Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Balaiagem nos cabelos ilumina o rosto de forma sutil e harmoniosa

Saiba qual é a diferença entre balaiagem, luzes e mechas e veja como é feito o procedimento nos salões de beleza

em 04/01/2016

Foto: Reprodução / Anna Fasano

Foto: Reprodução / Anna Fasano

Há muitas técnicas para renovar o visual e mudar a cor dos cabelos. Uma dessas técnicas é a balaiagem, conhecida por agredir menos os fios do que outros procedimentos. Para Sonia Nesi, hairstylist do Studio de Beleza Sonia Nesi, a balaiagem tem a vantagem de iluminar o rosto. “É uma técnica para clarear sutilmente os fios, da raiz às pontas”, afirma.

Segundo Wilson Farias, cabeleireiro, visagista e coaching hair, a balaiagem trabalha com mais de uma tonalidade. “É um procedimento de luzes em que optamos por mais de um tom nas cores de luzes, ou seja, um louro claríssimo e um louro claro ou médio. Eu também gosto de um fundo escuro para um efeito esfumado”, define o cabeleireiro.

Outra vantagem apontada por Wilson é a de buscar um estilo diferente. “Também se difunde muito bem com os grisalhos. A balaiagem traz um estilo diferenciado que se destaca em qualquer cabelo com luzes ou mechas.” O cabeleireiro faz o alerta de que o cabelo não pode estar muito danificado para receber o procedimento. “Quando o cabelo está nessas condições, opto por fazer apenas um tom.”

Para Sonia, definir qual será o procedimento depende da avaliação do profissional. “A maioria das mulheres pode fazer a balaiagem, mas cabe ao profissional avaliar a qualidade do fio. Se estiver muito castigado, com alisamento, não recomendo fazer. Caso o cabelo seja bem escuro, por exemplo, a balaiagem obviamente não será tão aberta, mas sim em um tom mais fechado”, aponta a hairstylist.

A diferença entre balaiagem, luzes e mechas

  Foto: Reprodução / Niina Secrets


Foto: Reprodução / Niina Secrets

Balaiagem, luzes e mechas são técnicas usadas para clarear os fios. Cada uma tem as suas características e resultará em efeitos diferentes. Para ajudar quem está pensando em clarear o cabelo e ainda não decidiu qual técnica adotar, apontamos aqui as principais diferença entre os procedimentos.

Em relação ao danos causados aos fios, alguns profissionais dizem que a balaiagem agride menos do que outros procedimentos. No entanto, Sonia e Wilson concordam que todos os procedimentos químicos danificam os fios. “O cabelo sendo descolorido vai estragar de qualquer forma”, pontua Sonia.

Para Wilson, por usar mais de uma tonalidade, o dano pode ser até maior do que em outros procedimentos. “Eu oriento procurar um profissional que realmente preze pela saúde dos fios. Ele vai entender a necessidade de fazer uma boa reposição de aminoácidos. Sempre digo que se o cabelo está bem tratado qualquer química cai bem”, detalha Wilson.

A diferença principal entre a balaiagem e as luzes, segundo o cabeleireiro, é que as luzes são descolorações mais simples, discretas, em um único tom e mais finas. “Já a balaiagem é uma descoloração mais expressiva, geralmente se usam dois a três tons, resultando em mais atitude e estilo”, explica Wilson. Ele indica as luzes para mulheres mais conservadoras. Já para as estilosas e para quem procura algo diferente das luzes, ele indica a balaiagem.

Sonia esclarece que a diferença entre a balaiagem e a mecha é quase inexistente. “A única diferença é que, geralmente, as mechas são mais grossas e a balaigem mais fininha. Mas no dia a dia os termos se confundem”, responde a hairstylist. Em relação as indicações para as clientes, ela diz que tudo depende do que elas procuram. “A balaiagem é mais sutil que as mechas, ideal para quem não quer tanta mudança no visual”, opina Sonia.

As blogueiras com balaiagem nos cabelos

Que tal se inspirar nas blogueiras para fazer a sua balaiagem? Olhar as imagens abaixo também é uma ótima forma de entender o que é o procedimento e qual será o resultado nos mais diferentes tipos de cabelo. Veja as imagens e se inspire para pintar o seus fios.

Vale ressaltar que cada tom de pele requer tons diferentes na balaiagem. Enquanto algumas mulheres tem o visual valorizado com tons super frios, outras ganham mais luminosidade com os tons mais quentes. Por isso, é importante confiar a análise de cor a um profissional especializado.

