Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Saúde

As incríveis propriedades do levedo de cerveja

Do tratamento de acne ao controle do colesterol, conheça as inúmeras utilidades desse poderoso complexo vitamínico

em 07/08/2013

Foto: Thinkstock

Não é fácil manter uma alimentação que contenha todos os nutrientes que nosso organismo precisa, principalmente quando o dia a dia é corrido. Mas há alimentos tão ricos que merecem fazer parte do cardápio e, quando isso não é possível, ainda resta a opção dos suplementos alimentares.

O levedo de cerveja é um destes suplementos que você deveria incluir na sua dieta alimentar. Além de complementar as necessidades nutricionais, ele fortalece o sistema imunológico e ajuda em diversos problemas como queda de cabelo, acne, psoríase e diabetes.

Conheça abaixo as inúmeras utilidades desse poderoso complexo vitamínico, seus benefícios para a saúde e algumas opções de consumo.

O que é?

O levedo de cerveja é um fermento inativo, obtido por meio da levedura Saccharomyces cerevisiae. Este fungo é responsável pela fermentação do açúcar de cereais como o arroz, o trigo, a cevada e o malte. O levedo é geralmente extraído após o processo de fermentação da cerveja.

Rica em nutrientes, os benefícios e propriedades medicinais da levedura de cerveja são conhecidos desde a Grécia Antiga. Dizem os pesquisadores que Hipócrates, o Pai da Medicina, já a utilizava no tratamento de várias doenças, principalmente as de pele.

Nutrientes e mais nutrientes

Você certamente ficará surpresa com a quantidade de nutrientes que levedo de cerveja contém. Ele é fonte de minerais como o ferro, fósforo, potássio, cromo e zinco, além de rico em vitaminas do complexo B – importantes para manter o equilíbrio e bom funcionamento do organismo.

O levedo de cerveja, assim como a carne, oferece grande quantidade de proteínas – com a vantagem de não conter colesterol e gordura. Por isso, o complemento alimentar também a recomendado para pessoas que precisam de proteínas, mas têm dietas restritivas como os vegetarianos, explica o farmacêutico Hudson Guimarães.

Benefícios

O levedo de cerveja é um grande aliado do sistema imunológico, auxiliando na desintoxicação do organismo. Ele também ajuda a regular o intestino e a manter a integridade do sistema nervoso – combatendo a falta de concentração e o cansaço físico e mental.

Quando o assunto é a beleza dos cabelos, das unhas e da pele, a levedura também pode ser sua aliada (lembre-se que ela contém grande quantidade vitaminas do complexo B!). O levedo de cerveja combate o envelhecimento precoce e melhora o aspecto da pele, inclusive nos casos de acne.

O complemento também é recomendado para diabéticos porque reduz os níveis de glicose no sangue. Combinados com outros suplementos, o levedo de cerveja tem ação energética sendo, portanto, indicado para atletas e praticas de atividades físicas em geral.

Não existem relatos de contra indicações importantes no consumo constante do levedo de cerveja, desde que na concentração correta. Mas o consumo inadequado pode gerar desconforto gastrointestinal. “Como atua em diversos aparelhos do organismo humano, deve ser usado com critério e, de preferência, sob orientação de um profissional da saúde, como médico, farmacêutico ou nutricionista”, esclarece o farmacêutico Hudson Guimarães.

Como consumir

Você pode incluir o levedo de cerveja em pó nas vitaminas, sucos, saladas de frutas e iogurtes. A levedura também pode ser tomada com água ou acrescentada à comida – mas para garantir a integridade de todos os nutrientes, ela não deve ser cozida. O consumo indicado é de uma colher de sopa ao dia.

Se você não se sente atraída pelo gosto um pouco amargo do levedo de cerveja, há no mercado versões em comprimidos e cápsulas, que facilitam o consumo.

Caso queira beneficiar-se mais rapidamente dos milagres da levedura na saúde dos cabelos, você também pode optar por xampu e condicionado com extrato de levedo de cerveja.

Consulte um especialista antes de iniciar o uso de qualquer suplemento alimentar.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas