Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Noivas

As 5 melhores danças de casamento do YouTube

Conheça as danças incríveis, inspire-se e confira dicas para o sucesso da apresentação no dia do seu casamento

em 31/10/2012

Foto: Thinkstock

Quando se planeja um casamento com uma recepção, um dos pontos que sempre geram muitas dúvidas e receios é a dança dos noivos. A primeira dança de um casal como marido e mulher é um momento marcante e deve ser desfrutado com alegria e confiança.

Muitos casais têm uma canção especial e geralmente esta música é a que é dançada. Quando os noivos não têm uma música de gosto compartilhado que remeta ao relacionamento, estes devem buscar algo que reflita os sentimentos que compartilham.

A música da dança dos noivos não precisa ser necessariamente algo romântico, ela deve simbolizar o ponto forte da união do casal, que pode ser o romance, mas também o companheirismo ou a diversão mútua, por exemplo.

A dança do casamento deve ser planejada desde o início dos preparativos. Quando o planejamento do casamento prevê a dança desde o começo, o tempo é suficiente para o casal praticar por iniciativa própria ou com o auxílio de um professor, se inscrevendo em aulas de dança.

Praticar juntos ou aprender a dança com um professor acrescenta elegância a este momento no dia especial, pois evita que o casal se sinta inibido e constranja a si e a seus convidados ao dançar sem jeito e apenas para cumprir a tradição.

O estilo de dança a ser executado não depende apenas da música escolhida, já que adaptações são possíveis, mas da quantidade de tempo que se está disposto a praticar. Alguns estilos são mais fáceis que outros, por isso o casal deve buscar um estilo que atenda a necessidade e elimine a possibilidade de estresse e frustração.

O estilo de dança mais tradicional em casamentos é a valsa, porém é bastante formal e não combina com qualquer música. O tango é outro clássico, que também tem limitações quanto ao ritmo a ser associado. O foxtrote, um dos estilos mais executados, tem aprendizado simples e funciona bem tanto com canções de amor quanto com baladas. Os casais mais animados costumam recorrer a opções mais relaxadas e casuais, como a dança de salão e o swing, que são fáceis de aprender em um curto espaço de tempo.

Dicas para o sucesso na dança do casamento

  • Aproveitem as oportunidades para dançar junto como um casal em clubes, salões ou até mesmo na sala de casa;
  • Se acharem interessante, comecem fazendo aulas de danças de parceiros apenas para ter uma ideia de movimento em conjunto em uma pista de dança;
  • Cerca de dois ou três meses antes de seu casamento, considerem a possibilidade de se matricularem em aulas particulares. As aulas particulares permitem que a escolha de uma canção e de uma coreografia conte com a ajuda de um profissional, que poucas semanas antes de seu casamento pode ser um grande aliado que auxilia no aperfeiçoamento dos movimentos;
  • Elaborem a coreografia e a seleção de passos de acordo com o tipo de roupas que estão usando para que não haja acidentes. Se não tiverem prática, evitem movimentos elaborados;
  • Limitem o tempo da dança por mais ou menos 2 minutos para evitar que os convidados se sintam entediados;
  • Façam da primeira dança dos noivos uma surpresa. Procurem não comentar em blogs, ou contar aos convidados;
  • Deixem a cerimonialista saber sobre dança para que possa organizar o espaço da pista e dos convidados;
  • Se algo der errado na hora improvisem e relaxem.

Segundo a coreografa especializada em noivos Gil Rangel, muitos casais estão usando o momento da dança em sua festa para se divertir, inspirando-se em filmes. “As coreografias de filmes estão em alta agora. Tenho ensaiado em média cinco casais com Dirty Dancing por mês e outras coreografias de filme como Por uma Cabeza, o tango de Perfume de Mulher”.

Independente da opção de música e estilo de dança ou se vai ou não contar com a ajuda de um profissional, o importante é que o casal se sinta entrosado. Ter desenvoltura e originalidade são quesitos fundamentais para impressionar amigos e familiares e para que a dança seja memorável a todos por muitos anos.

Veja a seguir 5 danças de casamento de diferentes estilos para você se inspirar a criar a sua:

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas