: 72 Kcal/unidade média
  • Banana nanica: 87 Kcal/unidade média
  • Banana ouro: 42 Kcal/unidade média
  • Banana prata: 55 Kcal/unidade média
  • Banana verde: 60kcal/unidade de 50g

Na hora da compra

Roberta Abreu destaca que, na hora de escolher a fruta, é preciso observar a presença de manchas escuras. “Quanto maiores essas manchas, mais madura estará a fruta que, em alguns casos, pode estar passada”, diz.

O ideal, de acordo com a nutricionista, é comprar frutas firmes, livre de partes moles ou machucadas, e com casca amarela e pequenas manchas.

“Se não for para consumo imediato, dê preferência às bananas que estão apenas ligeiramente verdes”, acrescenta Roberta.

Dicas para adiantar ou retardar o amadurecimento da banana

Mas, caso você tenha se confundido na hora da compra ou, simplesmente, tenha decidido comer as bananas antes do previsto e elas ainda estiverem verdes, você pode dar um “empurrãzinho” no amadurecimento dela.

Para isso, coloque, na fruteira, outra fruta madura – pode ser maçã, pera, pêssego, ou outras bananas – em contato com a banana verde. O etileno produzido pelas frutas que já estão mais maduras tornará mais rápido o processo de amadurecimento.

Você pode ainda fazer o procedimento com uma banana só: basta colocá-la em contato com outras frutas dentro de um saco. Mas vale destacar que o amadurecimento não vai ocorrer de uma hora para outra. A tendência é que demore um dia (24 horas) para isso.

Embrulhar o cacho de bananas em folhas de jornal também é uma opção para adiantar o amadurecimento das frutas.

Vale destacar ainda que, caso você tenha comprado a banana ainda verde, não deve colocá-la na geladeira, pois isso prejudicaria seu amadurecimento, já que a fruta precisa de temperatura ambiente para isso.

Em contrapartida, se você comprou as bananas, demorou um pouco para comê-las e, quando foi ver ,elas já estavam bem maduras, vale outra dica: coloque-as dentro de um saco plástico, na gaveta de verduras, na geladeira, o que a conservará por mais tempo.

Outra ideia é esquentar a banana levemente madura – mas que não esteja passada – no micro-ondas com canela em pó. Ela fica bem docinha e super saborosa.

Mas, na hora de consumir a banana, se perceber que ela já está, de fato, passada, com um sabor desagradável, evite comê-la e a jogue fora.

Para evitar desperdícios, compre sempre uma quantidade que você sabe que irá consumir em casa. Busque bons produtos na hora da compra e use as dicas acima (de adiantar ou retardar o amadurecimento) eventualmente, apenas quando necessário.

Sazonalidade

Uma forma de garantir boas compras, é optar por frutas da época que, além de apresentarem custo mais acessível, são mais saborosas.

Abaixo, confira os melhores e piores meses para comprar os seguintes tipos de bananas:

Banana prata

Melhor compra: fevereiro, maio, junho, novembro e dezembro

Compra regular: janeiro, abril, agosto e setembro

Pior compra: março, julho e outubro

Banana maçã

Melhor compra: fevereiro, março, maio, junho, setembro e outubro

Compra regular: abril e agosto

Pior compra: janeiro, julho, novembro e dezembro

Banana da terra

Melhor compra: fevereiro, abril, setembro e outubro

Compra regular: janeiro, março, maio e dezembro

Pior compra: junho, julho, agosto e novembro

Banana nanica

Melhor compra: janeira, fevereiro, março, abril, junho, setembro, outubro, novembro e dezembro

Pior compra: maio, julho e agosto

Compre bons produtos, na época certa, e usufrua de todos benefícios que a banana pode oferecer!