Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

10 atitudes simples para tornar o seu Natal mais especial

O Natal é o melhor momento do ano para você buscar uma mudança positiva de atitude, tentar ser a melhor versão de si mesmo e reavaliar o que realmente importa na vida

em 19/12/2016

Foto: Getty Images

Muitas vezes passamos dias e dias nos preocupando com quais presentes comprar para o Natal, quais looks usar, qual maquiagem e cabelo, mas paramos para pensar em formas realmente significantes para celebrar essa data?

Será que o Natal não vai muito além dessa parte superficial, que não deixa de ser tradição, mas que é bem menos importante do que outras atitudes e gestos que podemos ter para realmente espalhar o espírito Natalino?

Praticar a tolerância, o respeito, o amor ao próximo, ajudar os mais necessitados, relembrar os esquecidos e marginalizados… esses são apenas alguns exemplos de presentes com um grande significado que você pode dar a si e ao mundo como forma de celebrar essa data tão especial.

A seguir, confira uma lista de ideias para você ir um pouco além dos presentes e hábitos comerciais do Natal e adicionar um toque ainda mais natalino ao seu final de ano.

1. Perdoar e pedir perdão pelos seus erros

Foto: Getty Images

Não existe momento certo para pedir perdão e perdoar, toda hora é hora, mas especialmente no Natal, quando os corações estão mais calmos e abertos, quando as pessoas se abrem mais e se permitem serem mais suaves em suas convicções, é um momento muito propício para exercitar o perdão.

Perdoe aqueles que te magoaram e demonstre, de maneira clara, que não há mais rancor entre vocês. E peça perdão, não tenha receio. Mesmo que você não seja perdoado, vale a pena ser humilde o suficiente para admitir o seu erro e tentar repará-lo.

2. Evitar brigas e discussões desnecessárias

No Natal, quando famílias se reúnem, é normal que algumas discussões sejam mais acaloradas e acabem gerando brigas. Para tornar esse Natal da sua família mais agradável e pacífico, seja você a pessoa a apaziguar esses momentos. Tente acalmar os ânimos ou mudar o assunto. Tente evitar temas polêmicos e relembre momentos engraçados ou felizes para contaminar a todos com o espírito natalino.

3. Fazer doações e trabalho voluntário

Se você tem um teto para morar, comida para comer e um trabalho que te sustente, então você pode contribuir com o Natal de quem não tem nada disso. Ajude instituições com doações em dinheiro, comida, alimentos ou brinquedos. Faça trabalho voluntário na sua comunidade.

Ajude como puder, mas ajude. Para você pode ser apenas um pequeno gesto, mas faz toda a diferença na vida de quem precisa. Uma forma super simples de fazer uma boa ação, por exemplo, é convidar uma pessoa sozinha sem família para participar do Natal com a sua. Ou que tal entregar uma cesta básica para uma família ter um Natal farto?

4. Rever amigos e familiares distantes

Nessa época, aproveite para rever as pessoas que, por motivos de estudos, trabalho ou por morarem longe, você não vê há algum tempo. Especialmente avós, familiares que estão doentes, amigos que se casaram e tiveram filhos e você ainda não encontrou para dar os parabéns. Muitas vezes deixamos para outro dia as visitas e esse outro dia nunca chega. Force-se a encontrar um tempinho e visite quem realmente merece seu carinho.

5. Demonstrar seu amor

Foto: Getty Images

Seja uma demonstração de amor para sua mãe, seu pai, outra pessoa da família, um amigo, alguém que te ajudou, namorado, marido. Demonstre. Na correria do dia a dia esquecemos de valorizar e dizer para essas pessoas o quão importante elas são, então use o Natal para fazer isso. Escreva cartas, ligue, visite, encontre e fale para essas pessoas o quanto você se importa com elas e quanto você as ama. Isso com certeza vai fazer o seu Natal e o delas mais especial também.

6. Aprender mais sobre essa data

Você sabe qual é o real significado do Natal? Por que comemoramos essa data? Por que ela é celebrada no dia 25 de dezembro? Saber as respostas para essas perguntas é muito importante se você realmente deseja celebrá-la com significado, mesmo que você não seja uma pessoa religiosa.

7. Prometer ser uma pessoa cada vez melhor

Sempre é possível melhorar. Ser mais paciente, mais dedicado, mais tolerante, mais participativo. Sempre existem pontos na nossa vida que precisam de investimento para que possamos ser pessoas melhores. Por isso, no Natal, faça uma auto-avaliação, relembre seus erros, seus momentos de tensão e procure se planejar e se policiar para não fazer mais isso de agora em diante. Esse é um presente seu para si mesmo.

8. Unir a família de forma amigável

Foto: Getty Images

Reúna os familiares, esse é um momento especial para a família. Faça um esforço e tente marcar uma ceia de Natal ou um almoço, convide parentes que você não vê há tempos e tente fazer com que as pessoas da sua família estejam mais próximas, não só no Natal, mas durante o ano todo. Nem sempre concordamos com os parentes ou somos muito parecidos, mas é importante manter os laços e a união entre vocês.

9. Cozinhar ou criar um presente especial

Existe um presente mais lindo do que algo feito por você? Seja uma sobremesa que você sabe fazer, um bom almoço, um artesanato, um scrapbook… enfim, um presente que demonstre que você usou seu tempo, carinho e habilidade é sempre um presente especial. É claro que nem sempre dá tempo, mas pode ter certeza que vai agradar o presenteado com uma criação sua feita com amor.

10. Agradecer

Agradeça às pessoas que tornaram o seu ano um ano melhor, às pessoas que te apoiaram nos momentos difíceis, às pessoas que te ensinaram alguma coisa. Agradeça por tudo de bom que te aconteceu e sinta-se grato por estar vivendo mais um Natal. Agradeça, principalmente, a todas as pessoas que trabalham mesmo durante o Natal, que deixam seus lares para garantir que você e sua família possam aproveitar essa data. Seja cordial e se possível presenteie essas pessoas, sem elas o nosso Natal seria menos seguro, menos estruturado. Agradeça, muito.

Foto: Belas Mensagens

Comentários
Dicas relacionadas