Balaiagem passo a passo

Foto: Reprodução / Marina Casemiro

Foto: Reprodução / Marina Casemiro

Para fazer a balaiagem, ou qualquer outro procedimento que trabalhe com química, a melhor recomendação é consultar um colorista, cabeleireiro ou hairstylist de sua confiança. Mas, para você que quer conhecer melhor o procedimento e saber como se dá o passo a passo, listamos, com a ajuda de Wilson Farias, como fazer a balaiagem.

  1. Primeiro é importante fazer um teste em seus fios para saber se ele não irá quebrar com o procedimento. Principalmente cabelos que já tenham química, é necessário passar por essa primeira etapa que consiste em aplicar o produto em uma pequena mecha do cabelo e analisar o efeito no fio;
  2. Caso seu cabelo esteja apto a fazer a balaiagem, o próximo passo é analisar o fundo de clareamento do cabelo, ou seja, quais tonalidades combinam melhor com o seu fio;
  3. Depois dessa primeira análise, é o momento de decidir quais serão os tons usados no cabelo;
  4. Prepare as tinturas que serão usadas. Normalmente, uma delas conterá pó descolorante e água oxigenada e, na outra, a coloração desejada. Para facilitar na hora de aplicar, é importante colocar cada uma das colorações em potes de cor diferentes, ajudando na identificação;
  5. Divida o cabelo em cinco partes: as duas laterais, atrás da cabeça em duas partes e o topo;
  6. Comece a aplicação do produto pela parte de trás da cabeça;
  7. Separe pequenas mechas e costure para que haja uma distribuição homogênea da tintura;
  8. Nesta primeira mecha, é recomendado aplicar a tintura com o pó descolorante;
  9. Separe uma outra mecha e isole-a;
  10. Novamente, separe uma nova mecha e costure aplicando, desta vez, a coloração desejada para a segunda cor;
  11. Depois de repetir esse procedimento por todas as partes do cabelo, aguarde o tempo necessário para a coloração agir;
  12. Enxaguar e retirar completamente o produto dos fios;
  13. Caso deseje, matize os fios para ficarem com um tom mais acinzentado;
  14. Reconstrua os fios, repondo os nutrientes e hidratando o cabelo;
  15. Finalize como desejar.

Para esclarecer melhor como fazer a balaiagem, Denise Ferrari ensina no vídeo a seguir o passo a passo completo do procedimento, detalhando todas as etapas e ensinando como deixar a tintura bem distribuída e resultando uma descoloração natural.

Os produtos usados para fazer a balaiagem são: pó descolorante, água oxigenada, papel laminado especial para fazer a balaiagem, coloração, pente e produtos para reconstruir o fio após o procedimento.

6 cuidados pós-balaiagem para manter seus fios saudáveis

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

A maioria dos procedimentos químicos danificam os fios e é necessário manter uma série de cuidados após a utilização da química para que eles se recuperem e voltem a ficar hidratados, macios e bem cuidados. Contamos com as dicas do cabeleireiro, Wilson Farias, e do colorista, Wilson Barros, do Crystal Hair.

  1. O tratamento para manter os fios saudáveis pós-balaiagem começa antes dela ser feita. “Há produtos que podem ser usados antes da balaiagem e que ajudam a cuidar do fio. São produtos reconstrutores para preparar a fibra para receber o procedimento. Indico cauterizações, hidratações com aminoácidos”, sugere o colorista, Wilson Barros. Já Wilson Farias aponta os óleos essenciais de argan, macadâmia, marula, ojon e de coco como ótimos tratamentos para antes de fazer a balaiagem.
  2. Depois da balaiagem, a dica de Wilson Farias é fazer uma reconstrução para reposição de massa;
  3. Usar produtos para cabelos tingidos é a orientação que Wilson Barros dá. “Como a linha vitamino color, da L’Oréal Professionnel”, indica o colorista;
  4. A hidratação frequente também é essencial para manter os fios tratados. “A cada duas semanas, faça hidratação rica em óleos essenciais. Em casa, semanalmente, faça uma máscara de hidratação e use gotas de óleos diariamente nos fios”, orienta Wilson Farias.
  5. Evitar o contato com sal, cloro e o uso excessivo de secadores e chapinhas ajuda a manter os fios hidratados após a balaiagem, conforme explica o colorista, Wilson Barros;
  6. Para que a cor dure por mais tempo, mantenha os fios hidratados e use xampus específicos para essa finalidade. “Os xampus arroxeados são as melhores opções para serem usados uma vez na semana”, opina Wilson Barros.

A balaiagem é uma ótima alternativa para quem busca mudar a cor do cabelo e ter um visual estiloso e moderno. Siga as orientações do seu cabeleireiro de confiança, mantenha seus fios hidratados e use os produtos adequados, assim você terá um cabelo lindo, da cor que deseja e muito saudável.

Comentários
Dicas relacionadas