Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Aproveite a Páscoa sem neuras

Pequenas atitudes fazem a diferença para que não se ganhe peso durante essa época tão tentadora

em 24/09/2014

Foto: Thinkstock

O chocolate é umas das iguarias mais consumidas em todo mundo, com tantas formas, aromas e componentes, não tem como não gostar de saborear esse doce tão conhecido.

O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. Sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central. A partir dos Descobrimentos, foi levado para a Europa, onde se popularizou, especialmente a partir dos séculos XVII e XVIII. Mais tarde o chocolate passou a ser associado a determinadas festividades, como por exemplo, a Páscoa. Além disso, com as descobertas científicas, foram conhecidas algumas propriedades que o relaciona, especialmente na versão amarga, à saúde humana.

Desta forma além dos sabores, vemos que pode ser benéfico ao ser humano desde que consumido com moderação. A Páscoa traz à tona o chocolate, ovos de diversos tamanhos e cores que aguçam nosso desejo, mas também é uma época de sofrimento para muitas pessoas que estão acima do peso ou tentando manterem-se magras nesse período.

Uma grande parte da população associa o período da páscoa com excesso de chocolate, não conseguindo abrir mão mesmo quando adultas de consumir os belos ovos de páscoa ou mesmo repartir quando os ganham em excesso.

Sabemos que o chocolate contribui muito para nosso bom humor, pois contém substâncias específicas que traz a pessoas a sensação de bem estar e felicidade. Podemos lembrar também que pessoas mais deprimidas tem uma tendência maior a consumirem o chocolate, ou mesmo no período da TPM.

A grande questão não é deixar de comer o que se gosta, e sim, poder comer um pouco do que se gosta, por exemplo, um bombom, ou pequenos pedaços de chocolate, mas nunca um inteiro. Isso é o que chamamos de satisfação, e comportamento de se comer a caixa toda ou o ovo inteiro é compulsão.

O segredo é criar consciência do porque está comendo, se está com fome, se é só para acompanhar alguém, ou porque está descontando emoções no chocolate, e se perguntar sempre, o porquê está comendo.

Porém nem tudo está perdido, precisamos somente nos organizar e disciplinar para não consumir em excesso nesse período.

Dicas importantes

  • Divida os chocolates e ovos ganhos em seu ambiente de trabalho, assim não corre o risco de se empanturrar sem necessidade.
  • Quem não tem autocontrole pode solicitar para alguém da família para que guarde em outro local que não fique visível, assim pode ir consumindo aos poucos.
  • Dê preferência aos chocolates ao leite ou preto, pois os brancos são mais calóricos.
  • Se escolher comprar um ovo, compre um pequeno. Não permita ter uma grande quantidade de chocolate em sua casa.
  • Se ganhar mais de um ovo, dê para alguma criança que não tem oportunidade de ganhar, por não ter condições de ganhar dos pais ou mesmo para um orfanato.
  • Aproveite para curtir a família, abraçar, beijar, conversar bastante, pois ser feliz é trocar afeto.
  • Procure ser feliz sem usar a comida para ocupar esse lugar, pois é gostoso comer sim, mas mais gostoso ainda, é estar bem de saúde e com você mesma!

Seguindo essas dicas, pode passar sua páscoa de forma tranquila e feliz, saboreando seu chocolate, pois não se esqueçam, a Páscoa passa, mas as gordurinhas ficam.

Luciana Kotaka

é colunista do Dicas de Mulher e especialista em Psicologia

Comentários
Dicas relacionadas