Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

Alivie as tensões do dia a dia escrevendo

Escrever um diário ajuda a diminuir o estresse e é uma ótima maneira para refletir sobre os próprios sentimentos

em 15/09/2014

Quando os problemas e conflitos internos parecem sufocantes, é preciso colocar para fora tudo o que atrapalha. Inibir os sentimentos pode ter um impacto negativo não só no aspecto sentimental, mas também na saúde. Fazer esforço para não pensar sobre os problemas ou situações desagradáveis deixa o corpo mais vulnerável aos efeitos do estresse, que é capaz de causar doenças.

Há quem consiga esse alívio através de uma boa conversa com alguém de confiança ou até mesmo com o terapeuta. Mas quem tem dificuldades para falar sobre os sentimentos muitas vezes acaba sofrendo sozinho, sem saber que um hábito antigo e bastante simples pode ser bastante eficaz combater o estresse e promover o autoconhecimento: escrever um diário.

Não é preciso escrever textos longos ou histórias detalhadas. O simples ato de anotar os acontecimentos e os sentimentos no papel ou até mesmo no computador ajuda a aliviar as tensões do dia a dia.

Também é uma ótima maneira de lidar com os problemas que você não se sente confortável para compartilhar com os outros.

Além de funcionar como um espaço para desabafar, manter um diário é uma ótima oportunidade para refletir sobre as experiências e organizar os pensamentos. Depois de escrever, leia o que foi anotado. Transformar sentimentos em palavras escritas ajuda a ter maior controle sobre as emoções.

Dicas para começar seu diário hoje mesmo

  • Escreva sempre que quiser ou sentir que precisa. Uma boa sugestão é deixar para anotar tudo antes de dormir, como um diário mesmo;
  • Primeiro, escreva o que aconteceu e depois escreva seus sentimentos sobre os fatos, o que você sente e por que sente;
  • Não se preocupe com a ortografia e a gramática, apenas escreva. Deixe o texto fluir e coloque tudo para fora. Se quiser, revise quando terminar;
  • Use o diário para anotar o que quiser, não só as experiências do dia a dia. Muita gente consegue bons resultados numa dieta mantendo um registro de tudo o que come ou consegue identificar a relação entre determinados hábitos e um mal-estar.
  • Não gosta de escrever? Tente registrar seus pensamentos usando um gravador, também funciona.
Comentários
Dicas relacionadas