As novidades das festas de debutantes

Jovens querem comemorações diferentes e que tenham o toque de sua personalidade

Por Gisele Macedo Sá
as novidades das festas de debutantes As novidades das festas de debutantes

Foto: Thinkstock

Para uma garota, fazer aniversário é sempre uma alegria e motivo para festa. Quando chegam aos 15 anos então, elas ainda desejam debutar à moda antiga, porém com novos artefatos e ousadia na comemoração. Conheça as novidades das festas de debutantes e prepare para a sua filha uma festança digna de ser lembrada para a vida toda.

A cerimonialista da Struture Produções em Eventos, Daniele Maio, conta que as jovens procuram atualmente as festas diferentes. “Há muita preferência por comemorações temáticas como festa à fantasia ou anos 60, mas o tema Rock é o mais procurado hoje em dia”, explica. Para agitar e animar os convidados, muitas debutantes contratam atrações como DJs e MCs famosos. Porém dependem de um orçamento mais amplo para conseguir arcar com este tipo de custo.

A decoração também é uma festa à parte. Segundo o designer da Perverts Cenários e Decorações para Eventos, Gilberto Mendes, “atualmente o que as meninas mais têm procurado é a personalização da festa. Normalmente elas já chegam com uma ideia fixa e, com isso, trabalhamos para deixar a cenografia com elementos que tenham ligação com o universo dela”, explica. O trabalho dele é criar o contexto e uma atmosfera de acordo com o universo da debutante, e isso inclui serviços como os convites, iluminação e a cenografia.

Daniele conta ainda que as jovens têm preferido decorações menos sérias, com lounges, puffs coloridos e almofadas que acomodam os convidados quando eles não estão na pista de dança. Para o serviço de buffet as escolhas envolvem o mini jantar volante, open bar não alcoólico e lanche da madrugada com comidas do tipo batata frita e mini hambúrgueres. Porém o serviço de jantar ainda é muito solicitado, neste caso pelos pais que fazem questão.

A participação dos pais nas decisões dos detalhes para a festa também tem diminuído. Os profissionais da área são enfáticos: as adolescentes mandam em quase tudo. “Cada vez mais as filhas é que decidem os detalhes da festa. Os pais opinam, existem mães antenadas e modernas que dão ideias, mas na maioria das vezes a decisão final é da jovem”, conta Mendes.

Novo e tradicional

Elas querem tudo novo e diferente, mas ficam com alguns detalhes do tradicional. A composição do look da debutante é um exemplo de tradicionalismo. Para a valsa, as jovens ainda optam vestidos arrojados. Elas gostam de sentirem-se verdadeiras princesas. Mas segundo a cerimonialista optam por curtir a balada da festa com conforto e sensualidade, ou seja, trocam de roupas para cada momento da comemoração.

A cerimonialista afirma ainda que a valsa com as 15 amigas e os 15 cadetes também está presente nas festas tradicionais. Porém, em alguns casos, a jovem prefere inovar e executa junto com os amigos, as coreografias de músicas com temas atuais.

As despesas para as festas são arcadas pela família, mas elas não hesitam em investir alto para realizar o sonho das filhas. “Em média o custo para um evento com 200 convidados é de R$ 70.000,00”, finaliza Daniele.