Aromatizantes de roupas e ambientes

Aprenda a fazer seus próprios aromatizantes e deixe sua casa e suas roupas com um cheirinho gostoso

Por Andressa Dias
Atualizado em 30/04/2013 16:05

aromatizantes de ambiente e roupas Aromatizantes de roupas e ambientes

O cheiro pode ter grande influência na sensação de bem-estar que você pode ter ou não em um local. Por isso, existem os aromatizantes de ambiente, que ajudam a tirar cheiro de fritura, fungos e outros odores desagradáveis e os aromatizantes de roupas, que deixam os tecidos, especialmente da roupa de cama, com um cheirinho agradável disfarçando o cheiro do sabão usado na lavagem.

Os aromatizantes de ambiente podem ser borrifados em qualquer parte da sua casa após a limpeza, antes de receber visitas, após cozinhar ou em qualquer outro momento que for conveniente. Já os aromatizantes de roupa, devem ser borrifados nas peças depois de passadas e antes de serem guardadas. No caso da roupa de cama, o ideal é aplicar o produto depois de estendida.

Além do uso mais comum dos aromatizantes, eles podem também ser usados para deixar armários, o guarda-roupa e até s estofado do carro mais cheiroso.

Outra dica de como usar os aromatizantes de roupas e ambientes é borrifar um pouco no filtro do ar condicionado da sua casa, assim sempre que ligá-lo, o ambiente ficará com um aroma agradável.

Existem aromatizantes prontos que você pode encontrar em perfumarias e lojas de departamento, inclusive alguns deles protegem contra bactérias, mofo e cheiro de cigarro. Mas você também pode preparar seu próprio aromatizante em casa. Confira algumas receitas caseiras de aromatizantes:

Aromatizante de Ambiente Caseiro

Você vai precisar de:

  • 20 ml de álcool de cereais
  • 350 ml de água filtrada ou destilada
  • 2 ml de essência à base de água (café)
  • 5 ml de essência à base de água (tangerina)
  • Embalagem plástica com borrifador

Como fazer:

Coloque todos os componentes em um recipiente de vidro e deixe descansar por 10 dias enrolado em um jornal sem mexer. Passado esse tempo, coloque o aromatizante de ambiente em vidros menores com tampa de spray e está pronto para uso.

Aromatizante de roupas caseiro

Você vai precisar de:

  • 700 ml de água deionizada, destilada ou mineral
  • 200 ml de álcool de cereais
  • 80 ml de essência de sua preferência
  • Corante de sua preferência
  • Embalagem plástica com borrifador

Como fazer:

Misture em um recipiente a água, o álcool e as essências. Em seguida, coloque cinco gotinhas de corante. Feito isso, coloque a solução em uma embalagem com borrifador e você já pode deixar suas roupas mais cheirosas.