Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Atividade física é qualidade de vida

Além de queimar calorias, a prática de atividade física libera sustâncias que proporcionam bem-estar e prazer

em 17/01/2012

As orientações médicas são claras – atividade física é qualidade de vida, por isso é tão necessária. Quantas vezes já ouvimos essa frase, tão batida e tão atual em nossos dias. De tão comum, acabamos não valorizando o necessário, muito menos levamos a sério essa orientação.

Sabemos que o corpo necessita ser trabalhado, revitalizado, mas estamos acomodados em nossas deliciosas poltronas, e entregues ao comodismo, e dificilmente nos animamos a sair para cuidar do corpo.

O controle remoto, o computador nos induz a permanecer na ociosidade, pois recebemos a informação, nos divertimos, e abrimos mão do prazer de cuidar do corpo, e até mesmo de aproveitar para correr no parque, curtir uma bike. Enfim, não tem nada mais confortável do que ficarmos em casa.

Nuno Cobra em seu livro “A semente da vitória”, deixa bem claro a necessidade de cuidarmos do corpo como fazemos outras atividades diárias como escovar os dentes.

Mas porque sabemos da importância e temos tanta resistência para começar uma atividade física?

Vamos deixar de lado a preguiça e vamos buscar saúde e bem-estar. Para isso, escolha uma atividade que goste muito, e que lhe traga satisfação em praticá-la. Corrida, natação, patinação, boxe, esgrima, vôlei, futebol, dança do ventre…Não faltam opções que agradem a todos os gostos.

Muitas pessoas pensam que atividade é somente puxar ferro, mas podemos praticar vários esportes interessantes, e todos trarão benefícios para seu corpo e sua mente. Atividade física é qualidade de vida porque libera sustâncias que proporcionam bem-estar e prazer. Portanto, a prática de uma atividade física, além de queimar calorias e melhorar a condição cardiovascular, aumenta sua autoestima e te deixa mais feliz.

Luciana Kotaka

é colunista do Dicas de Mulher e especialista em Psicologia

Comentários
Dicas relacionadas